Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4564 Respostas
  • 1366552 Visualizações
*

nelson38899

• Investigador
  • 5607
  • Recebeu: 925 vez(es)
  • Enviou: 881 vez(es)
  • +739/-2715
(sem assunto)
« Responder #735 em: Junho 04, 2009, 01:05:05 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #736 em: Junho 04, 2009, 03:50:09 pm »
Penso que este vídeo ainda não tinha passado por aqui,

http://www.youtube.com/watch?v=sATM05ys8gI
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23299
  • Recebeu: 4245 vez(es)
  • Enviou: 2999 vez(es)
  • +3102/-4566
(sem assunto)
« Responder #737 em: Junho 04, 2009, 04:46:40 pm »
Prova de choque?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #738 em: Junho 04, 2009, 05:11:49 pm »
Prova de Fogo, parte da instrução individual de combate.

Respeito

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #739 em: Junho 04, 2009, 07:11:05 pm »

Um militar participa no Exercício de Operações Especiais "Viriato 09" no Centro de Tropas de Operações Especiais realizado na Guarda, 4 de junho de 2009. FRANCISCO BARBEIRA/LUSA

Respeito

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #740 em: Junho 05, 2009, 03:53:16 pm »
Exercício militar em Moimenta e Sernancelhe  

Forças do Centro de Tropas Operações Especiais executam entre domingo e terça-feira um exercício terrestre sem fogos reais nas regiões de Ariz, Peva, Segões e Lamosa, nos concelhos de Moimenta da Beira e de Sernancelhe.

O exercício inclui deslocamentos apeados e com viaturas.  

Segundo o Governo Civil de Viseu, "em todas as acções do exercício serão executadas rigorosas medidas de segurança no sentido da salvaguarda de pessoas e bens".  

Respeito

*

faap

• 1
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #741 em: Junho 05, 2009, 11:51:35 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Probéli"
Desculpe a minha ignorancia Cabeça de Martelo mas não estou a perceber o que me quere dizer. como sabes ainda nao tenho muitos conhecimentos sobre estas coisas... e já agora o que é um QP?

volto a reformular a minha duvida:

quando concluir o 12º ano de escolaridade gostaria de ir para a academia militar, que, segundo sei, sairía de lá oficial.

mas gostava de saber se dá para entrar para os ranger's através da AM e se for possivel qual o curso que deverei escolher... já tentei pesquisar no site da AM mas nao encontro cursos ligados ás OE.
já agora obrigado pela resposta.

http://www.academiamilitar.pt/gca/index ... 29&pai=166

Infantaria

Licenciatura em Ciências Militares na Especialidade de Infantaria

Finalidade

Proporcionar aos alunos do Curso de Infantaria:

A formação científica (de base e técnica)
A preparação física e o treino militar
A formação comportamental, moral e cívica;
Indispensáveis aos oficiais do quadro permanente da arma de Infantaria para o exercício das suas funções.

Objectivos

No final dos cursos, os alunos deverão estar aptos a:

Pela formação científica de base recebida, adquirir os conhecimentos e a dinâmica intelectual essenciais ao permanente acompanhamento do saber
Pela formação científica de índole técnica que lhes foi ministrada, satisfazer as qualificações profissionais indispensáveis ao desempenho das funções específicas da Arma de Infantaria, nomeadamente:
Comandar subunidades de escalão Pelotão
Desempenhar a função de Adjunto de Companhia, nomeadamente:
Companhia de Infantaria
Companhia de Infantaria Mecanizada
Companhia de Apoio de Combate de um Batalhão de Infantaria (Moto/Mec)
Companhia de Comando e Serviços de um Batalhão de Infantaria (Moto/Mec)
Companhia de Instrução
Desempenhar a função de Instrutor de matérias de formação geral militar e/ou específicas da formação de Oficiais, Sargentos e Praças de Infantaria
Desempenhar as funções previstas no RGSUE e compatíveis com o posto
Frequentar Cursos de Especialização e Pós-graduação, em particular os que possibilitem a promoção e a qualificação

CURSO OP. ESPECIAIS PARA QP

OBJECTIVO FINAL:

HABILITAR O INSTRUENDO A:

COMANDAR E INSTRUIR FORÇAS MILITARES NA EXECUÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DE ACÇÃO DIRECTA E INDIRECTA.

PERFIL DOS INSTRUENDOS:

SER OFICIAL OU SARGENTO DO QP/QAS

TER BOA CONDIÇÃO FÍSICA E PSIQUICA

SER VOLUNTÁRIO

DURAÇÃO: 21 SEMANAS

DISTRIBUIÇÃO SEMANAL

1ª FASE :15 SEMANAS (ACÇÕES DIRECTAS)

2ª FASE : 6 SEMANAS (ACÇÕES INDIRECTAS)

Subversão e Guerrilha

Contra-subversão, contra-guerrilha

Ajuda militar

http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... sp/104.asp

Boas,

Peço desculpa por estar a fazer este "desenterranço" mas estava à procura de informações sobre este tema e encontrei aqui algumas explicações.

A minha dúvida é a seguinte, para concorrer para o curso de formação de oficiais nas Operações Especiais (suponho que nos Comandos e Pára-quedistas seja igual...) é necessário ter uma licenciatura, mas o acesso ao curso é efectuado através de concurso público. Gostava de saber a periodicidade destes cursos e que licenciaturas dão acesso ao mesmo? Quais as diferenças entre este curso e o CFP?  

Se alguém me puder esclarecer agradeço imenso.

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #742 em: Junho 06, 2009, 04:45:10 pm »
Citação de: "Lancero"
Penso que este vídeo ainda não tinha passado por aqui,

http://www.youtube.com/watch?v=sATM05ys8gI

Este deu-me arrepios.

*

pedroamorim

• 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #743 em: Junho 17, 2009, 02:55:30 am »
boas! bem, o que me trouxe aqui é uma duvida(ou várias), que espero que me consigam tirar. é o seguinte, tenho 17 anos e tenciono seguir carreira militar desdo muito cedo,foi tentando me informar sobre o assunto, mas continuo com algums duvidas. gostaria muito de pertencer aos rangers, e pelo que me dizeram, o ideal,ou seja, o "percurso perfeito",mas dificil, era ir primeiramente para a academia militar e tirar uma licenciatura,sair de lá oficial do exercito e depois tirar entao o curso de ranger. gostaria de saber se concordam,e acrescentar posto isto, mais algumas questoes. qual o melhor curso se pretendemos tal destino? se depois de tudo isto feito,já com o curso,ficaremos a trabalhar para aquela unidade(operaçoes especiais) sem o risco de transferencia para outra? um oficial que pretenda pertencer aos rangers, vai ser sujeito aos mesmos testes, com a mesma dureza que um praça, e depois do curso tirado, a actividade fisica,o treino,a aventura, tudo isso que procuro, vai deixar de estar presente nas mesmas "quantidades" por ser um oficial?

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23299
  • +3102/-4566
(sem assunto)
« Responder #744 em: Junho 17, 2009, 10:21:07 am »
Citação de: "faap"
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Probéli"
Desculpe a minha ignorancia Cabeça de Martelo mas não estou a perceber o que me quere dizer. como sabes ainda nao tenho muitos conhecimentos sobre estas coisas... e já agora o que é um QP?

volto a reformular a minha duvida:

quando concluir o 12º ano de escolaridade gostaria de ir para a academia militar, que, segundo sei, sairía de lá oficial.

mas gostava de saber se dá para entrar para os ranger's através da AM e se for possivel qual o curso que deverei escolher... já tentei pesquisar no site da AM mas nao encontro cursos ligados ás OE.
já agora obrigado pela resposta.

Infantaria

Licenciatura em Ciências Militares na Especialidade de Infantaria

Finalidade

Proporcionar aos alunos do Curso de Infantaria:

A formação científica (de base e técnica)
A preparação física e o treino militar
A formação comportamental, moral e cívica;
Indispensáveis aos oficiais do quadro permanente da arma de Infantaria para o exercício das suas funções.

Objectivos

No final dos cursos, os alunos deverão estar aptos a:

Pela formação científica de base recebida, adquirir os conhecimentos e a dinâmica intelectual essenciais ao permanente acompanhamento do saber
Pela formação científica de índole técnica que lhes foi ministrada, satisfazer as qualificações profissionais indispensáveis ao desempenho das funções específicas da Arma de Infantaria, nomeadamente:
Comandar subunidades de escalão Pelotão
Desempenhar a função de Adjunto de Companhia, nomeadamente:
Companhia de Infantaria
Companhia de Infantaria Mecanizada
Companhia de Apoio de Combate de um Batalhão de Infantaria (Moto/Mec)
Companhia de Comando e Serviços de um Batalhão de Infantaria (Moto/Mec)
Companhia de Instrução
Desempenhar a função de Instrutor de matérias de formação geral militar e/ou específicas da formação de Oficiais, Sargentos e Praças de Infantaria
Desempenhar as funções previstas no RGSUE e compatíveis com o posto
Frequentar Cursos de Especialização e Pós-graduação, em particular os que possibilitem a promoção e a qualificação

CURSO OP. ESPECIAIS PARA QP

OBJECTIVO FINAL:

HABILITAR O INSTRUENDO A:

COMANDAR E INSTRUIR FORÇAS MILITARES NA EXECUÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DE ACÇÃO DIRECTA E INDIRECTA.

PERFIL DOS INSTRUENDOS:

SER OFICIAL OU SARGENTO DO QP/QAS

TER BOA CONDIÇÃO FÍSICA E PSIQUICA

SER VOLUNTÁRIO

DURAÇÃO: 21 SEMANAS

DISTRIBUIÇÃO SEMANAL

1ª FASE :15 SEMANAS (ACÇÕES DIRECTAS)

2ª FASE : 6 SEMANAS (ACÇÕES INDIRECTAS)

Subversão e Guerrilha

Contra-subversão, contra-guerrilha

Ajuda militar

http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... sp/104.asp

Boas,

Peço desculpa por estar a fazer este "desenterranço" mas estava à procura de informações sobre este tema e encontrei aqui algumas explicações.

A minha dúvida é a seguinte, para concorrer para o curso de formação de oficiais nas Operações Especiais (suponho que nos Comandos e Pára-quedistas seja igual...) é necessário ter uma licenciatura, mas o acesso ao curso é efectuado através de concurso público. Gostava de saber a periodicidade destes cursos e que licenciaturas dão acesso ao mesmo? Quais as diferenças entre este curso e o CFP?  

Se alguém me puder esclarecer agradeço imenso.

:arrow: http://www.exercito.pt/recrutamento/especiais.html

Salvo erro há dois cursos de CFO por ano, mas posso estar errado. A grande diferença entre um CFO e um CFP é que um CFO tem mais matéria e é mais rigoroso.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23299
  • +3102/-4566
(sem assunto)
« Responder #745 em: Junho 17, 2009, 10:26:37 am »
Citação de: "pedroamorim"
boas! bem, o que me trouxe aqui é uma duvida(ou várias), que espero que me consigam tirar. é o seguinte, tenho 17 anos e tenciono seguir carreira militar desdo muito cedo,foi tentando me informar sobre o assunto, mas continuo com algums duvidas. gostaria muito de pertencer aos rangers, e pelo que me dizeram, o ideal,ou seja, o "percurso perfeito",mas dificil, era ir primeiramente para a academia militar e tirar uma licenciatura,sair de lá oficial do exercito e depois tirar entao o curso de ranger. gostaria de saber se concordam,e acrescentar posto isto, mais algumas questoes. qual o melhor curso se pretendemos tal destino? se depois de tudo isto feito,já com o curso,ficaremos a trabalhar para aquela unidade(operaçoes especiais) sem o risco de transferencia para outra? um oficial que pretenda pertencer aos rangers, vai ser sujeito aos mesmos testes, com a mesma dureza que um praça, e depois do curso tirado, a actividade fisica,o treino,a aventura, tudo isso que procuro, vai deixar de estar presente nas mesmas "quantidades" por ser um oficial?

Se queres ser oficial e fazeres carreira no Exército mais nomeadamente no CTOE, então deves ir em primeiro lugar para a Academia militar e quando acabares tentares ir para o CTOE. Não te preocupes que se conseguires entrar na Academia, vais ter 5 anos bastante durinhos, depois se conseguires aguentar tudo e passar e ainda quiseres ir para o CTOE...actividade fisica é o que não te vai faltar... :lol:

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #746 em: Junho 17, 2009, 10:46:00 am »
Concordo plenamente. Um objectivo de cada vez. Primeiro concentra-te em ser admitido na Academia Militar e aguentar 5 anos de formação militar. Depois, se ainda tiveres essa vontade, concorre ao COE QP (Curso de Operações Especiais para os Quadros Permanentes) e... boa sorte! c34x

*

pedroamorim

• 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #747 em: Junho 17, 2009, 04:45:18 pm »
pois, nao deve ser nada facil a vida na AM, e 5anos o minimo! o curso de engenharia militar parece me interessante,mas sempre sao mais 2anos de martirio! o que dizem sobre o curso a tirar,algm que seja mais "util" caso se pretenda ir para as operaçoes especiais?
e mais outra pergunta,se eventualment desistisse da ideia da AM, e tentasse entrar no final do 12ano nos Rangers, depois de entrar, é possivel subir lá dentro certo? demora mais tempo, é essa a desvantagem,alem de nao possuirmos a entao licenciatura que na AM podemos tirar?
abraço

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23299
  • +3102/-4566
(sem assunto)
« Responder #748 em: Junho 17, 2009, 04:51:15 pm »
SE queres ser oficial e fazer carreira, a Academia Militar é a única opção.

A nível de armas para o CTOE, acho que os oficiais de Infantaria e Cavalaria devem estar melhor preparados para o desafio.

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #749 em: Junho 17, 2009, 05:43:19 pm »
Para fazer parte da carreira militar no CTOE aconselho Infantaria.

Os oficiais (e sargentos) de outras armas terão sempre resistência por parte das suas armas de origem em candidatar-se ao curso de OE, já para não falar em conseguir colocação no CTOE após o curso....

Mesmo na Infantaria por vezes não é fácil se o oficial não frequentar o curso imediatamente após o tirocínio (5º ano)  :D