O debate está interessante.
Voador: acho que realmente não deves ter muitos anos de serviço e não assististe na primeira pessoa à "integração" dos Comandos na BAI.
A maioria parte dos Comandos que concorreram à BAI entraram na dita cuja. Não esqueças é que não foram assim tantos como isso a ir para a BAI e estou a falar de Praças, o grosso do pessoal. A Companhia de Comandos do RCmds que "deu" mais pessoal para a BAI foi salvo erro a 121 ( ou a 122?) porque era comandada por um carismático Capitão (Tinoco de Faria) que "arrastou", por assim dizer, o seu pessoal consigo para a BAI. O pessoal das restantes Companhias foram pouquíssimos. Da CCmds 124 sei eu que não foram mais que duas mãos cheias. Isto não tirei de um artigo porque eu vi tudo na 1ª pessoa. Todos os Oficiais do RCmds que concorreram à BAI em 1993 entraram todos ou quase todos. Se quiseres até escrevo de cabeça os nomes de todos eles e envio em MP.
Como já tenho uns anos disto até também te digo que o Cmdt BrigRR, antes de ser Comando, já era de Operações Especiais. Portanto teremos antes um complot de OE's?
O RI 10 já teve um comandante que era Oficial de Cavalaria, estaremos então perante um Complot da Cavalaria?
Já me esquecia: o actual comandante do CTOE também é Comando ... isto está mau ...
O ex-Cmdt do RI10 só foi para os Páras como Major de Infantaria, o que torna o complot ainda mais abrangente para toda a arma de Infantaria ...
Também não percebo qual é o espanto dos Comandantes dos Regimentos terem comando completo sobre os SEUS Batalhões das SUAS unidades. Sempre foi assim em todo o lado! O BCmds está sob o comando do Cmdt do CTC, o comandante do CTOE tem sob seu comando a FOE e até recentemente o BEOE, etc, etc.
Quanto a vagas para os Comandos: só tenho a dizer que o curso de Comandos que está a decorrer começou com o miserável efectivo de 80 instruendos e que até à pouco tempo já só estavam 20. Portanto caros amigos da teoria da conspiração acho que também que não é por aqui que o "gato chega às filhoses".
Muito mais há para escrever mas este post já vai longo.
Consegui o queria ......
Jovem eu sou militar no activo e tenho 25 anos de para quedistas.
Por motivos obvios nao me vou identificar
E sei perfeitamente o que digo porque constato dia após dia os factos que referi.
A minha opinião é a de muitos que infelizmente estão silenciados e manietados ao sentirem os valores por que lutaram toda uma vida estarem a desaparecer e o facto é que não há amor como o primeiro,
Gostei muito de citarem as minhas frases, tirarem nas do contexto e responderem.
Confesso que algumas das minhas mensagens não foram captadas pela audiencia.
Mas pude realmente ver a natureza dos camaradas que por aqui abundam.
Eu o que gostava mesmo é de que a gente falasse cara a cara, mas isso é impossivel, pois eu iria rápidamente passar férias a tomar (mas não no RI 15 claro

).
Sr Lazaro eu bem vejo no dia a dia que é que sai sempre beneficiado!!!
Nao tenciono falar mais sobre este tópico, porque nao adianta mesmo, mas quero apenas frizar que nao sou anti comando e que reconheço o grande valor dos militares comandos, entre os quais aliás tenho grandes camaradas com quem trabalhei lado a lado amiudas vezes. Porém nunca me conformarei com o que está a ser levado a efeito no presente momento às tropas paraquedistas.
"Que nunca por vencidos se conheçam"