Meus senhores eu não sei se foi mau ou bom o reactivar da especialidade "Comando" e das respectivas unidades operacionais. No entanto sei que o Exército levantou e desactivou
2 vezes o 3º BIParas com a desculpa que não tinha meios humanos nem materiais para manter o respectivo batalhão. Agora, pelos vistos já tem, o que é de estranhar já que o orçamento está cada vez mais pequeno.
Não tenho qualquer dúvidas da capacidade em combate de uma unidade de Comandos, mas torço o nariz aos critérios do Exército ao manter Regimentos abertos sem unidades operacionais, ao disperçar unidades que podia concentrar, reduzindo os desperdicios, etc. A facilidade com que o Exército acaba unidades operacionais e mantém Regimentos sem valor operacional é de bradar aos céus.
Conheço muitas pessoas que focam as suas preocupações com a existência ou não dos Comandos; a mim preocupa-me muito mais os RI abertos para manter os lugares dos senhores Coronéis, as duplicações e triplicações que há nas Forças Armadas, etc.
Não sei se os Comandos estão a mais, mas sei que os Pára-quedistas fazem falta!