Caro Lightning, diz bem se os páras fossem do exército, mas não eram... O que é certo é que os Comandos Portugueses são uma força muito própria, muito nossa atrevo-me a dizer, tal como os Rangers estão para os Norte Americanos. Quanto á questão dos 10 por cento de mortos (357+28 desaparecidos em +9000 soldados) devemos estar a misturar perdas totais com perdas em combate, já que as totais foram mais do dobro das perdas em combate. Esse numero que se apresenta de comandos mortos, se reparar, é muito próximo dos 10 por cento das perdas em combate. Só como comparação, os Fuzileiros ( força que também muito estimo) tiveram por volta de 74 mortos em combate num total de 8000 soldados.
De resto não compreendo ( se calhar sou eu que sou o burro !!) o porquê de não haver lugar para os comandos. Hoje, mais do que nunca, há e haverá lugar para os comandos. Têm de ser empregues é naquilo para que foram criados, seja em meio florestal ou urbano, são uma força autónoma, com pouca necessidade logistica, dotada de meios ligeiros e robustos, prontos para acções de patrulha, choque ou até acções de desgaste tipo guerrilha. Acho que este tipo de forças, para um país que dispõem de uma terrivel força de 37 carros de combate!!!, é o que mais faz falta...no confronto directo não vamos lá, nem em acções NATO (que para isso há outros muito melhores que nós), muito menos em acções de interesse exclusivamente nosso.