Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4565 Respostas
  • 1369095 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2730 em: Junho 11, 2015, 02:13:10 pm »
Citação de: "Trafaria"
Continuo a pensar que deveria primar pela solenidade, tudo de nº2. Não lhes devem faltar oportunidades para mostrarem os camuflados e pinturas nos dias das unidades, brigadas, etc,,,

Os dias de unidade/Brigada os desfiles são feitos dentro de um quartel, não são na rua, mas os dias dos Ramos (Exército/Marinha/Força Aérea) já são na rua onde a população civil pode assistir.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #2731 em: Junho 11, 2015, 02:35:53 pm »
Volto à carga. Não gosto nada de ver tanta diversidade de fardas num desfile destes, é um exagero, a roçar o risível. Continuo a pensar que deveria primar pela solenidade, tudo de nº2. Não lhes devem faltar oportunidades para mostrarem os camuflados e pinturas nos dias das unidades, brigadas, etc,,,

Manda quem pode obdece quem deve.
Para cerimónias no exterior as Academias usam uniforme nº 1, tudo o que não é tropas de cariz especial e esquadrilhas oriundas de unidades de formação é nº 2 e a malta da boina é uniforme de campanha com as suas especificidades.
No dia da PSP está tudo de azul é um facto mas depois na exposição de meios tens cada unidade equipada a rigor. Edit... Esquece fui pesquisar e a PSP também prima pela diversidade...na componente aérea já se antecipou à GNR:

Podíamos era efetivamente ter um padrão camuflado semelhante aos três Ramos...não se perdia nada.
Um abraço
Raphael

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23313
  • Recebeu: 4253 vez(es)
  • Enviou: 3005 vez(es)
  • +3117/-4567
« Responder #2732 em: Junho 11, 2015, 02:40:43 pm »
Mas agora andam todos com o mesmo camuflado, certo?!

Para mim a questão é muito simples, Tropas Especiais de camuflado, todas as outras (tirando o pessoal da Academia Militar) de n.º2. Se a UPF também participa-se, então seria a excepção, visto ser uma unidade "especial" no seio da PA.

Se quiserem posso colocar fotografias e até videos de desfiles militares nesta data dos anos 60/70, em que os Pára-quedistas usavam camuflados (mas não estavam equipados para combate).
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trafaria

*

Toni87

• 34
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #2733 em: Junho 11, 2015, 02:42:50 pm »
as Paradas em Portugal hoje em dia nao sao  nada de
isto e que e uma parada !!!
6000 soldados

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #2734 em: Junho 11, 2015, 05:28:52 pm »
raphael
Creio estar a ser mal ou menos bem interpretado.
Nada tenho contra a diversidade; ela até é bonita, interessante e talvez necessária.
Apenas me interrogo se num dia destes não seria melhor por a acentuação no que há de comum e, sobretudo, no lado solene. O camuflado para as forças especiais ok, mas as trombas pintadas e mochilas é desapropriado para aquela cerimónia.

Já quanto à variedade e azul da policia penso que o tiro é um pouco ao lado. Logo para começar a PSP não é uma força de exibição e só desfila nas suas próprias cerimónias (dia da policia, dias dos comandos e dias das unidades - muitas das vezes até se fica por uma cerimónia em salão). Mas se, a titulo ilustrativo, nesta cerimónia do dia de Portugal as FS também participassem (e sinceramente nem percebo bem porque é que as FA monopolizam aquilo) eu não gostaria que para lá fossem de fato de macaco ou de farda de gala, e tenho a certeza que não iriam.
« Última modificação: Junho 11, 2015, 05:33:27 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #2735 em: Junho 11, 2015, 05:32:28 pm »
Citação de: "raphael"
Para cerimónias no exterior as Academias usam uniforme nº 1, tudo o que não é tropas de cariz especial e esquadrilhas oriundas de unidades de formação é nº 2 e a malta da boina é uniforme de campanha com as suas especificidades.
No dia da PSP está tudo de azul é um facto mas depois na exposição de meios tens cada unidade equipada a rigor. Edit... Esquece fui pesquisar e a PSP também prima pela diversidade...na componente aérea já se antecipou à GNR:

Penso que o Trafaria quer dizer não é que isto está errado, ele só não concorda que se faça no 10 de Junho dia de Portugal, só deviam estar as forças em parada em farda nº1/nº2, uma coisa mais solene. A parte de camuflado deveria ser noutras cerimónias, dia do Ramo, dia da unidade, etc.

Podíamos era efetivamente ter um padrão camuflado semelhante aos três Ramos...não se perdia nada.

Tal como o Cabeça de Martelo disse, eu pensava que já tínhamos...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trafaria

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #2736 em: Junho 11, 2015, 05:37:17 pm »
Lightning
Exactamente.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #2737 em: Junho 11, 2015, 05:45:26 pm »
e sinceramente nem percebo bem porque é que as FA monopolizam aquilo

Eu estava a escrever um texto mas acho que este explica melhor do eu poderia fazer.
http://www.operacional.pt/o-10-de-junho ... s-armadas/

eu não gostaria que para lá fossem de fato de macaco ou de farda de gala, e tenho a certeza que não iriam.

Também não se vê ali os mecânicos da Força Aérea com as ferramentas atrás, nem os cozinheiros com as panelas, facas, etc. A ideia é demonstrar "capacidades", mas admito que assim como é feito muita coisa fica na mesma por mostrar.

Estas cerimónias estão fora do controlo de "gostos" e quereres" que os indivíduos que integram certas instituições possam ou não ter.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #2738 em: Junho 11, 2015, 05:52:02 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se quiserem posso colocar fotografias e até videos de desfiles militares nesta data dos anos 60/70, em que os Pára-quedistas usavam camuflados (mas não estavam equipados para combate).

Até mesmo mais tarde.
Recordo-me de alinhar em paradas em que apenas os comandos e páras estavam de camuflado (limpo, sem medalhas, condecorações e outras quinquilharias), o resto do pessoal ia de nº2 incluindo os fuzileiros e rangers, excepção feita aos cadetes que sempre usaram a farda 1 nestas circunstancias (mas também não lhe cairiam as estrelas para o chão se formassem de nº2). Era uma cagança do camandro, o pessoal esmerava-se na marcha, havia competição, havia espectáculo, arrepiava.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #2739 em: Junho 11, 2015, 05:57:26 pm »
Trafaria há outra situação a salientar aqui, o Presidente da Republica é o Comandante Supremo das Forças Armadas, e não das Forças de Segurança.

Da maneira que é feita não me incomoda, mas também aceitaria que fosse feito como diz, e podiam ter por exemplo 2 ou 3 "demonstrações" realistas de capacidades dos vários ramos das FA durante a semana.

Por exemplo, Operações Especiais e Hélicopteros a fazer o tradicional "resgate de refém", Pára-quedistas e C-130 a fazer "tomada de aeroporto e evacuação de civis", Fuzileiros e DAE a controlar uma praia, Raid de Comandos com os Land Rover, os EOD, coisas desse tipo.

Até era capaz de cativar mais pessoal a ir ver :mrgreen: .

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #2740 em: Junho 11, 2015, 06:07:10 pm »
Citação de: "Lightning"
Fuzileiros e DAE a controlar uma praia

Em Lamego ou na Guarda havia de ser difícil  :mrgreen:  ...talvez numa praia fluvial!

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #2741 em: Junho 11, 2015, 06:22:36 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Lightning"
Fuzileiros e DAE a controlar uma praia

Em Lamego ou na Guarda havia de ser difícil  :twisted: .

Sobres os páras, acho que faz parte da "tradição" deles sempre marchar de camuflado, pelo menos desde os anos 60/70, agora a cara pintada, arma e mochila não.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23313
  • Recebeu: 4253 vez(es)
  • Enviou: 3005 vez(es)
  • +3117/-4567
« Responder #2742 em: Junho 11, 2015, 06:25:12 pm »
Claro, isso é uma tradição mais recente, de pelo menos dos finais dos anos 80 para cá.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Camuflage

• Investigador
  • 1530
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +271/-1414
« Responder #2743 em: Junho 11, 2015, 08:37:57 pm »
Citação de: "Camuflage"
Hoje durante o desfile militar pude notar entre os paraquedistas que havia uns com umas boinas verdes ligeiramente mais claras em menor numero no meio da maioria com boinas verdes mais escuras. De que se trata?

A Boina Verde dos Pára-quedistas com o tempo perde alguma cor, por isso é normal que se pareçam com a dos Rangers. Sei que há Rangers nos BIParas, mas usam a "nossa" Boina.

Obrigado pelo esclarecimento. Pensei que até podiam ser Precs que teriam criado uma distinção para eles na boina.

No desfile das Operações Especiais, os últimos elementos circulavam de cara totalmente tapada, grupo Alfa?

O que tu vez no desfile são militares totalmente equipados e armados para combate, no caso dos Rangers há missões onde eles devem de usar a cara tapada outras não.[/quote]

Entendido foi então apenas para demonstração.

Já agora porque não fazem demonstrações de capacidades no 10 de Jun?
Porque não desfilam forças policiais (PSP) ou até mesmo bombeiros no mesmo dia? Porquê manter preso o dia às forças armadas?
« Última modificação: Junho 11, 2015, 10:24:57 pm por Camuflage »

*

tenente

• Investigador
  • 10737
  • Recebeu: 6283 vez(es)
  • Enviou: 4875 vez(es)
  • +8578/-2064
« Responder #2744 em: Junho 11, 2015, 09:06:18 pm »

Até mesmo mais tarde.
Recordo-me de alinhar em paradas em que apenas os comandos e páras estavam de camuflado (limpo, sem medalhas, condecorações e outras quinquilharias), o resto do pessoal ia de nº2 incluindo os fuzileiros e rangers, excepção feita aos cadetes que sempre usaram a farda 1 nestas circunstancias (mas também não lhe cairiam as estrelas para o chão se formassem de nº2). Era uma cagança do camandro, o pessoal esmerava-se na marcha, havia competição, havia espectáculo, arrepiava.

Boas,

As paradas em que participei, de 1979 a 1986 fui sempre em nº2, nada de camuflagens na cara e afins, nada de camuflados, ou mochilas, e medalhas em camuflado ???????? nem eram na altura permitidas, só eram colocada nº 1 ou NIL !!!!
As caganças nas marchas eram mesmo muitas a competição era muito grande para ver quem ficava no topo mas são tempos que lá vão......... agora lindo é transportar mochilas, não tenho nada contra, cheias de nada, pois se fossem carregadas como as que carreguei, bem pesadinhas, em operacionais e outros exercícios, com os belos dos calhaus e afins..............alguns da Consciência Ranger,........isso queria eu ver, era lindo vê-los a cair que nem tordos !!!
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!