O Exército não tem, no momento, qualquer heli. Ponto.
O que se passa é que para os pilotos do GALE não perderem as qualificações usam os ALIII da FAP, que estão todos em Beja. Eu até pensava que o GALE ia a Beja para fazer os treinos, mas pelos vistos a FAP empresta mesmo um ALIII que passa uma temporada em Tancos.
O ALIII não pode fazer nada mais do que instrução de pilotos de heli, além de, no Verão, fazerem a coordenação de meios aéreos em incêndios que estejam a ser combatidos por várias aeronaves.
A ideia é: já que se compram helis ligeiros para o gale (vigilância, instrução...) compra-se também o mesmo modelo para a FAP, que precisa de substituir os ALIII. O que se ganha? Logística e manutenção comuns, menos gastos... A ideia política parece boa, só discordo se os mesmos aparelhos forem partilhados por Exército e FAP - já estou a ver um A-109 com a Cruz de Cristo de um lado e o escudo com o Leão e S. Jorge do outro
, o que não me parece exequível.
K grande confusão k vai por essas cabeças........
O GALE ........agora com o seu novo nome UALE (UNIDADE DE AVIAÇÃO LIGEIRA DO EXÉRCITO) não tem nenhuma aeronave...........
O all III k costuma estar no Hangar da UALE apenas se encontra lá quando existem saltos por parakedistas na zona....serve para as evacuações de emergência do pessoal saltador.
O gale neste momento tem 22 pilotos, Apenas 3 estão na FA na eskuadra 552 a trabalhar , a execuatr funções para a FA. Não para manterem as suas kualificações mas por necessidade da FA pois não tem pessoal sufeciente para operar as suas aeronaves............
Não só estes 3 pilotos bem como mais 12 mecanicos k neste momento kuase k garantem a operabilidade da esk dos All III
A FA não empresta nenhuma aeronave nem fornece as kualificações aos pilotos da UALE.
Mais vos digo k se um piloto não voar durante 6 meses perde as suas kualificações.........agora façam as contas kuando vos digo k existem pilotos k desde 2000 k não tocam am nada..........
A ultima novidade acerca dos helis é o sistema de helicopteros....ideia do nosso MDN
Será constituido por helis dos 3 ramos sob um unico comando. As akisiçõies de helis previstas são 9 NH-90 a serem entregues a partir de 2014 e 12 ligeiros a serem entregues a partir de 2009
Cumps