"Não são standard da NATO" - Um nabo qualquer no MDN.

A típica resposta, ao menos não seria "é demasiado grande" como noutros casos.

dc, eu acho que a plataforma NPO tem capacidade de ser adaptada para servir como navio combatente, pelo menos três zonas, duas á proa e uma atrás da chaminé, por cima do Futuro hangar poderiam receber armamento mais musculado.
Se prolongássemos o heli deck, até á popa sempre se poderia instalar o bendito hangar e sobre a parte fixa deste, o tal terceiro sistema d'armas.
Quanto a guarnição o actual NPO tem alojamentos para 60 + elementos, portanto mais cerca de 30 do que o numero necessário para operar, 38, logo esse problema nem se punha, mas se fosse necessário haveria espaço no porão multiusos para alojar mais uma vintena de pessoas a titulo permanente.
Abraços
Sim, seria uma opção a ter em conta, a minha dúvida seria mais o custo de alterar o projecto dos NPO vs comprar algo já feito como umas Sigma.
Mas com CPO (Corvetas de Patrulha Oceânica?), sempre se reduzia a necessidade de ter 5 fragatas, podendo reduzir o número para 4 modernas e melhor equipadas. Ou até mesmo algo que se aproximasse de um contratorpedeiro.
Não sei até que ponto os NPOs têm espaço, atrás do convés de voo actual, para receber uns lançadores de NSM ou Harpoon? Assim sempre era menos uma alteração necessária de se fazer, apesar de preferir que se "esticasse" a convés de voo e que o navio recebesse um hangar (só não sei para que helicóptero, dificilmente teria espaço para o desejado SH-60).
Até acredito mais que os NPO recebessem mísseis mais ligeiros, como o MMP naval. Que podia até fazer parte de um negócio maior, em que este míssil (versão terrestre) fosse o seleccionado para substituir em massa os Milan das Forças Armadas.

Nesta foto o lançador de MMP até aparece atrás da Marlin, parece que é destinado.

Outra opção de armamento dos NPO, seria, em conjunto com um radar 3D cujo peso e dimensões se adequassem aos NPO,a instalação de mísseis Sea Ceptor cujo lançador é mais compacto que o Mk-41.

Como peça de artilharia, haveria a opção de manter a Marlin, mas desta feita equipada com os Mistral, ou pura e simplesmente optar pelo Bofors de 57mm.
E assim teríamos o navio ideal de baixo custo para guerra assimétrica. Isto livrava as fragatas deste tipo de missões.