Então se com a banda X deu para ver que era treta, um radar 'equivalente' ao NS100, que necessita de um mastro completamente diferente do que está a ser instalado, é mais caro e, provavelmente, demasiado pesado para qualquer uma das classes de fragatas ao serviço da Marinha, já passava?
Mas se é para sonhar então cá vai
Última hora - CMTVPortugal assina acordo com França para o fornecimento de três fragatas pesadas, destinadas a substituir as Vasco da Gama nos próximos cinco anos. Os novos navios FREMM topo de gama vão ser equipados com os sistemas mais modernos da actualidade, nomeadamente o sistema de radares i-Mast 500. Do armamento fazem parte torpedos, canhão de 127 mm, mísseis anti-navio, sistema anti-míssil RAM e 32 células verticais para mísseis ESSM 2, Standard SM-2C e Standard SM-6. As novas fragatas vêm ainda equipadas com helicópteros NH-90 versão naval, cujo contrato de aquisição também foi assinado e prevê o fornecimento de oito aparelhos. O contrato assinado com o estado francês prevê ainda a opção para mais três fragatas idênticas a serem adquiridas a partir de 2025.
Gostaste?

PS: os exageros e as pequenas incorrecções é para ser mais parecido com uma notícia.
PSS: mafets, tens razão parcialmente, porque também é suposto detectar sea-skimmers. Mas o NS50 faz tudo isso e muito mais, pelo que tornaria o SeaWatcher redundante. O que permite a ambos radares detectarem objectos pequenos deve-se à elevada resolução da Banda X.