Já que falam em Arleigh Burke, porque não os dois Ticonderoga VLS que vão ser descomissionados ate 2020.
Tem mais de 30 anos, mas vem com o Aegis.
Estes então devem ser ainda mais caros de manter e operar que os AB.

Com 800 milhões quase que compram um Arleigh Burke 
Para os 'pára-quedistas' que não têm tempo para ler os 'postes' todos, a 'estória' dos Arleigh Burke começou assim. Como devem aperceber-se, foi uma frase escrita em tom irónico, não sugerindo, de modo algum, que a referida classe de navio fosse uma opção viável para uma eventual substituição de fragatas correntemente utilizadas na Marinha Portuguesa.
Ora aí está, tudo em tom de brincadeira. Aliás, actualmente não há propriamente uma opção realista para a substituição das fragatas nos próximos 4/5 anos! Mesmo que tivessem as Anzac disponíveis, não haveria vontade política para substituir as 3 VdG por 3 destas. Esta é a realidade, e se falarmos somente naquilo que é realista, os tópicos ou se tornam aborrecidos ou morrem por completo.
Do ponto de vista realista, acho ridículo o MLU das VdG agora, ainda para mais um MLU tão fraco. E sou da opinião que aqueles 120 ou 135 milhões ou o que seja, seriam muito melhor investidos entrando num programa como as novas M, ou eventualmente gasto directamente em 3 Anzac.
Começo a achar que quando vimos as notícias, como esta aqui na Jane's, ficámos com a ideia que o upgrade das BD iria ser em tudo idêntico ao das congéneres belgas e holandesas e a realidade era, afinal, bem diferente. Provavelmente, não estava planeado o upgrade ao deck de aterragem, porque não dispomos de helis de 10 toneladas, nem tão pouco o Seawatcher (porque não vamos necessitar, estamos integrados em coligações, blah, blah). O mastro deve ter estado sempre planeado, porque é a diferença mais óbvia e dá para enganar papalvos.
Afinal por quanto ficou o MLU das fragatas deles?
E estou para ver se os tão prometidos ESSM vêm. Com estas notícias de ultimamente, começo a recear que não.