Um Mirage 2000 Grego mandou abaixo um F-16 Turco em 1996, não foi à 30 anos...
Não sabia de tal incidente. Isso quando e como foi?
Não vale a pena argumentar. O inimigo da Turquia é a Russia, e não se fala mais nisso. Esqueçam a realidade. 
Que eu saiba nunca nos "pegamos" aqui no forum, nem nunca fiz comentários no sentido de menorizar ou achincalhar os seus posts.
Assim sendo, responder a uma opinião diferente da sua de forma sarcastica, sem apresentar argumentos e apenas afirmando que a sua opinião é que é "a realidade", parece-me de todo despropositado.
Evidentemente, o problema turco, é a Grécia e jamais a Rússia.
Bastaria lembrar a situação em Chipre, onde o exército turco continua em estado de alerta e onde os gregos têm preparadas forças navais para reforçar os cipriotas gregos.
Mas reforçar os cipriotas em quê? Alguém acha que na situação geo-estratégica actual, ou qualquer previsível, a Turquia ou a Grécia vão forçar a mão no Chipre? Quando os Presidentes dos dois lados da ilha têm as melhores relações desde 1974? Quando a Turquia está apostada em entrar na UE?
Naturalmente que há "bad blood" entre os dois países, mas neste momento não vejo possibilidade
real nenhuma de um conflito entre os 2 aliados NATO.
E quanto à Russia dá-se o oposto. Sim, não é uma ameaça à integridade territorial da Turquia, e vice-versa, mas têm interesses diferentes.
A Turquia quer ser UE, a Russia quer a UE bem longe das suas fronteiras.
A Turquia quer um Cáucaso e Médio Oriente estáveis para maximizar a sua situação privilegiada económica e diplomática nestas regiões, a Rússia quer desestabiliza-las o mais possível, para anexar território, ganhar protectorados e dificultar a vida aos yanks.
A Turquia quer o Nabucco, a Rússia quer evita-lo a todo o custo.
E finalmente, a Turquia é NATO, e a Rússia tem medo da NATO.
Também não vejo situação real de conflito entre os dois (e se são eles somos nós também...) mas parece-me que mesmo esse cenário improvável é-lo bem menos que um Grécia-Turquia.