-> G3
Se voce procurar com cuidado, informações sobre os fornecimentos de material por parte dos americanos à União Soviética ficará surpreendido.
Acima de tudo surpreendido com o nível de distorção da propaganda soviética, que ocultou durante décadas do seu próprio povo, a dimensão da ajuda que os americanos deram à URSS.
Os americanos, por exemplo, forneceram grandes quantidades de Jipes aos russos, e o Jipe era considerado um dos simbolos das forças americanas.
Sabe que os russos proíbiram qualquer fotografia onde se encontrassem tropas russas a bordo de um único dos milhares de jipes fornecidos ao exército vermelho?
Perca um pouco de tempo, e tente encontrar fotos dos famosos foguetes Katiusha.
O Katiusha, foi uma invenção russa, é certo, mas veja em que camiões estão instalados os foguetes.
Por incrivel que pareça, milhares de Katiushas estão instalados em camiões da General Motors.
O fornecimento de meios de transporte ao exército vermelho, permitiu à industria russa concentrar-se no fabrico de armas, porque o material de transporte (que é absolutamente vital num país da dimansão da Rússia) era fornecido por americanos e britânicos.
Milhões de toneladas de materiais e cereais eram fornecidos pela américa, desde a costa oeste.
Os navios que transportavam os materiais também eram americanos, mas eram "camuflados" com nomes russos e com bandeira russa, porque a URSS não estava em guerra com o Japão.
Milhares de viagens foram feitas desde Los Angeles e São Francisco para Vladivostok.
Tanques, aviões de caça, caça-bombardeiros, locomotivas, camiões, motores, jipes, cereais e até combustível foram fornecidos pelos americanos à URSS.
A ocultação da macissa ajuda, é ainda hoje uma das maiores mistificações que o regime de Estaline conseguiu por de pé.
= = =
A diferença no numero de mortos, tem a ver com a diferença nas tácticas utilizadas, e com o facto de os americanos e os ingleses terem sistemas de evacuação médica muito mais sofisticados que os alemães ou russos.
Nas batalhas entre alemães e russos, normalmente morriam mais russos que alemães, mas se verificar, nas batalhas entre americanos e alemães, morreram mais alemães que americanos.
A ocidente, os alemães cometeram um erro táctico que está nos livros.
Já Napoleão dizia: O lado que se proteger por detrás de muralhas, é o lado que está condenado a perder. Hitler, embora fosse um adepto de Napoleão, não seguiu esta máxima quando gastou enormes recursos na muralha do atlântico.
A guerra a ocidente, não era tão "intensiva" em termos de homens e muito mais tecnológica.
A Alemanha, de facto e embora tivesse algumas armas excepcionais, numca teve a vantagem tecnológica do seu lado, porque a maioria dos seus tanques e aviões não estavam ao nível dos americanos.
Oa alemães produziram tanques muito bons e superiores a tudo o que os americanos (que só começaram a olhar para a arma blindada em 1939/1940) tinha,, mas os numeros eram ridiculos quando comparados com os alemães.
Para lhe dar um exemplo, basta dizer que embora com cinco a dez anos de atraso em termos de desenvolvimento, os americanos já colocavam em combate nos últimos dias da guerra, os tanques M-26 Pershing (42 toneladas, canhão de 90mm e velocidade de 48Km/h) , que era equivalente aos "Panther" alemães (45 toneladas, canhão de 75mm e velocidade de 46Km/h) que nessa altura já quase não existiam.
A URSS tinha uma frente para lutar, enquanto que os aliados ocidentais lutavam na Europa (França e Itália), anteriormente tinham estado no norte de África, apoiavam a China e lutavam na Birmania e no Pacífico.
Voltando ao numero de mortos:
Basta verificar as tácticas utilizadas pelos russos contra Berlim em 1945, para ver porque morriam tantos.
A táctica era basicamente esta:
Juntem os homens e enviem-nos contra os alemães até que os alemães fiquem sem munições.
Os dirigentes russos, a sua inepcia, e o medo de Estaline, são os principais causadores do enorme numero de mortos por parte dos russos, que conseguiam ser mais sanguinários que os alemães para com os seus próprios soldados, ao ponto de haver milhares de russos que preferiam lutar ao lado dos alemães.
Cumprimentos