Morrer em combate... coisa fácil, de tão fácil que quase se pode encarar como possível consequência natural da vida militar.
É uma consequência que se tem que assumir, pois toda a lógica da condição militar, é a utilização eficaz de equipamentos letais, e seria de uma ingenuidade atroz, pensar que do outro lado da "barricada" só estão inofensivos "meninos de coro" sem equipamentos tanto ou mais letais que os que equipam as nossas forças, e sem vontade de aniquilar quem lhe faz frente no campo de batalha.
O título do tópico deveria ser Sobreviver em Combate. Aí sim se poderiam discutir as virtudes e as deficiências quer humanas quer técnicas das nossas forças militares destacadas num qualquer "teatro de guerra", e discutir também a validade,... ou legitimidade, da decisão de enviar forças militares para locais em que as razões da decisão, nem sempre parecem as mais válidas, por vezes agravadas devido ao défice de equipamentos, acrescido do contínuo discurso miserabilista da eterna falta de verbas para reequipamento das Forças Armadas.