Notícias da Força Aérea Brasileira

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #570 em: Outubro 20, 2015, 02:48:04 pm »
Citação de: "Vitor Santos"
Pois é, mais uma vez, nos resta esperar para ver. Já que, pagar para ver, todos aqui do lado de cá do Atlântico, já o fez.
De ambos os lados do Atlântico, já que no que diz respeito ao Kc390 já vai em praticamente 40 milhões de investimento português.
Citar
O Governo português autorizou esta quinta-feira, 10 de Setembro, um aumento de 8,3 milhões de euros na despesa da sua participação no projecto de desenvolvimento e produção da aeronave KC-390. A fabricante aeronáutica brasileira Embraer produz componentes para este modelo militar nas suas instalações em Évora.

"A autorização hoje aprovada foi de um aumento de despesa de mais 8,3 milhões de euros, fazendo ascender o total do projecto a 38,3 milhões de euros para o período dos próximos quatro anos", referiu o ministro da presidência Luís Marques Guedes após a última reunião do Conselho de Ministros

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/aviao_kc_390_vai_custar_mais_83_milhoes_ao_estado_portugues.html

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #571 em: Outubro 20, 2015, 08:41:49 pm »
Avião Presidencial brasileiro recebe as boas vindas de um caça Gripen

 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #572 em: Outubro 21, 2015, 09:44:58 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/10/20/brasil-e-suecia-estabelecem-procedimentos-para-certificacao-dos-futuros-cacas-gripen/
Citar
ORGANIZAÇÕES CERTIFICADORES DOS DOIS PAÍSES ESTABELECERAM PROCEDIMENTOS PARA RECONHECIMENTO MÚTUO DE ATIVIDADES

Brasil e Suécia vão trabalhar juntos na certificação dos caças Gripen NG. O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e o Swedish Military Aviation Safety Inspectorate (FLYGI) formalizaram o reconhecimento mútuo de atividades relacionadas à certificação. Isso significa que as duas instituições poderão dividir os trabalhos de conferir as capacidades do futuro jato de combate em desenvolvimento pelos dois países. O processo de assinatura do Implementation Procedure (processo de implantação) ocorreu no dia 9 de outubro.

O diretor do IFI, Coronel Marcelo Franchitto, elogiou a integração entre os dois órgãos para a celebração do acordo. “Haverá muito trabalho relativo à certificação pela frente, para o qual a proatividade demonstrada será essencial”, afirmou. Da parte sueca, o documento foi assinado pelo Coronel Anders Janson, diretor do FLYGI.

O reconhecimento mútuo das atividades entre os órgãos vai representar a economia de recursos do projeto, pois evitará repetições desnecessárias de atividades de certificação. Além disso, o acordo servirá de base para incorporar a certificação de outros projetos e aquisições, caso futuramente sejam assinados outros contratos de aquisição de aeronaves militares envolvendo as duas nações.

FONTE: DCTA/fab.mil.br


Cumprimentos
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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #573 em: Outubro 21, 2015, 03:23:11 pm »
Portões Abertos Base Aérea de Anápolis - 2015

A Base Aérea de Anápolis-GO, a 60 km da capital, realizou no final de semana dos dias 05 e 06 de Setembro, a 40ª edição dos Portões Abertos na unidade. De acordo com a FAB, 60 mil pessoas passaram pelo evento para conferir as diversas atrações, desde os caças Northrop F5-E/FM até a Esquadrilha da Fumaça.

Neste ano, o evento ocorreu em paralelo ao exercício BVR (Beyond Visual Range), no qual possui objetivo de capacitar as unidades de defesa aérea na doutrina além do alcance visual, em circunstâncias onde os pilotos utilizam mísseis de maior alcance do que os mísseis infravermelhos usuais.

Para este exercício, foram utilizadas aeronaves de ataque Northrop F5-E/FM e AMX A1-M, de transporte e reabastecimento KC130 Hércules, e aeronaves de reconhecimento Embraer E-99 e R-99, e o Gates Learjet R-35A.
















































 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #574 em: Outubro 21, 2015, 03:33:12 pm »






















 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #575 em: Outubro 22, 2015, 04:01:59 pm »
 

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night_runner

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #576 em: Outubro 28, 2015, 02:08:01 am »
Citar
KC-390 resumes flight tests as defence unit rebaselines
https://www.flightglobal.com/news/artic ... li-418271/

Citar
Embraer also has kicked off development of the F-39 Gripen fighter for the Brazilian air force with prime contractor Saab.
Designação oficial da FAB?
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #577 em: Outubro 28, 2015, 10:31:07 am »
O que foi divulgado pela embraer refere que:
Citar
Com relação ao Programa KC-390, o protótipo realizou testes de solo e se preparou para retomar sua
campanha de ensaios em voo, que espera-se reiniciar em outubro de 2015.

http://www.embraer.com/Documents/noticias/072-Release%20BR%203T15-Ins-VRI-P-15.pdf

Segundo o Poder Aéreo a informação foi divulgada a 27 de Outubro e continua a referir o unico voo do avião a 3 de Fevereiro deste ano.
Citar
TESTES DE SOLO JÁ FORAM REALIZADOS, EM PREPARAÇÃO À RETOMADA DA CAMPANHA DE ENSAIOS EM VOO, SEGUNDO A EMPRESA

As informações estão num curto parágrafo do relatório de resultados do terceiro trimestre de 2015, divulgado hoje (27 de outubro) pela empresa. O trecho abaixo pode ser lido na oitava página do documento, na seção dedicada à Embraer Defesa & Segurança:

“Com relação ao Programa KC-390, o protótipo realizou testes de solo e se preparou para retomar sua campanha de ensaios em voo, que espera-se reiniciar em outubro de 2015.”

O primeiro e até o momento único voo da aeronave ocorreu em 3 de fevereiro deste ano.


http://www.aereo.jor.br/2015/10/27/kc-390-embraer-espera-retomar-voos-de-teste-ainda-em-outubro/
Já relativamente ao Gripen a referência no documento oficial da embraer é Gripen NG :
Citar
Dada a assinatura do contrato de financiamento entre o Governo Brasileiro e a Agência de Crédito para a
Exportação da Suécia, o contrato entre Embraer e Saab para gestão conjunto do Projeto F-X2 da Força Aérea
passou a ser efetivo a partir de setembro de 2015. Nos termos deste acordo, a Embraer será responsável por
uma quantidade considerável do trabalho em desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo,
montagem final e entregas de aeronaves. Ainda, também participará da coordenação de todas as atividades de
desenvolvimento e produção no Brasil. Além disso, a Embraer e a Saab serão responsáveis pelo
desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG. Em outubro de 2015, a Embraer enviou o primeiro grupo de brasileiros para o início do processo de transferência de tecnologia e já iniciou as obras do Centro deProjeto e Desenvolvimento do Gripen na planta industrial de Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo.

http://www.embraer.com/Documents/noticias/072-Release%20BR%203T15-Ins-VRI-P-15.pdf

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #578 em: Novembro 04, 2015, 04:49:34 pm »
Foguete de Treinamento Intermediário é lançado com sucesso em Alcântara



O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou, com sucesso na sexta-feira (30/10), o 12º Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). O lançamento faz parte das atividades previstas na Operação São Lourenço, realizada em Alcântara pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que vai até o dia 13 de novembro. O objetivo foi preparar todos os meios e as equipes envolvidas com a campanha de lançamento em andamento no CLA.

O FTI foi lançado às 13h50min no horário local (14h50min pelo Horário Brasileiro de Verão) e seguiu a trajetória prevista. Pela primeira vez, foi utilizado no FTI o sistema de terminação de voo, que possibilita realizar a destruição remota do veículo por estação em terra.

“O lançamento foi altamente proveitoso para o Centro e demonstrou que estamos prontos para realizar o lançamento do foguete suborbital VS-40M V03 SARA. Foi importante o teste com o dispositivo de teledestruição remota, utilizado pela primeira em um foguete de treinamento, como parte da preparação dos meios e do pessoal que atua na Operação São Lourenço”, afirmou o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA.



A atividade conta com a participação da equipe envolvida com as campanhas de lançamento do IAE e CLA e mobiliza outras organizações militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), além de esquadrões aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Marinha do Brasil (MB). Especialistas da Agência Espacial Alemã (DLR) e do Centro de Lançamento de Esrange (Suécia) atuam também na operação de equipamentos de solo na campanha de lançamentos. A Operação São Lourenço é apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fonte:  www.fb.mil.br
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #579 em: Novembro 13, 2015, 11:55:49 pm »
Foguete da FAB explode em lançamento da base de Alcântara no Maranhão



O foguete VS-40M V03 suborbital da Força Aérea Brasileira explodiu agora há pouco, ao ser lançado no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Ontem tinha sido feita com sucesso uma simulação de lançamento do foguete.

Não há informações de feridos. O lançamento do VS-40M era para testes em voo suborbital. Ele carregava o Sara (Satélite de Reentrada Atmosférica), uma plataforma de experimentos no espaço, destinada ao desenvolvimento de produtos na área de engenharia, eletrônica, sistemas embarcados, entre outras.

O Sara era a chamada carga-útil do foguete VS-40M V03. Essa plataforma tinha um componente do Sisnav (Sistema de Navegação), denominado Sismi (Sistema de Medição Inercial). Também deveria embarcar no veículo um GPS de aplicação espacial, em fase de qualificação, desenvolvido pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em cooperação com o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) e apoio da AEB (Agência Espacial Brasileira).

Todos os subsistemas do VS-40M V03 Sara poderiam ser empregados em outros veículos lançados pelo IAE.

Estava previsto que a plataforma Sara, após aterrissar em área marítima restrita à operação, seria recuperada por helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira).

Nota da FAB

Depois da publicação da matéria, às 18h20, soltou a seguinte nota: “Durante a operação de lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), às 14h20 local desta sexta-feira (13/11), no Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão, houve uma falha do motor do veículo VS-40M no momento da ignição que causou a sua perda. O veículo encontrava-se na rampa de lançamento e não chegou a decolar. Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos à nenhum dos profissionais envolvidos. Uma comissão será designada para apurar as causas do incidente”.


Fonte:    http://fatoonline.com.br/conteudo/12346/exclusivo-foguete-da-fab-explode-em-lancamento-da-base-de-alcantara-no-maranhao?or=home&p=u&i=4&v=0
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #580 em: Novembro 20, 2015, 04:01:25 pm »
FAB e US Navy treinarão juntas combates aéreos



Desde o último sábado (14), e até o próximo dia 22/11, caças da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) vão treinar em conjunto combates aéreos simulados. Esses exercícios estarão acontecendo durante a Operação UNITAS 2015 aproveitando a passagem pela costa brasileira do navio-aeródromo norte-americano USS George Washington, que está em deslocamento do Sul para o Sudeste do Brasil, contornado o continente Sul-Americano durante viagem do Japão até a costa leste dos Estados Unidos.

Na parte aérea, do lado norte-americano, vão participar aviões de combate F-18E/F Super Hornet e F-18C/D Hornet, além de aviões-radar E-2 Hawkeye. Todos vão operar a partir do USS George Washington.

Da parte brasileira, aviões de combate F-5M e A-1 vão operar a partir das Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Eles serão apoiados por aviões-radar E-99 e aviões-tanque KC-130. Em paralelo, aviões de patrulha marítima P-95 Bandeirulha e P-3AM Orion vão realizar missões de combate anti-submarino, busca de alvos navais e coordenação de ataques navais.

O cenário dos combates aéreos simulados envolvera aviões de combate brasileiros A-1 realizando missões de ataque a alvos fictícios, tanto no continente quanto no mar, com a proteção dos F-5M, enquanto os F-18 norte-americanos vão tentar impedí-los. Em dias alternados, os papéis vão se inverter, ou seja, os F-18 farão a escolta dos A-1 e os F-5M farão o papel de força oponente.

“A expectativa é a melhor possível, sobretudo, em função da aeronave contra a qual iremos realizar o combate dissimilar, o F-18″, explicou o brigadeiro-do-ar Fernando Almeida Riomar, comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), unidade responsável pelo treinamento das unidades de caça e de reconhecimento da FAB.

Segundo ele, os pilotos brasileiros atingiram um nível elevado de conhecimento, por conta da priorização desse tipo de treinamento. “Em termos de doutrina e capacitação, no meu entendimento, nossos pilotos estão muito bem preparados, especialmente, no que se refere ao nível de consciência situacional nas missões de combate”, afirmou.

O planejamento prevê simulações de combate na chamada arena BVR (Beyond Visual Range- Além do Alcance Visual), situação em que os aviões de combate identificam seus alvos pelo radar e lançam seus mísseis antes mesmo de enxergarem os oponentes, e também na arena WVR (Whitin Visual Range – Dentro do Alcance Visual), quando são empregados mísseis de curto alcance e canhões. Os treinamentos vão ocorrer em áreas do espaço aéreo onde já acontecem missões de rotina da FAB, sem interferência para a aviação comercial.

Ivan Plavetz

Fonte:  http://tecnodefesa.com.br/fab-e-us-navy-treinarao-juntas-combates-aereos/
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #581 em: Novembro 20, 2015, 04:03:19 pm »
F-5M x F/A-18: ‘conseguimos, algumas vezes, ganhar a disputa’



Quando os pilotos da Força Aérea Brasileira decolam para os combates simulados contra caças F-18, da Marinha dos Estados Unidos, durante o exercício UNITAS, o sucesso da missão pode estar literalmente na cabeça deles. Isso porque a versão modernizada no Brasil do caça F-5E, designada F-5EM, conta com capacetes inteligentes. O equipamento permite que os pilotos mirem em seus alvos apenas com o movimento da cabeça.

“No combate visual contra o F-18, nós cconseguimos, algumas vezes, ganhar a disputa”, conta o Tenente-Coronel Ricardo Guerra Rezende, comandante do Esquadrão Pampa (1°/14° GAV). “A integração com o míssil de quarta geração, o Python 4, consegue aumentar as capacidades da aeronave, mesmo tendo uma inferioridade em termos de performance”, completa o Tenente-Coronel Rubens Gonçalves, comandante do 1° Grupo de Aviação de Caça.

Enquanto no passado os pilotos de caça precisavam se posicionar atrás dos seus adversários para efetuarem os disparos, hoje, os mísseis modernos podem ser disparados até contra alvos situados no setor traseiro do avião. No caso do exercício UNITAS, os F-5EM da FAB utilizam a versão de treinamento do míssil Python 4, capaz de ir em busca de alvos em um ângulo de 90 graus do caça.



Os modelos de treinamento têm peso semelhante e contam com o sistema de busca, mas não têm explosivo nem o motor-foguete. Na versão real, quando é lançado, o míssil acelera e faz uma brusca curva para perseguir a aeronave oponente.

Além de ajudar a mirar nos alvos, o capacete utilizado pelos pilotos brasileiros também serve como um visor, no qual informações de voo, como velocidade e altura, são projetadas diretamente sobre o olho esquerdo. O resultado é poder ter controle do voo sem precisar olhar para dentro da cabine.

O Tenente-Coronel Rezende ressalta ainda outros sistemas atualizados, como o radar e o RWR, este último, capaz de alertar ao piloto quando seu avião está sendo iluminado pelo radar de outras aeronaves ou unidades de solo. “A gente tem condições de, em um exercício como esse, conseguir sustentar um combate, mesmo que de forma defensiva, contra um oponente com maior força e com maior tecnologia”, explica.

Fonte:   http://www.aereo.jor.br/2015/11/20/f-5m-x-fa-18-conseguimos-algumas-vezes-ganhar-a-disputa/
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #582 em: Dezembro 01, 2015, 10:11:25 pm »
Depois de 29 anos e 48 mil horas de voo, helicóptero H-34 faz último voo no RJ



Aeronave do Esquadrão Puma foi empregada em resgate de vítimas de enchentes e também no transporte do Papa Francisco

“Uma missã  o que me marcou muito foi a enchente em Santa Catarina em 2008, quando todo o Vale do Itajaí estava embaixo d’água. Nós transportamos cerca de cem pessoas por dia durante quase um mês”. O depoimento é do Major Aviador Aislan Brum Cursi, piloto e Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Puma (3°/8° GAV). A unidade localizada no Rio de Janeiro (RJ) se despediu na última sexta-feira (27/11) da aeronave em questão: o H-34 Super Puma.

Com capacidade para 27 tripulantes e cerca de quatro toneladas de carga útil, o helicóptero H-34 Super Puma ficou 29 anos em operação nessa unidade aérea, onde cumpriu mais de 48 mil horas de voo em diversas missões. Entre elas, o transporte dos Papas Bento XVI e Francisco, de comitivas presidenciais, de pessoas desabrigadas e a realização de evacuações aeromédicas. Mais recentemente, em novembro, a aeronave ajudou a combater o incêndio na Chapada Diamantina, na Bahia.









Mais:   http://www.fab.mil.br/noticias
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #583 em: Dezembro 13, 2015, 05:21:28 pm »
Formação de oficiais aviadores



"É uma alegria muito grande poder me formar junto com minha turma e ao final desta semana poder jogar o meu quepe. É o dia que entra para a história da minha vida, vou guardar para sempre.” Foi assim que Gabriel Bôscoli dos Santos Alves da Silva, cadete declarado aspirante, primeiro colocado no curso de formação de oficiais aviadores resumiu a emoção de concluir uma etapa tão importante na vida de um militar. Bôscoli segue agora para Natal (RN), onde fará o curso de especialização operacional da aviação de caça.

Formaram-se hoje 110 oficiais aviadores, 45 oficiais intendentes e 24 oficiais de infantaria. Entre eles estão 22 mulheres, sendo 7 aviadoras e 15 intendentes. Também fizeram parte da turma dois aviadores peruanos como parte de um acordo de cooperação com nações-amigas.

A entrega de espadins, que simboliza o fim da trajetória de cadete e recebimento da espada de oficial, coroa a vitória dos jovens que se dedicaram a uma exigente rotina. E para os 181 jovens que completaram quatro anos de estudos na Academia da Força Aérea (AFA), na manhã desta sexta-feira (11), ficará para sempre na memória.

As tradições, ritos e canções da cerimônia emocionaram os formandos, familiares, amigos e todos que lotaram o Pátio de Formaturas da AFA. O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e o Comandante da Força Aérea, Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, prestigiaram a comemoração.

Em sua saudação aos formandos, o ministro Aldo destacou que a Força Aérea é uma instituição construtora e mantenedora da nossa independência e soberania. Para o ministro, os cadetes têm a honra e a responsabilidade de continuar a história de heróis como o marechal Casimiro Montenegro Filho, criador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica e do Centro de Tecnologia Aeroespacial.


Missão da AFA

A Academia da Força Aérea tem como missão formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF), desenvolvendo em cada cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final deste processo, Oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea.
« Última modificação: Dezembro 13, 2015, 05:33:14 pm por Vitor Santos »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #584 em: Dezembro 18, 2015, 08:40:28 pm »
FAB recebe helicóptero capaz de reabastecer em voo e com sistema de autodefesa



A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu o processo de recebimento da primeira unidade do helicóptero H-36 Caracal na versão operacional. A aquisição é fruto do projeto H-XBR, que envolveu a Marinha, Exército e Aeronáutica na compra de 50 helicópteros. O contrato prevê a montagem de unidades no Brasil através da Helibras, cuja fábrica fica em Itajubá (MG). Com essa última remessa de 2015, que, além da aeronave da FAB, também entregou duas unidades operacionais ao Exército Brasileiro, o projeto já equipou as Forças Armadas com 22 helicópteros.

A versão operacional da FAB, que já está sendo operada pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), em Belém (PA), traz uma potencialidade inédita para a Aviação de Asas Rotativas no Brasil e ainda pouco comum inclusive no cenário mundial: o H-36 possui sistema de reabastecimento em voo. Isso vai permitir uma maior capacidade de atuação da aeronave, pois sua operacionalidade fica, agora, restrita à fadiga da tripulação. Para tornar possível esse tipo de manobra,   Sargento Jonhson/Cecomsaero cargueiro KC-130 já está sendo adaptado para funcionar como reabastecedor de helicóptero e realizou seu primeiro voo em fevereiro deste ano.

A nova unidade do Caracal também está equipada com um moderno sistema de autodefesa, o EWS (Electronic Warfare System), capaz de detectar mísseis teleguiados e acionar chaff e flare – dispositivos que “enganam” o sistema do armamento e protegem a tripulação. Confira na revista Aerovisão uma matéria sobre o helicóptero H-36 Caracal.







Fonte: www.fab.mil.br
« Última modificação: Dezembro 18, 2015, 08:42:00 pm por Vitor Santos »