Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #555 em: Outubro 09, 2015, 12:06:33 am »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #556 em: Outubro 12, 2015, 07:03:26 pm »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #557 em: Outubro 12, 2015, 07:07:27 pm »


 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #558 em: Outubro 12, 2015, 07:15:27 pm »
Esquadrão Condor inaugura salão histórico no aniversário de 56 anos

Unidade é sediada na Base Aérea do Galeão e opera jatos C-99



O Esquadrão Condor (1º/2º GT) inaugurou seu salão histórico no último dia 1° de outubro, como parte das comemorações pelos seus 56 anos de atividade. Equipada com jatos C-99 e com sede na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), a unidade é responsável por missões como o apoio aos médicos voluntários que atendem índios na região amazônica.

Fundado em 21 de setembro de 1959, o Esquadrão Condor já operou as aeronaves C-54 e C-91, assim como os atuais C-99 utilizados em missões de transporte. A sala histórica inaugurada ajuda a contar histórias como o apoio à Força de Paz na Faixa de Gaza, nos anos 60, e as linhas do Correio Aéreo Nacional. A sala histórica também lembra os dez anos de operação dos jatos C-99, fabricados pela Embraer.










Fonte: http://www.fab.mil.br
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #559 em: Outubro 13, 2015, 04:36:11 pm »
FAB adquire kits Lizard II



De acordo com nota publicada no último dia 07 no Portal da Transparência do Governo Federal, estão sendo adquiridos para a Força Aérea Brasileira (FAB) 120 kits Lizard II para conversão de bombas de queda livre Mk. 83 de 1000 libras (454 kg) em armas inteligentes. A nota especifica que esses sistemas serão usados por aviões de combate A-1. Consta como fornecedor a AEL International Ltd e que o valor do contrato é de US$ 2.104.718,61.

O kit Lizard II, desenvolvido pela israelense Elbit Systems, consiste em um par de módulos de adaptação, sendo um correspondente ao buscador de alvos por radiação laser associado à aletas móveis que controlam aerodinamicamente a trajetória da mesma e outro dotado de aletas estabilizadoras distendidas após lançamento.




Em 2010 a FAB realizou campanha de ensaios com bombas dotadas de kits Lizard II, ocasião na qual pilotos do Grupo Especial de Ensaio em Vôo (GEEV) lançaram essas armas empregando aviões A-1. Na ocasião foram usados pods designadores de alvos Rafael Litening III.

Ainda são poucos os países que tem capacidade tecnológica de empregar esse tipo de armamento, que é mais eficaz, diminui o risco de perda de aeronaves e pilotos porque permite lançamento a grande altitude e distância do alvo. Ao mesmo tempo, reduz a possibilidade de danos colaterais nas proximidades dos alvos militares.


http://tecnodefesa.com.br/fab-adquire-kits-lizard-ii/
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #560 em: Outubro 16, 2015, 10:00:20 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/10/16/amx-brasileiro-30-anos-do-primeiro-voo/
Citar
O primeiro protótipo brasileiro do AMX, YA-1 FAB 4200, em seu primeiro voo nas mãos do Cel Cabral, em 16 de outubro de 1985.

AMX: a concepção do projeto – parte 1
AMX: a concepção do projeto – parte 2
AMX: a concepção do projeto – parte 3
AMX: a concepção do projeto – parte 4
AMX no Afeganistão: 4 aeronaves, 400 surtidas e 1.000 horas
AMX podem combater no Afeganistão
AMX italianos: após a Green Flag, vem a Red
AMX italianos em exercício com Predator B
AMX italianos voltam pra casa após exercícios nos EUA
O AMX na Itália
‘AMX’ supersônico?
Participação brasileira nos equipamentos e sistemas do AMX
AMX da FAB, na Cruzex 08
Anúncio do AMX em 1984
A-1: um avião ainda incompleto
FLIR nos AMX da FAB
Nota sobre Programa de Modernização das Aeronaves A-1 (AMX) da FAB
Elbit fecha contrato de US$187 milhões com a Embraer para modernizar os AMX
AMX ACOL
Versões do AMX que não decolaram
Radar SCP-01 Scipio
AMX como treinador
Ressurreição do AMX?
AMX Naval
Vulcan, o canhão do AMX italiano
AMX sobre o Afeganistão
Afeganistão pode tornar-se terceiro operador de AMX
AMX: no topo da lista dos cortes da Itália
Como “não” reabastecer um AMX em voo
Modernização do A-1: sistemas de guerra eletrônica estarão na LAAD


Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #561 em: Outubro 16, 2015, 05:48:25 pm »
Esquadrão Gavião realiza exercício de emprego de armamento:


O Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) encerra nesta sexta-feira (16/10), em Maxaranguape (RN), o Exercício Operacional Gavião de Fogo. A manobra, que faz parte do curso de especialização operacional das asas rotativas, é responsável pela formação dos novos pilotos de helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB). Divididos em dois grupos, os 21 estagiários do esquadrão aprendem as técnicas de emprego armado com o H-50 Esquilo. A experiência, já nos primeiros dias, despertou o interesse do Tenente Nathan de Souza Oliveira. “Estou gostando bastante, e ainda se eu for para o Esquadrão Poti (2º/8º GAV), pra onde pretendo ir, vai ser ainda mais prazeroso. Lá eles visam emprego armado”, acrescenta.

No Centro de Treinamento de Maxaranguape, os futuros pilotos de helicópteros aprendem técnicas de emprego de armamento. São lançados foguetes e tiros terrestres com metralhadora calibre .50. Os armamentos são instalados nas hastes laterais da aeronave.  Durante todo o ano, os estagiários são acompanhados por instrutores que avaliam as condições e técnicas empregadas no curso de especialização, como resgate, kapoff, busca, içamento e carga externa. “Agora estamos treinando para fazer missões de ataque, escolta, para desenvolver habilidades do emprego do armamento em si. E como o helicóptero é uma aeronave versátil, vamos ter que usar da furtividade. Ou seja, furtivo é ser baixo e chegar próximo do inimigo sem ser notado. E, após isso, fazer o emprego necessário”, explica o instrutor, Major Leonardo Bezerra Salim.

O Exercício Gavião de Fogo é a última etapa do curso, que tem duração de nove meses, entre avaliações teóricas e práticas. Depois da fase básica, em que são aplicadas as teorias de pilotagem da aeronave, os alunos seguem para instruções específicas, como voo por instrumento, formatura tática, resgate no mar, simulador e emprego armado. “O exercício é o coroamento do curso operacional de asas rotativas”, explica o Comandante do Esquadrão Gavião, Tenente-Coronel Jair Novaes de Almeida.








Fonte: http://www.revistaoperacional.com.br/20 ... armamento/
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #562 em: Outubro 17, 2015, 11:17:21 pm »


Em breve Gripen NG, KC-390 e KC-767.
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #563 em: Outubro 17, 2015, 11:21:15 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PereiraMarques, nelson38899

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #564 em: Outubro 18, 2015, 10:24:05 pm »
Citação de: "Vitor Santos"

Em breve Gripen NG, KC-390 e KC-767.
Só para que conste:

 O kc390 devia ter voltado a voar em Setembro. Estamos em Outubro... :roll:
Citar
https://www.flightglobal.com/news/articles/saab-reveals-full-gripen-e-design-cost-savings-396977/
Mas o 767 "corre sobre rodas" com o pilotos qualificados e o primeiro exemplar já em Israel a ser convertido. Um em três, já é bem bom em tempo de "vacas magras" :wink:
Citar
http://brasilnicolaci.blogspot.pt/2015/03/pilotos-concluem-qualificacao-para-kc.html

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #565 em: Outubro 20, 2015, 02:21:53 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "Vitor Santos"

Em breve Gripen NG, KC-390 e KC-767.
Só para que conste:

 O kc390 devia ter voltado a voar em Setembro. Estamos em Outubro... :roll:
Citar
https://www.flightglobal.com/news/articles/saab-reveals-full-gripen-e-design-cost-savings-396977/
Mas o 767 "corre sobre rodas" com o pilotos qualificados e o primeiro exemplar já em Israel a ser convertido. Um em três, já é bem bom em tempo de "vacas magras" :)  :)

Algumas imagens falarão por si:







 c34x
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #566 em: Outubro 20, 2015, 02:34:21 pm »
Citação de: "Vitor Santos"
Citação de: "mafets"
Citação de: "Vitor Santos"

Em breve Gripen NG, KC-390 e KC-767.
Só para que conste:

 O kc390 devia ter voltado a voar em Setembro. Estamos em Outubro... :roll:
Citar
https://www.flightglobal.com/news/articles/saab-reveals-full-gripen-e-design-cost-savings-396977/
Mas o 767 "corre sobre rodas" com o pilotos qualificados e o primeiro exemplar já em Israel a ser convertido. Um em três, já é bem bom em tempo de "vacas magras" :)  :)

Algumas imagens falarão por si:







 :wink:  )   :twisted:  




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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #567 em: Outubro 20, 2015, 02:36:05 pm »
Pois é, mais uma vez, nos resta esperar para ver. Já que, pagar para ver, todos aqui do lado de cá do Atlântico, já fizeram.
« Última modificação: Outubro 20, 2015, 02:45:00 pm por Vitor Santos »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #568 em: Outubro 20, 2015, 02:39:54 pm »








 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #569 em: Outubro 20, 2015, 02:43:07 pm »
Cobrada na Suécia, Dilma diz que crise não compromete compra de caças



A visita de dois dias da presidente Dilma Rousseff à Suécia serviu para ela garantir ao país que, apesar da crise econômica e política que vive no Brasil, o seu governo vai honrar os compromissos no contrato de compra de 36 caças.

Apesar de um contrato assinado com a fábrica sueca Saab, Dilma foi questionada pela imprensa local pelo menos em três diferentes momentos sobre a viabilidade do governo em honrar os compromissos futuros em meio a turbulências que envolvem inclusive um risco de processo de impeachment.

O acordo com a fabricante sueca Saab foi assinado em outubro de 2014 no valor, da época, de US$ 5,4 bilhões. Como o contrato é feito em coroa sueca, o montante hoje está em torno de US$ 4,5 bilhões, em razão da desvalorização da moeda local. O financiamento será feito pela SEK (agência de promoção de exportações do país escandinavo).

Os caças Gripen NG devem ser entregues à FAB (Força Aérea Brasileira) entre 2019 e 2024. Dos 36, 15 serão produzidos no Brasil.

Nesta segunda, um grupo de 46 engenheiros brasileiros começou a trabalhar no projeto na Suécia. Dilma os visitou na fábrica da Saab na cidade de Linkoping, acompanhada de autoridades do governo local e diretores da empresa. Ela chegou a entrar no “cockpit’ de uma réplica de um caça.

Antes disso, ainda em Estocolmo, uma repórter sueca quis saber se a eventual abertura de um processo de impeachment contra a presidente no Congresso poderia pôr em risco a negociação com os suecos. Ao lado de Dilma, estava o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven.

Foi quando Dilma, um tanto incomodada com a situação, afirmou que não acredita numa “ruptura institucional” no Brasil e disse que o país tem uma economia sólida. ‘Asseguro que o Brasil está em busca de estabilidade política e não acreditamos que haja qualquer processo de ruptura institucional. Nós somos uma democracia e temos tanto um Legislativo, como também um Judiciário e um Executivo independentes, que funcionam com autonomia e também harmonia”, disse.

Logo depois, outra jornalista da mídia sueca perguntou se a turbulência econômica no Brasil compromete o pagamento dos caças. Sob o olhar do premiê sueco, Dilma então respondeu: “Não é um projeto que compromete os recursos do Brasil. O Brasil tem todas as condições econômicas de suportar um projeto deste tamanho. Não há uma implicação direta entre a crise econômica e o projeto, que é perfeitamente suportável para o Brasil”.

“Acreditamos que vamos passar por esse período de dificuldades conjunturais que não vão afetar o projeto Grippen, que é estrutural para nós de médio prazo”, disse.

No domingo, ao ser indagada por uma outra jornalista sueca, a presidente afirmou que o acordo dos caças era o “menor dos problemas” a ser resolvido no Brasil.








FONTE: Folha de São Paulo

http://www.aereo.jor.br/2015/10/19/cobr ... -de-cacas/