Indecisao - Curso AM

• 83 Respostas
  • 25320 Visualizações
*

ricardonunes

• Investigador
  • 5365
  • Recebeu: 539 vez(es)
  • Enviou: 109 vez(es)
  • +613/-9503
(sem assunto)
« Responder #60 em: Outubro 24, 2006, 10:48:26 pm »
Não é o meu caso, não tirei nem curso de paraquedismo militar nem civil, gosto de andar rente ao chão :lol:
Como já te deves ter apercebido simpatizo bastante com os páras, mas nunca tive pretenções em o ser.
No que toca a quem tira a especialidade e usa a boina só tenho uma coisa a dizer, são uns cagões (gíria militar), basta o brevet, e neste momeno podem usar o militar e o civil.
Potius mori quam foedari

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11448
  • Recebeu: 2564 vez(es)
  • Enviou: 3679 vez(es)
  • +955/-1091
(sem assunto)
« Responder #61 em: Outubro 24, 2006, 11:09:57 pm »
Eu penso que deveria haver uma distinção entre os para-quedistas e os restantes militares que só vão há ETP tirar o curso de para-quedismo, na minha opinião só quem tira a recruta, curso de para-quedismo e curso de combate é que deveria ter a boina verde, os restantes só poderiam usar as asas, por exemplo os militares da Rescom tem asas de paraquedista mas continuam a usar a boina azul da PA, e penso que se passe o mesmo com o DAE e a boina dos Fuzileiros, nenhum deles trocou as boinas originais pela boina verde.
Por exemplo no exército britânico existe a 16ª Brigada de Assalto Aéreo mas só os Batalhões de Paraquedistas é que merecem esse título, todas as restantes forças de cavalaria, artilharia, etc são aerotransportadas ou qualificadas em paraquedismo, isto é, só aprenderam a saltar de paraquedas mas de resto a instrução foi a mesma da respectiva especialidade e não existe qualquer confusão entre uns e outros.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23206
  • Recebeu: 4215 vez(es)
  • Enviou: 2971 vez(es)
  • +2989/-4538
(sem assunto)
« Responder #62 em: Outubro 24, 2006, 11:17:19 pm »
Pois é Hélder, mas tanto a PA, como os Fuzos ou mesmos os Rangers têm uma mistica própria. Para eles se calhar até seria uma coisa negativa usarem uma boina de uma unidade que não a deles. O pessoal que vem do Exército "normal", usa uma boina castanha e quer usar uma Boina Verde para o estilo e para se armarem em bons. Há tantas histórias que eu podia aqui contar...

PS: olha que com todo o interesse que mostras pelos Páras até pensei que eras...mas deixa lá, serviste na BAI e isso também é importante!  :wink:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

*

Artic Fusion

• Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #63 em: Outubro 25, 2006, 10:28:32 am »
Cabeça de Martelo para não estares sempre a dizer tropa "macaca" ou "normal" chama-lhes "regulares". Acho que é esse o termo técnico. :roll:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23206
  • +2989/-4538
(sem assunto)
« Responder #64 em: Outubro 25, 2006, 10:33:48 am »
Citação de: "Artic Fusion"
Cabeça de Martelo para não estares sempre a dizer tropa "macaca" ou "normal" chama-lhes "regulares". Acho que é esse o termo técnico. :roll:

Para mim tanto me faz, se preferes que os chame de "regulares", tudo bem!  :twisted:

Deixando as rivalidades entre especialidades, cada um tem a boina que ganha com muito esforço, uns mais que os outros. Todos têm a sua função e não vou ser eu que vou começar a dizer que uns são melhores que os outros, porque todos são necessários para que a nossa máquina de guerra funcione correctamente.  :wink:

*

Artic Fusion

• Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #65 em: Outubro 25, 2006, 10:40:50 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Artic Fusion"

Para mim tanto me faz, se preferes que os chame de "regulares", tudo bem!  :twisted:

Deixando as rivalidades entre especialidades, cada um tem a boina que ganha com muito esforço, uns mais que os outros. Todos têm a sua função e não vou ser eu que vou começar a dizer que uns são melhores que os outros, porque todos são necessários para que a nossa máquina de guerra funcione correctamente.  :twisted:  :lol:

Mas entao os páras não imitaram os Boinas Verdes (SF) americanos? :twisted:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23206
  • +2989/-4538
(sem assunto)
« Responder #66 em: Outubro 25, 2006, 11:57:54 am »
Ó rapaz ainda não havia esses tipos e já se saltava em Tancos!  :?
Os Pára-quedistas Militares Portugueses foram a primeira unidade a usar uma Boina em Portugal, por norma este tipo de unidades usa Boinas Vermelhas, mas como no "Estado Novo", não se gostava dos "vermelhos", o governo de então preferiu que se usa-se uma Boina Verde. Estamos a falar de anos 50 e só mais tarde é que os Rangers começaram a usar a boina castanha (que mais tarde começou a ser usada por todo o Exército Português).

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8071
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5288/-243
(sem assunto)
« Responder #67 em: Outubro 25, 2006, 12:13:16 pm »
A numenclatura oficial do Exército é "Tropas Normais" por oposição a "Tropas Especiais" (Operações Especiais, Comandos e Paraquedistas).

*

Tropinha

• Membro
  • *
  • 81
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #68 em: Outubro 25, 2006, 12:24:21 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Deixando as rivalidades entre especialidades, cada um tem a boina que ganha com muito esforço, uns mais que os outros. Todos têm a sua função e não vou ser eu que vou começar a dizer que uns são melhores que os outros, porque todos são necessários para que a nossa máquina de guerra funcione correctamente.  :wink:

ora nem mais..isso sim, e pensar correctamente...

tal e qual como nós...sem uma perna nao andamos tão bem como se tivessemos as duas, certo?

Aqui passa-se a mesma coisa..

Cumprimentos,

Tropinha
Rompendo as dunas da praia,
Ao chegar a tua vez,
Mostra a fibra de que és feito,
Fuzileiro Português.

Sente o teu dever cumprido,
Sem ângustias nem porquês,
E serás, por toda a vida,
Fuzileiro Português.

*

Artic Fusion

• Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #69 em: Outubro 25, 2006, 06:13:03 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
A numenclatura oficial do Exército é "Tropas Normais" por oposição a "Tropas Especiais" (Operações Especiais, Comandos e Paraquedistas).

Influências anglo-saxónicas...

Ó rapaz ainda não havia esses tipos e já se saltava em Tancos!  
Os Pára-quedistas Militares Portugueses foram a primeira unidade a usar uma Boina em Portugal, por norma este tipo de unidades usa Boinas Vermelhas, mas como no "Estado Novo", não se gostava dos "vermelhos", o governo de então preferiu que se usa-se uma Boina Verde. Estamos a falar de anos 50 e só mais tarde é que os Rangers começaram a usar a boina castanha (que mais tarde começou a ser usada por todo o Exército Português).

Eu sei, eu li um post teu a dizer isso. Mas durante a ditadura os comandos não chegaram a usar boina vermelha?

PS - Estamos a sair de contexto...

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8071
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5288/-243
(sem assunto)
« Responder #70 em: Outubro 25, 2006, 06:37:16 pm »
O Ministro da Defesa já era outro. Em 1955 era o COR Santos Costa.

Sobre a "boina vermelha":
Boina Vermelha
O símbolo identificativo das tropas de Comandos do Exército Português mais conhecido é a famosa Boina Vermelha. Pelo uso deste item de fardamento os comandos são algumas vezes chamados de "Boinas Vermelhas". Curiosamente, a boina vermelha não esteve em uso durante a grande maioria da actividade operacional dos Comandos na Guerra do Ultramar, dado que só foi adoptada em 1974. Durante a Guerra do Ultramar, os comandos utilizaram a Boina Castanha padrão do Exército Português.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comandos_( ... ugu%C3%AAs)

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11448
  • Recebeu: 2564 vez(es)
  • Enviou: 3679 vez(es)
  • +955/-1091
(sem assunto)
« Responder #71 em: Outubro 25, 2006, 06:41:51 pm »
Por acaso é curioso essa situação, os para-quedistas que supostamente deveriam utilizar boinas vermelhas idênticamente aos seus congêneres europeus tiveram que usar boinas verdes e os Fuzileiros inspirados pelos Royal Marines Commandos, os Comandos inspirados pela Legião Estrangeira e os Operações Especiais não sei, talvez por imitação :twisted:, tou no gozo, também desejavam essa boina, por exemplo as Forças Especiais do Exercito dos Estados Unidos  "US Army Special Forces" (conhecidos como Boinas Verdes) utiliam boinas verdes mas as nossas Operações Especiais julgo que são inspiradas nos Rangers do Exercito dos Estados Unidos "US Army Rangers" já que é essa a sua alcunha "Rangers", mas pronto a boina preta já estava ocupada pela PE.

*

Tropinha

• Membro
  • *
  • 81
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #72 em: Outubro 25, 2006, 06:50:12 pm »
Por acaso eu gosto das Boinas tal como estão...apesar de que para quem é mais "aéreo" ficava melhor boina azul...embora ja esteja ocupada...

Cumprimentos,

Tropinha...
Rompendo as dunas da praia,
Ao chegar a tua vez,
Mostra a fibra de que és feito,
Fuzileiro Português.

Sente o teu dever cumprido,
Sem ângustias nem porquês,
E serás, por toda a vida,
Fuzileiro Português.

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #73 em: Outubro 25, 2006, 07:45:22 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Sobre a "boina vermelha":
Boina Vermelha
O símbolo identificativo das tropas de Comandos do Exército Português mais conhecido é a famosa Boina Vermelha. Pelo uso deste item de fardamento os comandos são algumas vezes chamados de "Boinas Vermelhas". Curiosamente, a boina vermelha não esteve em uso durante a grande maioria da actividade operacional dos Comandos na Guerra do Ultramar, dado que só foi adoptada em 1974. Durante a Guerra do Ultramar, os comandos utilizaram a Boina Castanha padrão do Exército Português.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comandos_( ... ugu%C3%AAs)

Posso afiançar que, pelo menos em 1969, os comandos já saiam do Centro de Instrução com a boina vermelha. Sei-o porque tenho lá por casa (infelizmente não em formato digital, talvez em breve) fotos do meu pai com a dita cuja. Agora se era oficial ou oficioso...

A título de curiosidade - e porque a história é bonita - vejam o segundo post (15 Outubro) deste blog: http://sometom.blogspot.com/
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

psychocandy

• Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #74 em: Outubro 27, 2006, 01:52:23 pm »
..outra vez a historia da macaca..
Nao, nao eh por eu ser "regular", o problema, quanto a mim e' a forma como sao tratados os militares que no fundo sao a base do exercito. Tambem sao macacos os marinheiros ? O pessoal de terra da forca aerea ? Eu nao sei se eh desconhecimento de causa, mas existem mais macacos formados e com um curso superior que super especiais que nem uma frase em portugues sabem articular. Alias, nem precisam de ter um curso, as coisas sao bastante obvias.
Respeitem e serao respeitados. Nas unidades onde servi, os especiais ficam a porta d'armas, as tarefas de responsabilidade sao com a minha "tropa".
Adiante.. ;)
« Última modificação: Outubro 27, 2006, 01:55:26 pm por psychocandy »
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."