Se é para optar pelo Grippen então acho melhor continuarmos com os F-16 que são melhores
Caro Leonidas quais os critérios base para esta afirmação?
Caro Pchunter, o grippen é um avião muito válido para qualquer país. Portugal já opera o F-16 há 15 anos com muita eficiência e já conhece muito bem as suas potêncialidades tais como os seus defeitos. Acresce-se a razão que temos uma linha de montagem própia de modernização e isso é um trunfo adicional sobre outra qualquer aeronave, porque se conhece com muito mais detalhe o avião e todos os outros diferentes do F-16 que poderão ter muita coisa em comum. Coisa que, caso nunca optasse-mos por uma modernização por conta própria, talvez nunca chegariamos a retirar conclusões (planeamento de ataque e defesa mais aproximadas possíveis da realidade) a que uma força aérea pode chegar estando a conhecer a máquina a 100%.
O F-16 é uma máquina muito potente e com um raio de acção superior ao Grippen para um avião monomotor. Isso é muito importante para Portugal, porque tem várias vezes a sua supreficie terrestre em zona marítima e também assim poder ir mais além caso seja necessário atacar. Estes são os principais factores que enumero para que continuemos com os F-16, desde que actualizados tecnológicamente. E depois existem as razões políticas, estratégicas, económicas, etc, etc, etc, que tendem mais para o F-16 do que para o Grippen.
Se continuarmos “lisos” daqui a uns anos e se um qualquer governo desejar adquirir aviões novos, aí sim, acredito que o grippen seja um sério candidato.
Cumprimentos
PS:Desculpe a demora a responder. não tenho andado muito por casa desde algum tempo.