At 2,200 tons it is large for a corvette and is designated as a frigate by NATO
The cost was estimated at US$120–150m/ship
Contra os 1850t e 40/50 milhões dos NPO.
Eu ficava contente se fizessem mais uns quantos NPO, os de combate à poluição e só depois pensava-se em criar uma nova classe de navios para ambientes mais "complexos" (ex: missões anti-pirataria). A presença de um helicóptero nesses navios é para mim essencial e não precisam de ser capazes de fazer missões anti-submarino, basta ter uma 12.7mm para o patrulhamento e ser capaz de voar de noite e com más condições atmosféricas.
Discordo caro cabeça
Deviamos sim construir pelo menos mais 2 NPO para encostar as corvetas (80 M€)
Já quanto ao NPO musculado que propoe ´construir e que na pratica é uma corveta, ai discordo consigo...Projetar e construir algo semelhante do zero seria dispendioso em tempo e dinheiro e so seria rentavel se fosse construido um certo numero de navios.. Ou seja se fosse algo a fazer em parceria com por exemplo o Brasil ai seria uma boa ideia, ou pelo menos houvesse mercado firme para exportar o modelo, fazer so para atender á marinha portuguesa não dá...
Dada a situação economica do pais saia mais em conta: mais dois NPO e ir buscar mais 2 fragatas M á holanda ao mesmo preço das outras e a pagar a perder de vista e seria mais rapido tambem.Paralelamente a isto faria um upgrade a toda a frota.
Por outro lado embora so se tratem de piratas como dizes, estar em missão tão longe da base mãe, eu penso que uma fragata ainda é o meio ideal...