Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 5925 Respostas
  • 1880972 Visualizações
*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3240 em: Maio 30, 2012, 11:31:40 pm »
É aproveitar agora que ainda estão na garantia… :lol:
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3241 em: Maio 31, 2012, 05:43:12 am »
E o "Correio Da Manha"  ainda nao sabe disso???

Os bufos foram todos de férias?
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3242 em: Maio 31, 2012, 12:23:27 pm »
IGOR:

Citar
avaria na caixa redutora que faz parte do sistema de propulsão indireta do navio, avaria esta que foi provocada por uma falha no sistema de lubrificação pressurizada da respetiva caixa, provocando danos em algumas engrenagens.

 

Mas isto é uma avaria  banal e comum em caixas redutoras.

Vai demorar muito porquê?

Em qual das caixas redutoras foi?
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 389
  • Recebeu: 251 vez(es)
  • Enviou: 47 vez(es)
  • +118/-4197
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3243 em: Maio 31, 2012, 02:06:23 pm »
Olá,

Quanto à artilharia não é preciso esquentar a cabeça.

Do concurso, vide DR, já sei o que se comprou. O site do fabricante mostra como é. Resta só aguardar que a Marinha coloque o navio de portas abertas que uma pessoa calmamente e com todas as autorizações fotografa como quizer e lhe apetecer a dita.

É tudo uma questão de paciência e aguardar a oportunidade. Não vale a pena cometer ilegalidades quando os acontecimentos veem até nós.

Divirtam-se


z
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3244 em: Julho 01, 2012, 10:15:03 pm »
Caro forista Ricardo,

Talvez tu me possas ajudar,  aqui não encontro respostas, o NRP Viana do Castelo entrou em combate com algum arrastão Espanhol ou Marroquino?
A popa do navio,...... os botes,.....as caixas redutoras......  :oops:  :oops:
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 389
  • Recebeu: 251 vez(es)
  • Enviou: 47 vez(es)
  • +118/-4197
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3245 em: Agosto 05, 2012, 05:59:48 pm »
Governo gastou 18 milhões em navios de combate à poluição que estão por construir
 Por PÚBLICO, Lusa  05.08.2012 - 12:17

Os dois navios de combate à poluição (NCP) encomendados pelo Governo em 2004 aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ainda não foram construídos. Isto apesar de já terem sido gastos 18 milhões de euros e de a Marinha os considerar “importantes” para a intervenção em casos de poluição no mar.

A encomenda destes dois navios, adaptados da versão original do navio-patrulha oceânico também construído nos estaleiros de Viana, foi feita pelo então ministro da Defesa Nacional e actual ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, por mais de 100 milhões de euros.

A construção foi decidida face à falta de meios em Portugal para intervir num desastre idêntico ao que ocorreu na Galiza, no Norte de Espanha, com o naufrágio do petroleiro Prestige, que provocou uma maré negra gigantesca na costa galega. Na altura, o Governo liderado por Durão Barroso na coligação PSD-CDS anunciou a construção como “prioritária para salvaguardar a costa” nacional.

Mas oito anos depois o país continua sem aqueles meios. Fonte da empresa adiantou à Lusa que em 2005 ainda foram adquiridos materiais para estas duas encomendas, no valor de 18 milhões de euros. Porém, a construção foi entretanto suspensa e não tem, nesta altura, qualquer calendarização definida.

Em Novembro de 2002, o naufrágio do Prestige ao largo da costa da Galiza e o consequente desastre ambiental – com o derrame no mar de cerca de 77 mil toneladas de fuelóleo – fez temer o pior. Um mês depois, duas manchas de combustível foram detectadas a 36 quilómetros da Zona Económica Exclusiva de Portugal e o país não tinha como actuar caso a ameaça se tornasse mais evidente.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Marinha assume que “não existe nenhum país na União Europeia” com “capacidade total” para intervir num caso deste tipo “sem recorrer ao pedido de ajuda por intermédio da cooperação internacional”. Ainda assim, a construção dos NCP continua a ser uma prioridade.

“São plataformas que se distinguem de outros navios pelas características para operar em alto mar e manobrar a muito baixa velocidade com os pesados e difíceis equipamentos de contenção e recolha mecânica de hidrocarbonetos à superfície da água”, explicou.

Segundo a Marinha, o combate à poluição no mar prevê acções de contenção, normalmente com recurso a barreiras físicas, e de recolha de hidrocarbonetos, operações em que os navios assumiriam um “papel preponderante pela sua capacidade de manobrar e operar”.

“A disponibilidade dos NCP constituiria, assim, um importante reforço da capacidade de combate à poluição da Marinha, em particular nas águas oceânicas”, reconhece. Além disso, pelas suas “capacidades muito robustas para navegar em alto mar”, os navios podem assegurar as habituais funções de vigilância, segurança e fiscalização marítima.

Segundo a análise de acidentes anteriores, o combate ao derrame de hidrocarbonetos em alto mar, “mesmo em situações de vento e mar aceitáveis” resulta, normalmente, numa relação de recolha de 30% do produto. “A maior percentagem do produto derramado termina, invariavelmente na orla costeira”, explica a Marinha.

Para operações no mar, a Marinha conta actualmente com a lancha de desembarque NRP Bacamarte, que pode operar equipamentos de recolha com braços acoplados ao navio. A sua utilização pode ser “complementada por meios mais pesados e com maior capacidade de recolha e armazenamento”, como os petroleiros fretados pela Agência Europeia para a Segurança Marítima.

Para intervenção nas áreas costeiras funciona um dispositivo permanente com meios de intervenção distribuídos por cinco centros de apoio logístico, em Leixões, Lisboa, Portimão, Funchal e Ponta Delgada, além de um polo central de distribuição localizado na península de Tróia.

Quase 600 alertas de poluição no mar

Desde 2005, a Marinha recebeu 593 alertas de poluição em águas nacionais mas apenas foi necessário intervir em 60 destes casos, que demoraram, em média, “dois a três dias” para serem solucionados.

Do total de situações reportadas, 319 foram detectadas via satélite em águas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) nacional, entre Portugal continental e as ilhas, e 274 eram casos de poluição de “pequena dimensão” em zonas costeiras e áreas portuárias.O último grande acidente de poluição registado em Portugal aconteceu junto à costa da ilha do Faial, Açores, quando o navio “CP Valour”, que seguia para Espanha com cerca de 500 contentores a bordo, encalhou, a 9 de Dezembro de 2005. Segundo a Marinha, este foco demorou cerca de seis meses a ser combatido.

“Os dados disponíveis demonstram ainda que a variação do número de acidentes de poluição se tem mantido constante, apesar de se verificar uma tendência crescente do tráfego marítimo na nossa zona costeira”, sublinha a mesma fonte.


Bom fim de semana
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2621
  • Recebeu: 714 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3246 em: Agosto 05, 2012, 11:20:14 pm »
Como é que foram gastos 18 milhões de euros se nenhum dos navios ainda foi pago aos ENVC?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11507
  • Recebeu: 2593 vez(es)
  • Enviou: 3772 vez(es)
  • +977/-1110
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3247 em: Agosto 06, 2012, 12:06:27 am »
Citação de: "Get_It"
Como é que foram gastos 18 milhões de euros se nenhum dos navios ainda foi pago aos ENVC?

Cumprimentos,

Citar
"Fonte da empresa adiantou à Lusa que em 2005 ainda foram adquiridos materiais para estas duas encomendas, no valor de 18 milhões de euros."

Essa quantia parece que foi paga por equipamentos que vão ser instalados nos NCP, não é os navios propriamente ditos, talvez sejam os equipamentos de combate à poluição???
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3248 em: Agosto 26, 2012, 05:42:17 pm »
Citar
"

Essa quantia parece que foi paga por equipamentos que vão ser instalados nos NCP, não é os navios propriamente ditos, talvez sejam os equipamentos de combate à poluição???

  Foi comprado  equipamento de propulsão e aço,   9 milhões e uns trocos para cada navio mais todo o trabalho de engenharia  e testes aos modelos dos navios em tanque.
Ja havia blocos de NCP  prontos a serem montados.

Esta semana entrou em doca seca o NRP Figueira da Foz   e saiu o NRP Viana do castelo para a bacia de aprestamento........ com a sua bofors 40mm pintada de fresco!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21129
  • Recebeu: 7192 vez(es)
  • Enviou: 8167 vez(es)
  • +8133/-13301
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3249 em: Agosto 26, 2012, 05:58:41 pm »
Ainda não montaram a peça nova????  :shock:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3250 em: Agosto 27, 2012, 11:49:06 pm »
Citação de: "P44"
Ainda não montaram a peça nova????  :shock:

Eu nunca a vi!  

Voltando à questão dos 18 milhões.

A imprensa e o público em geral tem uma ideia errada do "modus operandi" da contrução de um navio,
Antes de se começar a cortar aço, ha cerca de 1 ano de muito trabalho de engenharia, testes e  certificações.  todo este trabalho custa  dinheiro
Não há nada de errado com os 18 milhões gastos nos dois NCP
A unica coisa de errado é não haver dinheiro para continuar a construção.

Vou dar mais um titulo  à Agencia lusa;

"Governo gasta 8.2 milhões em Lanchas de Fiscalização Costeira que ainda  nao foram construidas"
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1090
  • Recebeu: 218 vez(es)
  • Enviou: 91 vez(es)
  • +79/-35
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3251 em: Agosto 30, 2012, 12:28:27 pm »
Pelas noticias fiquei com a impressão que os 18M são mesmo em material de combate à poluição. O site da Direcção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima fala de um Recuperador de Elevada Capacidade que pela foto não me parece caber nos meios existentes, mais ou menos adaptados ou adaptáveis.

http://autoridademaritima.marinha.pt/PT ... uicao.aspx
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3252 em: Agosto 30, 2012, 02:50:41 pm »
Citação de: "Vicente de Lisboa"
Pelas noticias fiquei com a impressão que os 18M são mesmo em material de combate à poluição. O site da Direcção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima fala de um Recuperador de Elevada Capacidade que pela foto não me parece caber nos meios existentes, mais ou menos adaptados ou adaptáveis.

http://autoridademaritima.marinha.pt/PT ... uicao.aspx


Os 18 milhões são dinheiro pago aos ENVC  por trabalhos nos 2 navios de combate a poluição cons nº240 e 241   e nada tem a ver com o equipamento de combate a poluição.Transrec 250

No print abaixo podes ver tambem o que falta pagar  e o que custaram os 2 NPO´s ja construidos cons nº 238 NRP Viana do castelo e cons nº 239  NRP Figueira da Foz  e o dinheiro ja gasto nas Lanchas de Fiscalizaçao Costeira cons nº 249 a 253

A informaçao consta do relatorio e contas dos ENVC de 2011



Abraço
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1090
  • Recebeu: 218 vez(es)
  • Enviou: 91 vez(es)
  • +79/-35
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3253 em: Agosto 30, 2012, 03:24:27 pm »
Estou esclarecido. Obrigado Chaimites!  :G-beer2:
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21129
  • Recebeu: 7192 vez(es)
  • Enviou: 8167 vez(es)
  • +8133/-13301
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3254 em: Setembro 01, 2012, 12:28:54 pm »
já há previsões de quando o Viana do Castelo voltará á actividade?????
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas