Boas!
Nao sei se e topico indicado para apresentar a seguinte explicaçao, mas, como neste topico repetidamente se tocou no assunto, vou tentar explicar:
Durante o acompanhamento que se fez neste topico da construçao dos NPO`S repetidamente se referiu o seguinte;
Eles até ja têm ferrugem...
Toda a chapa nova usada na construçao naval apresenta uma camada de oxidos de cor marrom escura avermelhada que geralmente e confundida com corrosao, na verdade esssa camada de oxidos tem precisamente a funçao de proteger a chapa da corrosao!
Na imagem seguinte podem ver o ferry Atlantida junto de outro navio completamente coberto pela camada de oxidos, antes da pintura.
Da a ideia que o navio sem pintar, nao e novo, mas sim pronto para ir para a sucata!
1 mes depois:

Os aços de baixa liga e alta resistência mecânica resistentes à corrosão atmosférica (conhecidos como aços patináveis) desenvolvem, sob condições favoráveis, uma película de óxidos durável e aderente chamada de pátina. Esta camada atua de modo eficiente na redução da velocidade de corrosão desses aços quando expostos ao ar.
A formação da pátina protetora é função de vários fatores tais como os parâmetros climáticos e níveis de poluição do local onde a estrutura está exposta, do grau de abrigo de uma dado componente estrutural e da própria composição química do aço. De modo geral, a velocidade de corrosão destes aços é estabilizada na maior parte das atmosferas após três ou quatro anos de exposição.
Uma condição importante para a formação da pátina protetora é a existência de períodos de umedecimento e secagem alternados. Em áreas abrigadas da chuva, a pátina marrom escura avermelhada não é normalmente obtida e a superfície metálica fica recoberta por uma camada de ferrugem de coloração marrom amarelada que, menos protetora do que a pátina bem formada, mas mais compacta e aderente do que aquela formada sobre o aço carbono comum na mesma condição2. Quando mencionamos os aços carbono, referimo-nos aos aços carbono estruturais de alta resistência (por exemplo, o ASTM A572) equivalentes aos aços patináveis em resistência mecânica, usados para a mesma finalidade
Os navios enqunto estao em construçao levam a primeira camada de subcapa, camada essa que durante trabalhos que se realizam a bordo pode sair facilmente, a propria chuva pode fazer escorrer oxidos protectores de chapa ainda nao pintada para as zonas pintadas fazemdo crer que o navio ja esta todo podre! e corroido de ferrugem
Os pontos e escorridos de cor marrom vermelhados que se viam nos NPO mais nao sao que a Patina protectora do aço!