Acompanho o forum mas sou novo nos comentários.
Em relação á discução que por aqui existe sobre meios aéreos nos NPO , pelo que tenho lido não entendo porque é que alguns "experts" afirmam que estas unidades não podem conter tais meios.
Afirmo já que não sou expert pelo que coloco as minhas duvidas sobre um prisma de amador , por isso nada de insultos que não fica bem .
Estive na FIL á pouco tempo , numa exposição sobre tecnologias nacionais , no local da marinha estava uma maquete do NPO á escala , nesta maquete estava um deck para helis.
Como já tinha lido que os NPO não levariam helis , perguntei ao técnico que estava no local a demostrar a exposição e o que me disseram foi que não haveria um heli embarcado (orgânico) mas esta unidade tinha a capacidade de receber um heli . Disse-me também que estaria em análise a colocação de uma unidade aéria não tripulada . Nesta altura e visto o que tenho lido duvidei .
Consultando alguns dados sobre o CamCopter s-100 (parece-me ser o que estaria a ser adquirido por outras unidades militares) , observo que este não ultrapassa os 250Kg, incluido dois light missiles (?) , tem uma autonomia até 6h e velocidade até 200Km/h.
Ora numa unidade com uma deslocação de 1750Tons ( as nossas antigas corvetas deslocam 1400 tons e possuem peças de artilharia de maior calibre) , que possui um deck para helis , não haver espaço para esta unidade não me parece ser verosimel .
Esta é uma discução semelhante á do armamento , alguêm por aqui dizia á algum tempo atrás que os NPO não possuiam estrutura para acomodar uma peça maior e mais equipamento caso fosse necessário . Francamente não concordo , no entanto sou um amador e aceito a opinião de um pró nisto , só acho estranho que uma unidade com 1700 tons não consiga acomodar o que outras unidades conseguem possuindo estas menos tonelagem.
Agora , compreendo perfeitamente que este navio não receba equipamento militar mais pesado porque não seria necessário para a sua função .
http://en.wikipedia.org/wiki/File:S-100-OE-VXX.jpg