Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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JQT

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« Responder #2205 em: Agosto 10, 2009, 07:51:25 pm »
Citação de: "Feinwerkbau"
além disso o acabamento dos interiores foi feito por uma empresa galega, que é o que se pode ler no post......

a razão é a falta de fornecedores especializados em certas àreas o que leva a que seja subcontratadas empresas estrangeiras.

a competitividade de preços será outra razão.

a industria naval moderna, com o espirito do out-sourcing, dá origem a que em torno dos estaleiros navais se formem empresas satélite, de electricidade, acabamentos, pinturas, etc

o que não é bem o caso dos ENVC, Viana é pequeno e com um tecido industrial muito reduzido.


Sobre a ausência de fornecedores especializados e sobre a quase nenhuma incorporação nacional nestes navios, lembro-me de uma pessoa da Marinha - ligada ao processo - me dizer que a Marinha tinha de facto contactado empresas portuguesas para fornecerem equipamentos aos NPO, mas que estas se mostraram pouco interessadas. E deu-me um exemplo, de empresas de fornecimento de cabos eléctricos, de que temos duas grandes e muito competentes, a Cel Cat e a Cabelte. O resultado é que de português, o os NPO têm o projecto, a mão de obra, o sistema de comunicações e a tinta. E é tudo.

Mas depois há reverso da medalha: também já falei com gente de muitas empresas que poderia fornecer equipamento variado, algumas que já trabalham no ramo naval e que não precisam de projectar nada de novo, desde de comunicações externas e internas, equipamento de movimentação e elevação, diesel-geradores, sistemas anti-incêndios, e desse lado ninguém nunca foi contactado nem pela Marinha, nem pelos ENVC, nem também tento saber junto destes se haveriam oportunidades de negócio (alguns pensavam que o "patrulhões" se tratavam de simples lanchas - há uma clamorosa falha de divulgação por parte da Marinha, e a expressão "patrulhão" é exemplo disso).

Mas também é evidente que os fornecimentos aos NPO são na maior parte feitos pelos habituais fornecedores dos ENVC. Ou seja, a história do cluster da indústria naval é muito bonita, mas estão-se borrifando para a indústria nacional.

JQT
 

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Vicente de Lisboa

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« Responder #2206 em: Agosto 13, 2009, 01:26:54 pm »
Divulgação da Marinha? Ok, podia ser melhor, e em tudo quanto não seja secreto, quanto mais informação melhor.

Mas não vamos cá dar a volta ao prego e fingir que a Marinha ou os ENVC é que são responsaveis por ir à procura de fornecedores nacionais. Se as empresas portuguesas não estão com atenção, não é o cliente que tem de ir à procura delas, quando fornecedores não lhe faltam.

Infelizmente a norma em Portugal, e vê-se bem na industria automóvel, é o fabricante de peças andar sempre a leste do que os potênciais clientes têm planeado, e só acordar, no melhor dos casos, quando aparece o concurso público. Ora qualquer empresa neste mundo globalizado e ulta-concorrêncial tem de chegar ao dia em que é lançado o concurso já com a sua estratégia bem planeada, as peças desenhadas ou em protótipo, contactos com engenheiros do potêncial cliente, etc etc.

... e lá estou eu a rant outra vez.  :oops:
 

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« Responder #2207 em: Agosto 14, 2009, 02:09:14 am »
Alguém saberia dizer se os ENVC estão tentando vender o projeto do NPO para a Marinha Brasileira, pois ela esta procurando um projeto e quem sabe poderia sair dai uma parceria. Alguém sabe de algo.
Viva os Paises Lusofonos!

  Pátria amada BRASIL!
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #2208 em: Agosto 14, 2009, 11:45:04 am »
Dúvido muito. Leonardo onde ouviste isso? No DB o que disseram era que por causa de algumas práticas menos claras por parte dos Estaleiros navais encarregues da construção dos vossos "NPO", a construção dos restantes seriam feitas noutro estaleiro.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Feinwerkbau

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« Responder #2209 em: Agosto 14, 2009, 04:51:40 pm »
Citação de: "Leonardo Besteiro"
Alguém saberia dizer se os ENVC estão tentando vender o projeto do NPO para a Marinha Brasileira, pois ela esta procurando um projeto e quem sabe poderia sair dai uma parceria. Alguém sabe de algo.


os ENVC querem fazer navios e quantos mais melhor :D

não sei é se um projecto desta natureza pode ser negociado directamente com o estaleiro, acho que a primeira porta a bater seria a do MD.
 

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P44

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« Responder #2210 em: Agosto 14, 2009, 05:26:41 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Dúvido muito. Leonardo onde ouviste isso? No DB o que disseram era que por causa de algumas práticas menos claras por parte dos Estaleiros navais encarregues da construção dos vossos "NPO", a construção dos restantes seriam feitas noutro estaleiro.


se não me falha a memória o projecto dos "NaPaOc" brasileiros está mais que escolhido, sendo baseado no projecto francês BR-70 (Imagem) , e a construção seria em Estaleiros Brasileiros.



 :arrow: http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=108647
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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JQT

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« Responder #2211 em: Agosto 14, 2009, 06:13:51 pm »
Citação de: "Vicente de Lisboa"
Divulgação da Marinha? Ok, podia ser melhor, e em tudo quanto não seja secreto, quanto mais informação melhor.

Mas não vamos cá dar a volta ao prego e fingir que a Marinha ou os ENVC é que são responsáveis por ir à procura de fornecedores nacionais. Se as empresas portuguesas não estão com atenção, não é o cliente que tem de ir à procura delas, quando fornecedores não lhe faltam.


Desculpe mas não só a maior parte do tempo os fornecedores portugueses (estabelecidos ou potenciais) não sabem das oportunidades porque estas não são divulgadas como, pelo menos os ENVC têm a obrigação de ir à procura de fornecedores nacionais. Isto porque todos os anos os ENVC custam muitos milhões dos nossos impostos a pretexto de serem a indústria naval nacional e de serem o centro do tão falado "cluster" naval que não passa de palavras bonitas sem expressão prática. Porque o resultado prático é que, fora de Viana do Castelo, a maior parte dos postos de trabalho gerados pela construção de navios nos ENVC são no estrangeiro , através da encomendas de bens e serviços que poderiam ser contratados em Portugal. Gruas norueguesas? Mobiliário espanhol? Existem dezenas de empresas portuguesas que trabalham em automação, desde fábricas a caminhos de ferro e aeroportos (não vamos mais longe: a EFACEC), e contratam à Rolls-Royce em vez de darem a oportunidade aos portugueses de entrarem nesta actividade? E depois falam na indústria nacional?

Se é por sair mais barato, então o que sai mesmo mais barato é vender os ENVC.

Dando um exemplo muito evidente de como as coisas se fazem noutros lados: a Marinha Espanhola tem sido um dos maiores clientes do sistema de comunicações SICC feito em Portugal pela EID. Simplesmente como em Espanha seguem a política de privilegiar os produtos próprios e de substituir importações, houve uma empresa espanhola que fez uma cópia do SICC para ser fornecida à Marinha Espanhola e que irá doravante equipar todos os novos navios espanhóis, em vez do SICC verdadeiro (os primeiros serão os BAM). Aparentemente a cópia não foi assim tão bem feita e a Marinha Espanhola rejeitou o equipamento dizendo que não é tão eficaz como o SICC português. Mas para ser ver como são as coisas por lá, o Ministério da Indústria tem uma palavra a dizer nos contratos militares e obrigou a Marinha a comprar o SICC espanhol, ponto final, parágrafo.

E por cá? Cá, os nossos NPO, apesar de embaraçosamente básicos, e de se tratar de uma encomenda de 6 navios, de português levam as comunicações e a tinta.

E depois queixem-se do desemprego.

JQT
 

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tsahal

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SICC.
« Responder #2212 em: Agosto 14, 2009, 06:51:11 pm »
JQT, segundo a EID o ICCS 5  (conhecido em Portugal por SICC) foi mesmo encomendado para os BAM, não pela Marinha ou por um Ministerío mas sim pelo constructor dos navios, a Navantia SA. Os OPVs Holland tb receberão o ICCS 5 mas na versão mais avançada mas não sendo o novo ICCS 6.

É verdade que o IPMS do NPO é da RR, no entento a Portuguesa Edisoft ta nisso com a RR e ao abrigo da parceria por causa do NPO desenvolveu outros sistemas de gestão da plataforma (I-Command e o ?ISMCS?) ja com encomendas exteriores ou seja que apesar de terem contratado a RR, tb ha mão Portuguesa no IPMS. A mesma empresa é parceira da VT num sistema do NPO.

Apesar da maioria dos sub-sistemas serem de fora, recordo que quem fornece tem aqui representação ou seja ha Portugueses que beneficiam não em grande escala mas é melhor do que nada.

Parece-me que o Leonardo Besteiro não conhece mt bem os futuros programas da Marinha Brasileira.
 

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« Responder #2213 em: Agosto 15, 2009, 12:25:31 am »
Citação de: "P44"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Dúvido muito. Leonardo onde ouviste isso? No DB o que disseram era que por causa de algumas práticas menos claras por parte dos Estaleiros navais encarregues da construção dos vossos "NPO", a construção dos restantes seriam feitas noutro estaleiro.

se não me falha a memória o projecto dos "NaPaOc" brasileiros está mais que escolhido, sendo baseado no projecto francês BR-70 (Imagem) , e a construção seria em Estaleiros Brasileiros.



 :arrow: http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=108647


 Caro colega forista, esse projeto não foi eleito como o vencedor ainda. Até uns meses atras eu diria que o projeto dos Nap de 1800ton que seria escolhido seria o projeto do estaleiro Inace, mas depois de toda esse papelão, me recuso a dizer quem vai ganhar, mas não foi nada decidido ainda, e ainda é tempo do governo portugues fazer algo.
Viva os Paises Lusofonos!

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Uboot

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« Responder #2214 em: Agosto 22, 2009, 09:53:47 pm »
Algumas novidades:

http://poadu.wordpress.com/

August 22, 2009 by worldef

The Oto Melara SpA (part of Finmeccanica group) MARLIN WS (Modular Advanced Remotely controlled LIghtweight Naval Weapon Station) naval turreted weapon system has been selected by the Portuguese Navy to be fitted on NPO (Navio Patrulha Oceânico) ocean patrol vessel built by Empordef-Empresa Portuguesa de Defesa SGPS SA owned ENVC-Estaleiros Navais de Viana do Castelo SA shipbuilding company. The Italian system has been selected over the Rafael Advanced Defense Systems Ltd Typhoon G weapon station. The first vessel named last month P360 NRP Viana do Castelo is at the moment fitted with a 40mm gun from Navy stocks and will be delivered in January 2010.

The MARLIN WS will be fitted with the MK-44 30mm gun and probably with the Thales Land and Joint Systems ALBATROSS thermal imager, tracking and observation system. The MARLIN WS has been ordered by countries like Netherlands, UAE, Italy and Malaysia.
 

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Lightning

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« Responder #2215 em: Agosto 23, 2009, 12:12:18 am »
Para quem quiser saber mais sobre essa peça...

http://www.otomelara.it/EN/Common/files ... marlin.pdf
 

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pchunter

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« Responder #2216 em: Agosto 23, 2009, 12:20:51 am »
Parece-me bem, mas se fosse uma peça de 40mm!!!
 

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sivispacem

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« Responder #2217 em: Agosto 23, 2009, 09:52:35 am »
E as provas de mar?? Alguém sabe dizer se já começaram???

Cpmts,

Carlos Ferreira
Cumprimentos,
 

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« Responder #2218 em: Agosto 23, 2009, 12:36:26 pm »
Mas eles estao dentro de agua faz anos !!!
mais provas no mar??
 

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Cláudio C.

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« Responder #2219 em: Agosto 23, 2009, 03:30:10 pm »
Virá o Marlin equipado com misseis?
E Pluribus Unum