Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

• 5925 Respostas
  • 1782502 Visualizações
*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #2190 em: Agosto 04, 2009, 08:44:50 pm »
Citação de: "SSK"
Citação de: "FAAS"
eu não sei, mas em relação aos NCP eu defenderia que fossem colocados a minimizar o tempo de resposta em toda a extensão das nossas aguas... talvez um a norte e um a sul...

Logisticamente falado é praticamente incomportável para a nossa Marinha. A estrutura que está montada não suporta esse tipo de situação. Embora seja a mais lógica a nível operacional.

Ficando um NCP a faltar nos Açores e outro na Madeira... epá mas isso dá 4 NCP  :lol:  c34x

Editado: Corrigir o NPC por NCP
« Última modificação: Agosto 05, 2009, 01:25:09 pm por Cabecinhas »
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #2191 em: Agosto 04, 2009, 09:09:44 pm »
Mas menos jogos e mais leitura, já tem sido explicado várias vezes que os NPO são para usar essencialmente nos Açores e na Costa Ocidental de Portugal Continental e as LFC são para usar essencialmente na Madeira e na Costa Sul de Portugal Continental.

No fundo, à semelhança do que passa actualmente com as corvetas das classes Baptista de Andrade e João Coutinho e com os patrulhas da classe Cacine.

Atenção que o essencialmente não é sinónimo de ser todas as vezes, quer é dizer que a situação expectável de ocorrer na maior parte das vezes, certo?

*

FAAS

• 81
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2192 em: Agosto 04, 2009, 09:29:31 pm »
NCP igual a NPO ? :S

Estava a falar dos NCP...

Ler mas ler como deve de ser...

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #2193 em: Agosto 04, 2009, 10:10:46 pm »
Caro Pereira Marques eu estava a referir-me aos NPC e não aos NPO... Estou a falar no combate à poluição e não em patrulhamento marítimo.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #2194 em: Agosto 04, 2009, 10:21:28 pm »
OK :roll:

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #2195 em: Agosto 04, 2009, 10:24:05 pm »
Ai estes moderadores, estes moderadores! Vai um caneco como desculpas aceites  :Amigos:  :Amigos:
---

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
(sem assunto)
« Responder #2196 em: Agosto 05, 2009, 09:57:52 am »
Vamos cá por as siglas como deve ser :lol: )

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #2197 em: Agosto 05, 2009, 02:16:41 pm »
Citação de: "Lightning"
Vamos cá por as siglas como deve ser :lol: )
:lol:  :lol:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2198 em: Agosto 05, 2009, 03:01:13 pm »
Viva mais uma vez

Desde já gostaria de agradecer as respostas...já fiquei mais iluminado :idea:  :idea: !!!

Contudo surgiu-me uma nova questão (sou um bocado chato eu sei) em relação aos NCP's. Estes também irão desempenhar missões de patrulha como os restantes NPO's... podendo, caso seja necessário, ser utilizados numa situação de desastre ecológico (Deus  proiba)..ou foram unicamente concebidos para o desempenho de missões de combate à poluição..ficando parados no porto à espera de serem utilizados numa situação desse tipo?

Penso que a resposta será qualquer coisa mais próxima da primeira hipótese (dada a necessidade de polivalência que se exige a uma Marinha com meios limitados como é a nossa)...caso contrário...isso sim, ainda que muito bem intencionado seria um manifesto desperdicio de recursos..ter dois navios parados na base à espera de serem utilizados em situações que, felizmente, não ocorrem com tanta frequência assim (pelo menos as de grandes dimensões).

*

Feinwerkbau

• Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2199 em: Agosto 05, 2009, 04:26:33 pm »
Citação de: "sefr81"
Viva mais uma vez

Desde já gostaria de agradecer as respostas...já fiquei mais iluminado :idea:  :idea: !!!

Contudo surgiu-me uma nova questão (sou um bocado chato eu sei) em relação aos NCP's. Estes também irão desempenhar missões de patrulha como os restantes NPO's... podendo, caso seja necessário, ser utilizados numa situação de desastre ecológico (Deus  proiba)..ou foram unicamente concebidos para o desempenho de missões de combate à poluição..ficando parados no porto à espera de serem utilizados numa situação desse tipo?

Penso que a resposta será qualquer coisa mais próxima da primeira hipótese (dada a necessidade de polivalência que se exige a uma Marinha com meios limitados como é a nossa)...caso contrário...isso sim, ainda que muito bem intencionado seria um manifesto desperdicio de recursos..ter dois navios parados na base à espera de serem utilizados em situações que, felizmente, não ocorrem com tanta frequência assim (pelo menos as de grandes dimensões).

o facto do navio tar armado com uma peça de artilharia aponta para a 1ª hipotese o que me parece correcto..

no entanto a existencia desta poderá também ter a ver com missões de prevenção da poluição, tipo fiscalizações etc...

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #2200 em: Agosto 05, 2009, 04:59:02 pm »
sefr81 escreveu:
Contudo surgiu-me uma nova questão (sou um bocado chato eu sei) em relação aos NCP's. Estes também irão desempenhar missões de patrulha como os restantes NPO's... podendo, caso seja necessário, ser utilizados numa situação de desastre ecológico (Deus proiba)..ou foram unicamente concebidos para o desempenho de missões de combate à poluição..ficando parados no porto à espera de serem utilizados numa situação desse tipo?

Em princípio os navios serão polivalentes. Balizadores, combate à poluição, apoio a mergulhadores, e patrulhas oceânicos.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #2201 em: Agosto 06, 2009, 10:13:41 am »
Viva mais uma vez

Acredite que os NCP vão ter muito mais trabalho do que os NPO ao longo da sua vida, um Navio de Combate a Poluição com estas valencias, nao são navios só vocacionados para combater a poluição em alto mar, estes desempenham também um papel muito importante na limpeza de portos e fiscalização dos inumeros petroleiros e outros navios marretas que por cá vem limpar os seus poroes, por isso é que vemos tamtos hidrocarbonetos a dar a costa, como vê, eles não vão ficar prorpiamente encostados a espera que aconteça uma catastrofe, a principal missão destes navios é prevenir e nao combater embora fosse construido com a finalidade de combater a poluição no mar.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2202 em: Agosto 06, 2009, 12:11:47 pm »
Exacto caro Instructor...era precisamente isso que eu queria saber..e no fundo esperava que assim fosse, pois de outra forma não fazia sentido.
 O que eu perguntei foi se eles, para além desse tipo de missões mais ligadas com a poluição, também seriam usados no patrulhamento normal..no fundo..NPO's com valências acrescidas. Fazerem o trabalho de um NPO (a excepção de operações que impliquem a utilização de helicópteros) e quando necessário acorrerem às missões em que as suas valências especiais forem exigidas.

(sem assunto)
« Responder #2203 em: Agosto 09, 2009, 11:47:54 pm »
Exacto caro Instructor...era precisamente isso que eu queria saber..e no fundo esperava que assim fosse, pois de outra forma não fazia sentido.
 O que eu perguntei foi se eles, para além desse tipo de missões mais ligadas com a poluição, também seriam usados no patrulhamento normal..no fundo..NPO's com valências acrescidas. Fazerem o trabalho de um NPO (a excepção de operações que impliquem a utilização de helicópteros) e quando necessário acorrerem às missões em que as suas valências especiais forem exigidas.

Caro amigo eu insisto, para esse tipo de uso seria melhor a MP adiquirir dois navios de apoio offshore adaptados paa tal função. Aqui no Brasil isso é comum, e esse tipo de embarcação desempenha muito bem essa função.
Viva os Paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #2204 em: Agosto 10, 2009, 11:32:27 am »
Como estão a decorrer as provas de mar??? Não existe por aí alguma foto?