Uma ruiva, uma morena e uma loura morrem, e encontram-se às portas do Céu, onde São Pedro, assistido por um anjinho, as interroga para saber se merecem entrar no Céu, e se receberão o tratamento mais apropriado de acordo com as suas acções em vida.
Começa por interrogar a morena:
(
São Pedro) - Bem-vinda às Portas do Céu! Para te deixar entrar, tens de responder a umas quantas perguntas. Eras devota?
(
Morena) - Bem, sim. Não praticante... morri demasiado jovem para ir regularmente à Igreja. Mas confessava-me uma vez de três em três meses!!
(
São Pedro) - Estou a ver... E casaste-te?
(
Morena) - Sim... duas vezes. Mas eram os dois baptizados!
(
São Pedro) - Pois... e quanto a sexo?
(
Morena) - Só fiz amor com os meus dois ex-maridos... mas pronto... não esperei pelo casamento!
(
São Pedro) - Está bem, está bem. Não está muito mal. Anjinho, leva-a para os aposentos de Prata.
Segue-se a ruiva, que se apresentou logo como Católica Praticante, conhecedora da Biblía, temente a Deus, etc...
(
São Pedro) - Muito bem! E casaste-te, minha filha?
(
Ruiva) - Sim, com o filho de um amigo do meu pai, muito bom rapaz. Amava-o muito!
(
São Pedro) - E sexo?
(
Ruiva) - Foi só mesmo depois do casamento, e só com o meu adorado marido... Nem nunca me passou pela cabeça traí-lo!
(
São Pedro, comovido) - Ah minha filha! tenho orgulho em ti! Anjinho, encaminha-a para os aposentos de Ouro. Não! Platina, aposentos de Platina é isso!
Ainda com uma lágrima no olho, São Pedro começa a interrogar a loura...
(
São Pedro) - E tu, minha filha, também eras devota?
(
Loura) - De costas? Bem, às vezes, sim...
(
São Pedro) - O quê?? Devota, minha filha! Se ias à Igreja, se rezavas, se seguias a Bíblia!!
(
Loura) - Ah, isso... Está relacionado com o baptismo, né? Acho que fui baptizada, quando era pequenina. Serve?
(
São Pedro) - Hum... e foste casada?
(
Loura) - Sim, primeiro com o Manel. Depois ele divorciou-se de mim, e casei-me com o seu irmão, o Joca. Só que ele suicidou-se, e eu fui viver com o patrão dele durante uns tempos. Seis meses depois dele morrer, o patrão pediu-me em casamento, mas eu achei isso uma grande falta de educação...
(
São Pedro, esperançado) - Pois, estavas de Luto...
(
Loura) - Não... é que o primo dele convidou-me primeiro!
(
São Pedro, muito severo) - Então e quanto a sexo?
(
Loura) - Eu era muito liberal! Sexo e amor são coisas diferentes, quer dizer, fazem-se da mesma maneira... As vezes o sexo é mais por trás, o amor implica mais "conversa", assim dar à língua, se é que me entende. Mas nunca me fartei! Desde os 15 aninhos até morrer.. quem diria que só passaram 10 anos? Parece que foram 10 anos a sobreviver, e 20 a f....
(
São Pedro, enfurecido) - CHEGA! Devias ter vergonha! Nem sei como chegaste às Portas do Céu! Sua mulher de virtudes fáceis, impúdica e imoral! Nem o Inferno te chegava!
(
Loura, despreocupada) - Isso quer dizer que não posso vir para aqui? Oh, que maçada... Esse tal de Inferno fica muito longe? Também têm lá porteiros giros, assim de barbas brancas, e isso?
(
São Pedro, mais calmo) - Fica, sim, tens de ir por ali, e... e depois tens de falar com o, o coiso, o Diabo. Sim, é isso. E ele depois trata de ti...Quantos anos tens, mesmo?
(
Loura) - 25. Morri muito cedo, nem cheguei a precisar de lipoaspirações, nem face lifts nem... Estas? São verdadeiras, por exemplo. Pensei por silicone,mas achei que não era preciso.
(
São Pedro, reflectindo) - Pois, estou a ver que não era, não. Então... ahem... vendo bem, o Inferno para ti não... Enfim, hum, Anjinho, leva-a para os
meus aposentos, se fazes favor!

P.S.: Isto escrito parece um testamento enorme!