Portugal estuda a compra de Fragatas Karel Doorman à Holanda

• 413 Respostas
  • 141419 Visualizações
*

Leonidas

• Analista
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #285 em: Dezembro 08, 2006, 12:44:31 am »
Saudações guerreias

Sem esquecer que o "país" teve que desistir da modernização dos F-16 para comprar aquilo que se está a adquirir e aquilo que ainda faltará vir. E, claro, se cá chegar!!

Cumprimentos

*

p_shadow

• Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #286 em: Dezembro 08, 2006, 02:29:20 am »
Citação de: "Leonidas"
Sem esquecer que o "país" teve que desistir da modernização dos F-16...

Quando?!
 :shock:

Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....

*

pn84

• Membro
  • *
  • 122
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #287 em: Dezembro 09, 2006, 10:57:38 pm »
Foto de uma Fragata M da marinha Chilena, com o hangar alterado, para suportar o Cougar, helicopetro usado pela aviação naval chilena.

http://miarroba.com/foros/visitar.php?h ... _2_462.jpg

*

Leonidas

• Analista
  • 618
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #288 em: Dezembro 09, 2006, 11:37:33 pm »
Saudações guerreiras

Não desistiu, mas com a situação (e outro "ingrediente" muito importante) actual vai dar ao mesmo, a não ser que de repente apareça o dinheiro que foi retirado do programa MLU para pagar aquilo que se está a adquirir e aquilo que provavelmente virá. E a razão de ser de uma FAP e vai-se progressivamente desvanecendo á com tudo o que se está a passar á nossa volta. Aqui a sabedoria é do deixar andar e optar-se por fazer truques de malabrarismos na corda bamba com hienas a segurarem a rede aos bambis.

Em outros lados sem ser na lua, opta-se por ser-se sério e para que se dignifique aquilo que deve ser dado o justo valor sem inventansos de nenhuma parte. Neste momento o mais avançado que temos resume-se a pouco mais dos 2 primeiros aviões MLU montados á 4 ou 5 anos, quando se deveria estar numa fase intermédia, mas não!!! Aqui, pelos vistos, opta-se pela lógica da batata de um lado e do outro pelas teorias da treta.

Cumprimentos

*

p_shadow

• Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #289 em: Dezembro 11, 2006, 01:52:20 am »
...a não ser que de repente apareça o dinheiro que foi retirado do programa MLU para pagar aquilo que se está a adquirir e aquilo que provavelmente virá.

Neste momento o mais avançado que temos resume-se a pouco mais dos 2 primeiros aviões MLU montados á 4 ou 5 anos, quando se deveria estar numa fase intermédia, mas não!!! Aqui, pelos vistos, opta-se pela lógica da batata de um lado e do outro pelas teorias da treta.

Ó Leonidas, não diga disparates, por favor.

Cumptos.... e melhores posts
A realidade não alimenta fóruns....

*

Leonidas

• Analista
  • 618
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #290 em: Dezembro 11, 2006, 04:17:12 am »
Continuemos a conversa sobre os F16 no Tópico:
http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 3&start=30

Cumprimentos

*

paraquedista

• Membro
  • *
  • 278
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 41 vez(es)
  • +2/-2
Goalkeeper
« Responder #291 em: Dezembro 11, 2006, 02:32:36 pm »
Citação de: "pn84"
Foto de uma Fragata M da marinha Chilena, com o hangar alterado, para suportar o Cougar, helicopetro usado pela aviação naval chilena.

http://miarroba.com/foros/visitar.php?h ... _2_462.jpg

Alguma confirmacao sobre se as Fragatas M que vem para Portugal vao manter a Goalkeeper ?

Pelos vistos as que vao para o Chile, nao vao dispor, pode ser apenas por causa de estarem a aumentar o Hangar, mas tambem para baixar os custos de manutencao.

Tambem penso que os Holandeses sempre quizerem evitar passar essa tecnologia para outros paises...penso que os unicos que os dispoem para alem deles sao os Koreanos (nao sei em que navios) e  Ingleses (Porta Avioes da classe "Invencible", no HMS Bulwark e nas 4 Fragatas Type 22 batch 3).

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #292 em: Dezembro 11, 2006, 03:12:46 pm »
Paraquedista escreveu:
Tambem penso que os Holandeses sempre quizerem evitar passar essa tecnologia para outros paises...penso que os unicos que os dispoem para alem deles sao os Koreanos (nao sei em que navios) e Ingleses (Porta Avioes da classe "Invencible", no HMS Bulwark e nas 4 Fragatas Type 22 batch 3).

Diversos países operam o Goalkeeper, entre os quais a Holanda, Inglaterra, Chile(na classe L), Bélgica, Portugal(futuramente) Coreia do Sul, e alguns países do Médio Oriente( creio que três).
Portanto como vê não são poucos.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2235
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +102/-232
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #293 em: Dezembro 11, 2006, 07:27:40 pm »
Por falar em Goalkeeper...

:arrow: Vídeo Goalkeeper
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'

Cumprimentos

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5379
  • Recebeu: 529 vez(es)
  • Enviou: 106 vez(es)
  • +590/-9151
(sem assunto)
« Responder #294 em: Dezembro 11, 2006, 07:43:26 pm »
Um video muito esclarecedor das capacidades do sistema :G-Ok:
Potius mori quam foedari

*

paraquedista

• Membro
  • *
  • 278
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 41 vez(es)
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #295 em: Dezembro 11, 2006, 07:57:54 pm »
Diversos países operam o Goalkeeper, entre os quais a Holanda, Inglaterra, Chile(na classe L), Bélgica, Portugal(futuramente) Coreia do Sul, e alguns países do Médio Oriente( creio que três).
Portanto como vê não são poucos.

Obrigado pelo esclarecimento.

Eu espero que nao haja problema na tranferencia das Goalkeeper, pois parece ser uma melhor arma do que a Phalanx. E se possivel que as ponham tambem no NPL.

Tambem penso que como nao a referencia nenhuma sobre isso no artigo da Revista da Armada, acho que se pode assumir que as Fragatas virao com as Goalkeeper.

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #296 em: Dezembro 11, 2006, 09:20:03 pm »
Páraquedista escreveu:
Tambem penso que como nao a referencia nenhuma sobre isso no artigo da Revista da Armada, acho que se pode assumir que as Fragatas virao com as Goalkeeper.

Por acaso até vem mencionado.
- Close-In Weapon System Goalkeeper, sistema de defesa próxima anti-aérea, integrado no SEWACO VII que pode receber designações de alvos do sistema de combate do navio ou actuar de forma totalmente independente, disparando munições de 30mm com uma cadência de 4200 tiros por minuto;

Tirado do artigo da RA de Dezembro.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

Rui Elias

• Investigador
  • 1696
  • +2/-3
(sem assunto)
« Responder #297 em: Dezembro 29, 2006, 01:25:08 pm »
Poderia fazer sentido substituir os Goalkeeper pelo Phalanx, para que ficássemos com apenas um tipo de CIWS.

Até porque a partir de 2007, os CIWS Phalanx que temos passarão a estar modernizados num padrão acima.

No entanto, também as fragatas holandesas trarão uma peça de 76 mm, ao contrário das nossa peças francesas de 100mm que equipam as 3 fragatas da classe Vasco da Gama.

Tirando essas diferenças, e o facto das holandesas terem VLS, acho que serão muito parecidas e portanto acho que fizemos uma boa escolha, tendo em conta os constrangimentos financeiros porque passamos.

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10446
(sem assunto)
« Responder #298 em: Dezembro 29, 2006, 02:22:54 pm »
Para quê substituir um sistema mais eficiente como o Goalkeeper (GAU-8) por um inferior, apenas por questões logísticas?
A manter algum calibre seria o 30mm cuja munição será semelhante ao do canhão ATK Mk44 dos blindados dos Fuzileiros (30mmx173mm).

Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

JLRC

• Investigador
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #299 em: Dezembro 29, 2006, 03:16:02 pm »
Citação de: "Luso"
Para quê substituir um sistema mais eficiente como o Goalkeeper (GAU-8) por um inferior, apenas por questões logísticas?
A manter algum calibre seria o 30mm cuja munição será semelhante ao do canhão ATK Mk44 dos blindados dos Fuzileiros (30mmx173mm).

Concordo com o Luso (nalguma coisa tinhamos de concordar  :wink: ). O Goalkeeper é superior ao Phalanx, portanto deverá ser mantido.

Já agora, em relação aos helicópteros, é óbvio para mim que a discussão sobre se deveríamos comprar mais EH-101 em vez de NH-90 (não me estou a referir ao Rui Elias, essa é outra estória) não é mais do que a guerra de interesses entre a FAP e os restantes ramos das Forças Armadas. Para mim faz todo o sentido o tal Comando de helicópteros conjunto na dependência do EMGFA e no qual estariam concentrados todos os helicópteros tácticos dos 3 ramos das FA. Para mim, esse Comando seria formado pelos EH-101, pelos NH-90 e pelo futuro heli ligeiro que poderia ser o A-109 LUH. Como heli ligeiro para a FAP ficaríamos com o A-119 Koala e aproveitando sinergias adoptaria para a Marinha também o NH-90 NFH. A minha dúvida reside em substituirmos o A-109 pelo Future Lynx (versão Land Lynx) e nesse caso adoptaria também para a Marinha o Future Lynx (versão naval ASW e ASuW). Caso quisessemos também operar helis de ataque poderíamos comprar o A-129 ou se quisessemos um heli navalisado o Apache AH MK1. Esta é apenas a minha visão da questão. Quanto aos Sea Hawk e Black Hawk não vejo que vantagens trariam.
« Última modificação: Dezembro 29, 2006, 03:44:37 pm por JLRC »