Viva Sefr81,
Quanto ao passado recente do GCC com o M-60 as melhores informações que vi até hoje no fórum foram as colocadas pelo ‘Esmaga’.
Passo a transcrever as informações colocadas por ele e já por diversas vezes copiadas neste fórum;
GCC/BMI.
ECC(Esquadrão de Carros de Combate)(110)
(O5/S23/C46/P36)
PelCmd(Pelotão de Comando)(50)(O2/S11/C16/P21 )
SecCmd(Secção de Comando)(14)(O2/S4/C2/P6 )
Commander (Cap)(1xP38 )
EOpInf(Equipe de Operações e Informações)
S-3 Officer (Ten)(1xP38 )
S-2 Element (Sar)(1xHK79 )
Driver (P)(1xM-113A-2+1xP38 )
Messenger (P)(1xMotorcycle+1xG3A3 )
Messenger (P)(1xMotorcycle+1xG3A3 )
EPes(Equipe de Pessoal)
S-1 Sargent (Sar-Ajd)(1xG3A3 )
Element (Cb)(1xG3A3 )
Driver (P)(1xHZJ73+1xP38 )
ELog(Equipe de Logística )
S-4 Element (Sar)(1xHK79 )
Driver (P)(1xU1300+1xAtrM+1xP38 )
ETm (Equipe de Transmissões)
Sargent (Sar)(1xG3A3 )
Signaler (Cb)(1xG3A3 )
Driver (P)(1xHZJ73+1xP38 )
SecLigCC(Secção Ligeira de CC)(8 ) (S2/C4/P2 )
(2xM-60A-3TTS+4xG3A4+8xP38 )
SecSeg(Secção de Segurança)(10)(S1/C1/P8 )
(Includes 2 Tank Drivers )
(1xM-113A-2+2xHK79+2xG3A3SG1+5xG3A3+1xP38 )
SecMan(Secção de Manutenção)( 18 ) (S4/C9/P5)
(15xG3A3+3xP38+1xM-88A-2+2xU1300+1xHZJ73+1xAtrM)
1ºPelCC(Pelotão de CC)(20)(O1/S4/C10/P5 )
2ºPelCC(Pelotão de CC)(20)(O1/S4/C10/P5 )
3ºPelCC(Pelotão de CC)(20)(O1/S4/C10/P5 )
SecPesCC(Secção Pesada de CC)(12)(O1/S2/C6/P3 )
(3xM-60A-3TTS+6xG3A4+12xP38 )
SecLigCC(Secção Ligeira de CC)(8 ) (S2/C4/P2 )
(2xM-60A-3TTS+4xG3A4+8xP38 )
Na realidade só usamos 4xMBTs por Pelotão e ao 5º chamamos reserva. Também custumamos trocar um Pelotão de infantaria Mec pelo nosso 3ºPelCC chamado assim Subagrupamento Tático Blindado e a CAT Mec que recebe o nosso 3ºPelCC passa a chamar-se Subagrupamento Táctico Mecanizado. Organizamo-nos como os EUA mas combatemos como o Reino Unido. Isto é, se necessário dividimos os Subagrupamentos em Destacamentos mais pequenos para reconhecimento em força por exemplo.
ECC.
Os valores entre parênteses são para o pessoal que tem a subunidade.
O primeiro valor é a quantidade total e os segundos são a sua separação por Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados.
O esquadrão tem um Pelotão de Comando e 3 de Carros.O de Comando tem uma secção de comando igual a quase todas as companhias do nosso exército, uma secção de Carros para proteção do comando e para serem utilizados pelo comandante de esquadrão e oficial de operações quando necessário.
Depois tem uma secção de manutenção com o seu M-88 e uma secção de segurança com alguns Atiradores Exploradores.
A secção de comando além do comandante de esquadrão tem a EOpInf com o oficial que planeia as operações do esquadrão conhecido por S-3, o sargento de informações que organiza todas as informações que chegam ao comando do esquadrão durante o combate conhecido por S-2, o veículo deles e duas motas que nunca funcionaram porque nós safamo-nos muito bém com os radios e porque em alguns locais onde vão os carros, só lá chagamos de M-113.
A EPes tem o Sargento-Ajudante(S-1) do esquadrão com o seu cabo-escriturário, eles requesitam tudo o que precisamos e tratam da burocracia.
A ELog tem o sargento de reabastecimentos(S-4) com o seu U1300 que vai buscar o "tacho " e outras coisas quando necessárias.
Os homens da Etm mantêm o posto de comando ligado ao resto premanentemente. No futuro esta organização vai ser alterada tal como os US o fizeram à já 20 anos
(Nós também já mandamos passear os gajos das motas, a secção de segurança e o 5º carro de cada PelCC desde 1996, mas os nossos generais ainda não deram conta )
Fim de citação
Quanto á actual situação, como todos sabemos foram comprados os Leopard2 para substituir os M-60A3TTS.
Quanto á sua futura organização, se vão ser dois ou três esquadrões, três ou quatro carros por pelotão?
Apesar de existirem algumas pessoas bem informadas neste fórum, por vezes em tempo real, na minha opinião, tudo o que tem sido escrito são opiniões e interpretações baseadas nas informações que cada um tem.
