Finalmente: Leopard II para Portugal

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« Responder #990 em: Agosto 04, 2009, 07:53:51 pm »
Citação de: "sefr81"
Lightning muito obrigado pela sua resposta..contudo queria-lhe perguntar mais uma coisa...esses dois esquadrões operacionais serão constituidos cada um por quantos pelotões de quantos carros?

Já não me lembro do número ao certo, mas acho que eram quatro CC. Isto segundo informação já escrita aqui neste tópico, é uma questão de procurar nas páginas anteriores.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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HSMW

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« Responder #991 em: Agosto 04, 2009, 08:04:52 pm »
Sim, é a 4 carros. Com os M-60 foi a 5 mas agora para o fim passou a ser a 4.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Portucale

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« Responder #992 em: Agosto 04, 2009, 11:23:35 pm »
Viva Sefr81,

Quanto ao passado recente do GCC com o M-60 as melhores informações que vi até hoje no fórum foram as colocadas pelo ‘Esmaga’.
Passo a transcrever as informações colocadas por ele e já por diversas vezes copiadas neste fórum;

GCC/BMI.
ECC(Esquadrão de Carros de Combate)(110)
(O5/S23/C46/P36)
PelCmd(Pelotão de Comando)(50)(O2/S11/C16/P21 )
SecCmd(Secção de Comando)(14)(O2/S4/C2/P6 )
Commander (Cap)(1xP38 )
EOpInf(Equipe de Operações e Informações)
S-3 Officer (Ten)(1xP38 )
S-2 Element (Sar)(1xHK79 )
Driver (P)(1xM-113A-2+1xP38 )
Messenger (P)(1xMotorcycle+1xG3A3 )
Messenger (P)(1xMotorcycle+1xG3A3 )
EPes(Equipe de Pessoal)
S-1 Sargent (Sar-Ajd)(1xG3A3 )
Element (Cb)(1xG3A3 )
Driver (P)(1xHZJ73+1xP38 )
ELog(Equipe de Logística )
S-4 Element (Sar)(1xHK79 )
Driver (P)(1xU1300+1xAtrM+1xP38 )
ETm (Equipe de Transmissões)
Sargent (Sar)(1xG3A3 )
Signaler (Cb)(1xG3A3 )
Driver (P)(1xHZJ73+1xP38 )
SecLigCC(Secção Ligeira de CC)(8 ) (S2/C4/P2 )
(2xM-60A-3TTS+4xG3A4+8xP38 )
SecSeg(Secção de Segurança)(10)(S1/C1/P8 )
(Includes 2 Tank Drivers )
(1xM-113A-2+2xHK79+2xG3A3SG1+5xG3A3+1xP38 )
SecMan(Secção de Manutenção)( 18 ) (S4/C9/P5)
(15xG3A3+3xP38+1xM-88A-2+2xU1300+1xHZJ73+1xAtrM)
1ºPelCC(Pelotão de CC)(20)(O1/S4/C10/P5 )
2ºPelCC(Pelotão de CC)(20)(O1/S4/C10/P5 )
3ºPelCC(Pelotão de CC)(20)(O1/S4/C10/P5 )
SecPesCC(Secção Pesada de CC)(12)(O1/S2/C6/P3 )
(3xM-60A-3TTS+6xG3A4+12xP38 )
SecLigCC(Secção Ligeira de CC)(8 ) (S2/C4/P2 )
(2xM-60A-3TTS+4xG3A4+8xP38 )
Na realidade só usamos 4xMBTs por Pelotão e ao 5º chamamos reserva. Também custumamos trocar um Pelotão de infantaria Mec pelo nosso 3ºPelCC chamado assim Subagrupamento Tático Blindado e a CAT Mec que recebe o nosso 3ºPelCC passa a chamar-se Subagrupamento Táctico Mecanizado. Organizamo-nos como os EUA mas combatemos como o Reino Unido. Isto é, se necessário dividimos os Subagrupamentos em Destacamentos mais pequenos para reconhecimento em força por exemplo.

ECC.
Os valores entre parênteses são para o pessoal que tem a subunidade.
O primeiro valor é a quantidade total e os segundos são a sua separação por Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados.
O esquadrão tem um Pelotão de Comando e 3 de Carros.O de Comando tem uma secção de comando igual a quase todas as companhias do nosso exército, uma secção de Carros para proteção do comando e para serem utilizados pelo comandante de esquadrão e oficial de operações quando necessário.
Depois tem uma secção de manutenção com o seu M-88 e uma secção de segurança com alguns Atiradores Exploradores.
A secção de comando além do comandante de esquadrão tem a EOpInf com o oficial que planeia as operações do esquadrão conhecido por S-3, o sargento de informações que organiza todas as informações que chegam ao comando do esquadrão durante o combate conhecido por S-2, o veículo deles e duas motas que nunca funcionaram porque nós safamo-nos muito bém com os radios e porque em alguns locais onde vão os carros, só lá chagamos de M-113.
A EPes tem o Sargento-Ajudante(S-1) do esquadrão com o seu cabo-escriturário, eles requesitam tudo o que precisamos e tratam da burocracia.
A ELog tem o sargento de reabastecimentos(S-4) com o seu U1300 que vai buscar o "tacho " e outras coisas quando necessárias.
Os homens da Etm mantêm o posto de comando ligado ao resto premanentemente. No futuro esta organização vai ser alterada tal como os US o fizeram à já 20 anos
(Nós também já mandamos passear os gajos das motas, a secção de segurança e o 5º carro de cada PelCC desde 1996, mas os nossos generais ainda não deram conta )
Fim de citação


Quanto á actual situação, como todos sabemos foram comprados os Leopard2 para substituir os M-60A3TTS.
Quanto á sua futura organização, se vão ser dois ou três esquadrões, três ou quatro carros por pelotão?
Apesar de existirem algumas pessoas bem informadas neste fórum, por vezes em tempo real, na minha opinião, tudo o que tem sido escrito são opiniões e interpretações baseadas nas informações que cada um tem.
:)
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sefr81

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« Responder #993 em: Agosto 05, 2009, 02:42:30 pm »
Viva Portucale

Foi exactamente esse o post que tinha lido em tempos.

Outra questão...mais atrás  o Lightning respondeu a uma pergunta minha relativa aos modelos de recuperação e lança pontes dizendo que os de recuperação tinham que ser substituidos pois não eram compativeis com a utilização nos Leo's (penso que entendi bem). Gostaria de saber se a substituição dos carros de recuperação foi devidamente equacionada e será executada (dada a incompatibilidade de utilização dos actuais) ou é um assunto que ficará para ser resolvido numas "segundas núpcias" e na verdade ainda não se sabe se serão substituidos ou não.
 

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Portucale

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« Responder #994 em: Agosto 05, 2009, 06:19:03 pm »
Neste site, a meio da página, pode encontrar informações sobre este tema;

http://poadu.wordpress.com/page/3/

De este artigo têm saído muitas das opiniões neste fórum;

Transcrição
June 22, 2009 by worldef
The Portuguese Army (Exército Português) is looking to procure ARVs (Armoured Recovery Vehicles) to support the new Krauss Maffei Wegmann GmbH & Co. KG Leopard 2A6 battle tanks fleet in service with the Brigada Mecanizada mechanized brigade. The Portuguese Army is planning to procure around two vehicles in order to replace in the job the M88A1. The Army previously planned to upgrade its M88A1´s. MLC 70 Class Armoured Vehicle Launched Bridge (AVLB) vehicles will be as well needed in order to replace the in service M60A1.
Rheinmetall Defence GmbH has briefed the Portuguese Army on its ARV 3 Buffel (Buffalo) vehicle as well Flensburger Fahrzeugbau GmbH on its WISENT Leopard 1 & 2 based vehicles.
Under a EUR 77.700 Million contract awarded to the NAMSA (NATO Maintenance and Supply Agency), the Portuguese Ministry of Defence procured 37 Netherlands Army surplus Leopard 2A6 battle tanks as well a single Leopard 2A4 driver training tank, spare parts, maintenance and testing tools, munitions, 74 MAG 7.62 light machine guns, manuals, training services and the tactical radio integration. The fleet is progressively replacing the M60A3 TTS on two battle tanks Squadron´s with the Mechanized Brigade Grupo de Carros de Combate.
The Esquadrão de Reconhecimento (Reconnaissance Squadron) will may get as well the Leopard 2A6. Portugal is receiving the fleet in four batches, two of them yet delivered (18 A6´s and the driver training tank). The next batch is planned to be delivered very soon and the last in November.
The Portuguese fleet is being fitted with the Portuguese made P/GRC 525A tactical radio from EID SA integrated with the original Thales Communications SOTAS digital intercom system.
KMW has delivered and installed dehumidification devices for the storage of the tanks as well briefed the Portuguese Army on combat simulator solutions for the Leopard 2. The briefing covered gunnery/combat simulators as well as driving simulators. The company also carried EMC tests on a Leopard 2 fitted with the P/GRC 525A used as a prototype and is as well carrying technical expertise and logistic services via its GLS Gesellschaft für Logistischen Service GmbH on the fleet transition under a contract with the NAMSA.
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sefr81

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« Responder #995 em: Agosto 06, 2009, 11:33:35 am »
Muito obrigado Portucale...foi esclarecedor sem dúvida.

Mas de acordo com este artigo...não são apenas os carros de recuperação M88A1 que necessitam de ser substituidos..."MLC 70 Class Armoured Vehicle Launched Bridge (AVLB) vehicles will be as well needed in order to replace the in service M60A1".
 

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sivispacem

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« Responder #996 em: Agosto 06, 2009, 12:16:30 pm »
Citação de: "sefr81"
Muito obrigado Portucale...foi esclarecedor sem dúvida.

Mas de acordo com este artigo...não são apenas os carros de recuperação M88A1 que necessitam de ser substituidos..."MLC 70 Class Armoured Vehicle Launched Bridge (AVLB) vehicles will be as well needed in order to replace the in service M60A1".


A necessidade de substituição dos AVLB e M88 é uma necessidade lógica devido ao peso dos Leo, coisa que já se tinha falado aqui há muito tempo.

Acresce o facto de me parecer que qualquer um desses meios ainda no activo já ter muitos anos em cima, quer antes quer depois da sua entrado ao serviço do EP..

Agora o que efectivamente se vai fazer é outra história.... eu penso que no mínimo 2 (idealmente 3...) viatura de recuperação e outros tantos AVLB

A ver vamos...

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nelson38899

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« Responder #997 em: Agosto 06, 2009, 01:31:51 pm »


fonte:Loureiro_70/http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?p=150372#150372
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sefr81

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« Responder #998 em: Agosto 06, 2009, 03:39:54 pm »
Caro sivispacem

Que é uma necessidade lógica penso que todos neste fórum estarão de acordo..mas tal como diz..da necessidade lógica ao que realmente se faz é uma história (infelizmente neste país) muito diferente e foi por essa razão que coloquei a pergunta...uma vez que no que diz respeito a esta questão em concreto, a substituição dos carros de recuperação e lança pontes, a informação não é tão pormenorizada.
 

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cromwell

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« Responder #999 em: Agosto 12, 2009, 06:14:14 pm »
Alguém tem fotos sobre os Leopard que recentemente chegaram?
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Lusitano89

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Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1000 em: Dezembro 16, 2009, 11:34:59 pm »
"Jóia da Coroa" do Exército tem 1500 cavalos de potência



A última aquisição do Exército tem cerca de 11 metros de comprimento, 18 rodas dentro de lagartas, está pintado em vários tons de verde e na torre sobressai um imponente canhão suportado por 1500 cavalos de potência.

No dia em que chegaram os últimos oito blindados à Brigada Mecanizada no Campo Militar de Santa Margarida, a Lusa foi conhecer a 'jóia da coroa' em carros de combate.

No Grupo de Carros de Combate os militares são todos jovens, mesmo os oficiais e as mais de 40 mulheres que ali servem, todos com silhueta magra e em boa forma física, o que se justifica com o esforço de subir os mais de três metros que o novo blindado apresenta.

A dificuldade não se traduz apenas na subida para o carro de combate, efectuada sempre «com três pontos de apoio para não cair, um pé, uma mão e depois o impulso», explica o oficial como se pode aceder, através da torre, ao seu interior.

Após a subida é necessária ginástica e um pouco de contorcionismo para ocupar os estreitos quatro espaços da guarnição no interior do Leopard, a descida pelo meio do 'canhão' origina a segunda advertência do comandante de esquadrão, «é uma peça de 120 milímetros».

A sensação no interior do blindado é claustrofóbica, sem espaços livres ou visão para o exterior, mesmo para o condutor do veículo, com mais de 60 toneladas, que só avalia o cenário exterior através de vários sistemas electrónicos com recurso a periscópios e sem vidro pára-brisas.

Basta ouvir o barulho do motor do Leopard para se perceber a capacidade e a potência da máquina, transmitindo a sensação de que nada consegue parar este «'Porsche' dos carros de combate que alcança mais de 70 quilómetros por hora», e que «passa por cima de tudo», graceja o capitão.

A viagem de demonstração e de treino prossegue pelo meio de matas e arvoredos.

Poças de água, charcos e lamaçais são ultrapassados sem qualquer dificuldade, não fossem os solavancos do Leopard, seria quase um passeio todo-o-terreno, mas que «não são nada comparados com os do velho carro blindado M 60».

A bordo do Leopard estão instalados os segredos militares mais restritos e modernos da NATO para esta arma, sistemas electrónicos, de comunicações e de tiro, que apesar da insistência da Lusa para explicações, o comandante de esquadrilha limita-se a tapar a tecnologia e a justificar que «está em utilização no Afeganistão, por isso não lhe posso mostrar».

A demonstração impressiona, quanto mais não seja pela peça de fogo com mais de seis metros que o Leopard transporta, e que atinge alvos a mais de três quilómetros, com o blindado a rodar ou aos saltos e o 'canhão' a manter-se fixo e apontado.

Os novos veículos ainda não podem disparar. «Ainda não se pode disparar porque é necessário preparar as guarnições com formação específica e certificar os homens», para além de que as munições ainda não estão disponíveis, explica o capitão.

Para o Exército é um processo totalmente novo, «começar tudo a partir do zero, rotinas, fornecimentos, abastecimentos, qualificação», bem como todos os procedimentos relacionados com a manutenção do Leopard 2 A6, descreve o tenente-coronel Jorge Pedro, comandante da Brigada Mecanizada.

No entanto, e enquanto explica toda a estrutura e orgânica da Unidade, o oficial reconhece que não bastam os carros novos, são também «necessários todos os equipamentos de apoio que acompanham esta evolução» da arma de cavalaria.

«O Exército tem o mais moderno que existe em carros de combate, Portugal não envergonha ninguém, falta o resto para dar apoio», argumenta o tenente-coronel sem entrar em detalhes de equipamento.

O comandante da Brigada Mecanizada concorda com as políticas de reequipamento e defende ser preferível «menos equipamento, mas de melhor qualidade e do mais moderno que existe, como o caso dos Leopard».

O oficial afirma que pretende mais militares para a Brigada: «Temos 269 homens, em vez dos 432 inscritos no quadro orgânico, mas operamos com os que temos», e que no caso da Brigada Mecanizada do Exército «são os melhores».

Lusa
 

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Duarte

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Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1001 em: Dezembro 17, 2009, 03:40:09 am »
Citação de: "Lusitano89"
"Jóia da Coroa" do Exército tem 1500 cavalos de potência

...o comandante de esquadrilha...

Para o Exército é um processo totalmente novo, «começar tudo a partir do zero, rotinas, fornecimentos, abastecimentos, qualificação», bem como todos os procedimentos relacionados com a manutenção do Leopard 2 A6, descreve o tenente-coronel Jorge Pedro, comandante da Brigada Mecanizada.


Lusa

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Daniel

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Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1002 em: Dezembro 17, 2009, 10:00:48 am »
Citar
para além de que as munições ainda não estão disponíveis

Então temos Leopard 2A6 mas ainda não temos munições como é que é isso, alguém sabe algo a respeito :?:
 

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pchunter

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Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1003 em: Dezembro 17, 2009, 12:36:42 pm »
É o costume com as fragatas foi a mesma coisa. :G-bigun:
 

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