No entanto acredito e defendo que há situações em que um homem (ou uma mulher), tem que dar o corpo ao manifesto e lutar pelo que acredita.
Nem eu disse o contrario... so disse que lutar por uma divisao administrativa nao me parece mt inteligente... Nunca tive problemas em lutar para atingir os objectivos a que me propus, mas o meus objectivos sao irrelevantes sem mim, e os objectivos de terceiros (ou o tao falado "bem comum") ficarao sempre em segundo lugar.
E o desprezo que demonstras-te por aqueles que mudaram ou tentaram mudar Portugal só demonstra isso mesmo.
Nao e' uma questao de desprezo, e' uma questao de que nao faz sentido um individuo prejudicar-se propositadamente em nome de uma "ideia"...
Nunca ouviste: "não pergunte o que o seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer para o seu país". Essa abnegação é própria de quem ama o seu próximo, de quem não se importa de se sacrificar um pouco pelo bem colectivo.
Essa afirmacao e' propria de um politico a quem interessa que as pessoas facam algo que vai directamente contra os seus proprios interesses.
"Portugal" (seja la isos o que for)
Importaste de explicar o que queres dizer com o “seja lá isso o que for”?
Portugal e' o que? um pedaco de terra? uma ideia? um acidente historico? uma divisao administrativa? ha muitas formas de olhar para a mesma coisa.
Ninguém quer morrer pela pátria, mas há pessoas que aceitam o compromisso de defender a pátria nem que seja preciso sacrificar a sua própria vida. Não é uma aspiração mas sim um compromisso de honra.
Sem duvida... e quem aceita tal compromisso de live vontade deve respeita-lo, apenas nao me parece um compromisso muito inteligente (Depois de eu morrer, que e' que me interessa a "patria"?). Nem e' um compromisso que alguem tenha o direito de tentar impor a quem quer que seja (como no caso do SMO, por ex)...
Se tu, ou qualquer outra pessoa, se julga tao insignificante ao ponto de ter que se sacrificar em nome de uma qualquer ideia, os meus mais sinceros pesames. Para mim, nenhuma ideia ou objecto e' suficientemente importante para justificar o meu sacrificio.
Eis o resultado da filosofia de Rosseau, provavelmente o maior sacana da história, por via indirecta.
Eh pah... o individualismo e' o resultado de um dos fundadores do colectivismo? Esta realmente e' fenomenal... especialmente considerando que o individualismo e' tao antigo quanto o individuo. Quanto aos maiores sacanas da historia, nao tenho duvidas que Hitler, Lenine, Staline, Ivan, etc... (para nomear apenas alguns dos mais bem conhecidos) provavelmente estarao bastante melhor colocados na lista.
O problema é que gente como o Azraael vive às custas da sociedade que só pode funcionar graças aos valores que ataca, e que geram riqueza, segurança e saúde ao ponto de lhe permitir adoptar "filosofias" mais próprias de gente ociosa e que nunca teve que fazer pela vida para poder dar valor ao que critica.
Engracado... basta uma olhada na historia para ver que as maiores tragedias normalmente sao resultado de colocar o valor de ideias politicas ou relgiosas acima do valor do individuo. Que guerras religiosas teriam ocorrido se ninguem estivesse disposto a sacrificar-se pelo que diz num qualquer livro "sagrado"? Quantos teriam sido mortos em genocidios se ninguem achasse que as suas ideias de pureza "racial" sao mais importantes que a sua propria vida e a vida de terceiros? Quantos teriam morrido como consequencia do comunismo/nacionalismo/nazismo/colectivismo/etc... (para beneficio do "bem" comum) se cada um tratasse de viver a sua vida sem tentar intereferir com a vida de terceiros?
Mas é bom que diga o que lhe vai na alma até para que se conheça o tipo de fauna que por aí anda.
Entre nazis, anti-nazis, monarquicos, comunistas, etc... parece haver ca fauna muito mais interessante do que alguem que apenas defende que cada um deve viver a vida como bem entenda, que individuos sao mais importantes que ideias, mitos ou titulos e que as pessoas deve ser julgadas pelo que fazem ou pensam e nao pelo grupo a que tem a sorte ou o azar de pertencer.