Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real

  • 1344 Respostas
  • 336028 Visualizações
*

Luís

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1035 em: Novembro 30, 2010, 11:45:16 am »
Luso-Efe, entendo o seu ponto de vista e concordo consigo em algumas questões, mas no que toca á União Europeia não concordo.

A UE não é perfeita, como nada neste mundo. Mas eu acho que Portugal fica a ganhar por estar na UE, assim como todos os países nela inseridos. A começar pelo Euro. É verdade que ao aderir á moeda única um país perde uma parte da sua soberania, mas imagine o que era nós comprarmos os petróleo, durante estes últimos 8 anos, com o escudo. O escudo era uma moeda fraca. Mas era a nossa, é verdade. Mas agora o euro não deixa de ser a nossa moeda. É também dos Franceses, Alemães, e dos Espanhóis. Não vejo mal nisso. E associar a crise de 2003 até hoje ao Euro, acho que é um erro. Mas cada um  tem a sua opinião quanto a isso.

No que toca á pesca e agricultura, tenho a mesma razão de queixa.


Quanto aos Iberistas traidores e á união Ibérica e Europeia tenho a dizer o seguinte: ou não queria nem quero nem nunca vou querer uma união com Espanha, nem com outro país. Agora uma União Europeia sim. Mas até isso acontecer, muita coisa tem que mudar. Os "traidores", repare, ao longo da nossa história quantos existiram? Quantos venderam a sua Honra e Pátria a Espanha? Por causa do ouro e prata, venderam o país...isto não é problema de agora, nem é problema Português...isto acontece em países habitados por seres humanos, logo, em todos. O que me preocupa sim é a falta de patriotismo do povo português (desculpem a generalização).

Não tenho nada contra os espanhóis (tenho vários amigos), mas também não quero "casar" com eles. Se estivéssemos no lugar deles, o que faríamos?
 

*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1036 em: Novembro 30, 2010, 02:21:10 pm »
Oh meu caro FoxTroop, a metáfora até está bonita, mas se quer que lhe diga, foi muito mal aplicada...
O que o Luso-Efe disse faz todo o sentido. Somos sim explorados e bem explorados pelos espanhóis. E claro que o que deve estar a pensar é que devíamos estar a atirar as culpas para cima do nosso governo. Mas quem disse que não o fazemos? Claro que a culpa também é da nossa política, mas por favor, cego você não é. E também já reparei que há muita gente neste fórum que repetidamente comete a mesma asneira. É tudo uma questão de ética. Então repare só:

Se eu fosse dono de uma grande empresa e tomasse vantagem disso, explorando as empresas mais pequenas, de quem seria a culpa?
Do seu ponto de vista, as pequenas!

É preocupante, e posso mesmo dizer degradante, a sua forma de ver as coisas. O senhor sabe o que é dignidade? Ou ética profissional? Sim, porque gerir um país é, para todos os efeitos, uma profissão.
Claro que os nossos políticos têm culpas no cartório, e não são poucas. Mas daí a isentarem os espanhóis de culpa? Por amor da santa, acordem para a vida.

Em relação à UE, não me vou pôr com grandes floreados. Indo directo ao assunto, a criação da UE foi uma das maiores fraudes diplomáticas cujo único objectivo visava a monopolização da economia dos países menos influentes por parte de países mais ricos. Dentro desses países menos influentes estamos nós. Se a União Europeia foi feita para haver crescimento económico, porque é que a Grécia está em recessão, nós vamos entrar numa para o ano e a Irlanda está na bancarrota? E porque é que enquanto uns crescem, outros encolhem? Não é suposto haver balanço? Tirem as vossas conclusões.  

Cumprimentos.
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1878
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +372/-8369
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1037 em: Novembro 30, 2010, 03:08:22 pm »
Caro whiskey01, não inverta as coisas nem as ponha nesse campo, pois está a ser falso, se o faz deliberadamente ou não, isso não sei.

Caso não tenham reparado, estamos numa economia aberta e somos pequenos. Entrámos numa moeda única com as estruturas de uma economia fechada e sobrevitaminada pelos fundos da UE  coisa que nunca deveriamos ter feito. Entrámos num comboio armados em grandes e agora que ele vai a 300km/h vemos que não temos "elan" e há que ache que devemos saltar fora. A 300km/h não se salta fora a não ser que se queira suicidar.

Fundos que deveriam ter servido para requalificar a nossa economia, industria e agricultura e foram para autoestradas, jipes, Porches e quintas. Não vi nenhum espanhol, alemão, chinês, etc, etc, a apontar uma pistola à cabeça do pessoal e a dizer-lhe para comprar o Ferrari em vez de modernizar a fábrica e o que não faltava era pessoal mais avisado a chamar a atenção para isto.

Portugal é apontado pelos países que querem aderir ao € como exemplo do que não se deve fazer e, tanto o Sr. Sampaio como o Sr. Cavaco Silva (por acaso o principal coveiro da nossa capacidade produtiva) já foram envergonhados publicamente no estrangeiro com comentários desses. Também não vejo onde é que espanhois ou coisa que o valha têm culpa nisso.

Espanha está a fazer o que qualquer país faz e não vale a pena lirismos. Países mexem-se por interesses e nós não estamos a salvaguardar os nossos e como não existem vazios de poder...... Adivinhe o resto.


Quanto à agricultura, como interessado em 1ª mão apenas posso dizer que o que foi postado antes por outros foristas não passa de um escanxavalho tão triste e com tanta falta de conhecimento do assunto que nem sei por onde começar a rebater. Contudo se tiver questões sobre o assunto terei todo o gosto em lhe facultat dados. Depois coloque-os na balança e tire as suas ilações.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23154
  • Recebeu: 4101 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2697/-4485
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1038 em: Novembro 30, 2010, 03:54:16 pm »
É engraçado FoxTroop, mas este fim-de-semana li um Expresso já antigo onde se falava sobre a Sovena. É impossível não sentir um pouco de orgulho ao ver como a empresa está a expandir inclusive em Espanha. A agricultura é uma actividade rentável, tem é que haver dinheiro e uma boa gestão. A agricultura do tio "jaquim", analfabeto sem qualquer formação, mas com décadas de lavoura em cima, essa é que está condenada... infelizmente. :(

É por isso é que Espanha leva-nos um grande avanço, não passaram pelas nacionalizações e por isso têm muitas empresas relacionadas com este ramo produtivo enquanto que Portugal só nos últimos anos é que começamos a ver alguns projectos com força e capacidade para se imporem num mercado europeu.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1878
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +372/-8369
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1039 em: Novembro 30, 2010, 04:19:18 pm »
Correcto Cabeça. A agricultura é rentavel emboar não faça de ninguém um magnata. Eu costumo dizer que os únicos dois negocios que nunca irão acabar são: as funerárias e a agricultura. Por mais avanços que a civilização dê, não vamos parar de morrer e continuaremos a necessitar de comer.

Contudo é perigisissimo aplicarmos em Portugal um modelo espanhol. O modelo de exploração espanhol está a esgotar-se rápidamente. A exploração intensiva e sem regras dos agricultores espanhois deixou vastas áreas produtivas completamente "queimadas" e está a dar cabo do resto a uma velocidade muito preocupante. Preocupa-me bastante os milhares de hectares que estão a comprar em Portugal para implante desses tipos de cultura. No Alentejo, onde os terrenos comprados por espanhois estão a ser utilizados de forma intensiva, devido à composição do mesmo a aturação de destruição do "chão" é uma ameaça real.

Quanto à agricultura do tio "jaquim" é o tipo de agricultura que está condenada como "profissão/negócio" tradicional, mas é o tipo de agricultura que direccionada para a vertente de produção biológica pode render e muito. Existe muita malta nova que herdou pequenas propriedades e está a apostar nesse segmento. Outra vertente que está a aparecer em força e que com a crise julgo que vai crescer exponencialmente é a agricultura para consumo proprio. Um bom exemplo são as cada vez mais numerosas "hortas urbanas". Na minha zona existe já muita gente que apenas compra no supermercado os produtos que não tem como produzir. Intermarche's e Modelos já tiveram de fechar portas por aqui e existem mais na linha pra fechar.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23154
  • Recebeu: 4101 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2697/-4485
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1040 em: Novembro 30, 2010, 05:10:02 pm »
Estás a falar com um tipo que ainda à duas semanas teve a esmoer o almoço com uma enchada nas mãos...espero que a ervilha seja boa, senão mato-me! :lol:

Por acaso uma parte do artigo que eu achei interessante foi o tipo da Sovena a dizer que muitos dos terrenos que têm no Alentejo foram adquiridos a espanhóis... :shock:

Lembro-me de ler um outro artigo à uns meses a dizer que os espanhóis estavam a vender os terrenos agriculas cá em Portugal porque estavam a ficar descapitabilizados e preferiram perder os anéis (terrenos em Portugal) do os dedos (tudo o resto).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1041 em: Novembro 30, 2010, 11:01:05 pm »
Aos colegas Texou e Cabeça de Martelo, digo-vos que o iberismo, que é a principal ameaça a independencia de Portugal actualmente, nasceu com os repúblicanos e os intelectuais de esquerda, no século XIX, que eram os da 1ª República Espanhola e os republicanos da Geração de 70.

Por isso, se querem ver a verdadeira ameaça contra a independencia da nação lusitana e à liberdade do seu povo, olhem para o espelho. São vocês.

Cumprimentos.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1074
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +74/-33
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1042 em: Dezembro 01, 2010, 12:18:06 am »
Uns discutem perigos e oportunidades reais que se apresentam a Portugal, outros Quixoteiam contra os "iberistas".

Just another day no Forum Defesa.  :wink:
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1043 em: Dezembro 01, 2010, 10:28:45 am »
Entretanto, é DIa da Restauração!!!!!!!!! :G-beer2:

Hino da Restauração (1640)

Portugueses celebremos
O dia da Redenção
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação.

A Fé dos Campos de Ourique
Coragem deu e valor
Aos famosos de Quarenta
Que lutaram com ardor.

P'rá frente! P'rá frente!
Repetir saberemos
As proezas portuguesas.

Ávante! Ávante!
É voz que soará triunfal
Vá ávante mocidade de Portugal!
Vá ávante mocidade de Portugal!


"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1044 em: Dezembro 01, 2010, 03:41:48 pm »
Esta mensagem tem conteúdo dirigido a dois utilizadores: O FoxTroop e o Vicente de Lisboa. Começo pelo FoxTroop.

Concordo consigo na sua visão política do nosso Governo. Deixamos sim vazios de poder que são aproveitados pelos espanhóis. Mas não seguiu o meu raciocínio. Então, deixe que lhe diga já de inicío que não faço a mais pequena ideia de como é que uma pessoa pode ser falsa involuntariamente. Logo, partirei do princípio que me está a chamar mentiroso ou ignorante. Asseguro-lhe que não fui falso. Apenas interpretei os seus argumentos e deduzi o que estava à vista: Que concordava com essa falta de ética, visto que contrariou acérrimamente a minha objecção. Eu não concordo, não significa que não as respeite. Volto a dizer que concordo com a sua visão política do nosso governo, mas tem de compreender que há certos assuntos que concordar ou discordar deles revela falta de alguns valores.

Relativamente ao que o Vicente de Lisboa disse... "Quixotear", "Quixotar"? Pode-me dizer o que significa? Este verbo é-me completamente alheio. Fale português se faz favor. Suponho que seja algo parecido com "chatear" os iberistas. Sim, eu chateio os iberistas, e, se você for um, vou chateá-lo a si também. Diz isso com esse tom depreciativo... "Uns discutem ameaças reais e outros chateiam os iberistas." O seu nome está muito bem posto, Vicente de Lisboa. Sempre foi assim. Enquanto os alfacinhas pseudo-intelectuais pró castelhanos estávam na segurança da capital, os do norte (que os lisboetas chamam "labregos") e os do sul (os preguiçosos) trabalhavam e morriam para defender a nação. E depois vocês é que clamavam a guerra ou a união ibérica... Em verdade lhe digo, a si e a todos os outros iberistas neste fórum. Se um dia a independência da minha pátria fosse posta em causa porque senhores como você poluem o país, de graça e com um enorme sorriso nos lábios, defenestrava-os, tal como se fez ao iberista Miguel Vasconcelos, hoje, neste dia 1 de Dezembro.

Relativamente a todos aqueles que diziam que a TVI era castelhana, ai podem querer que sim. No dia da Restauração da Independência, no canal TVI 24, fazem esta pergunta que eu considero uma completa falta de respeito: "Concorda com a ideia de se criar uma União Ibérica?".

Sem comentários. Estes também eram defenestrados.

Cumprimentos, e viva Portugal.
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1878
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +372/-8369
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1045 em: Dezembro 01, 2010, 07:54:09 pm »
Citar
Concordo consigo na sua visão política do nosso Governo. Deixamos sim vazios de poder que são aproveitados pelos espanhóis. Mas não seguiu o meu raciocínio. Então, deixe que lhe diga já de inicío que não faço a mais pequena ideia de como é que uma pessoa pode ser falsa involuntariamente. Logo, partirei do princípio que me está a chamar mentiroso ou ignorante. Asseguro-lhe que não fui falso. Apenas interpretei os seus argumentos e deduzi o que estava à vista: Que concordava com essa falta de ética, visto que contrariou acérrimamente a minha objecção. Eu não concordo, não significa que não as respeite. Volto a dizer que concordo com a sua visão política do nosso governo, mas tem de compreender que há certos assuntos que concordar ou discordar deles revela falta de alguns valores

Caro whiskey01, relações entre países e o comportamento dos mesmos não pode ser medido dessa forma. São relações que se processam de outra forma e a ética aí, é um conceito difuso. Não se trata de concordar consigo ou não. Trata-se de realidades, lutas de poder e manutenção de nações numa espiral de competição que elemina quem não se prepara e antecipa. Trata-se de sobrevivencia. Esses valores de que fala também concordo com eles mas, entre nações, a única coisa que existe é interesses.
 

*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1046 em: Dezembro 01, 2010, 09:16:40 pm »
A sua análise política estava mais que correcta, e claro que sim. Gerir uma nação são interesses. Só que há certas coisas que são ditas com uma frieza, que se chega a pensar que concordam com aquilo. Se não concorda e quis apenas transmitir-me o que realmente acontecia, então peço desculpa se o entendi mal.

Cumprimentos.
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1878
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +372/-8369
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1047 em: Dezembro 01, 2010, 10:39:50 pm »
Citação de: "whiskey01"
A sua análise política estava mais que correcta, e claro que sim. Gerir uma nação são interesses. Só que há certas coisas que são ditas com uma frieza, que se chega a pensar que concordam com aquilo. Se não concorda e quis apenas transmitir-me o que realmente acontecia, então peço desculpa se o entendi mal.

Cumprimentos.


 :G-beer2:   Não tem de pedir desculpa, pois apenas estavamos a trocar ideias e pontos de vista. Acontece que por vezes a mensagem não passa como gostariamos e pode ser mal entendida.
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1074
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +74/-33
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1048 em: Dezembro 02, 2010, 09:36:57 am »
Citação de: "whiskey01"
Relativamente ao que o Vicente de Lisboa disse... "Quixotear", "Quixotar"? Pode-me dizer o que significa? Este verbo é-me completamente alheio. Fale português se faz favor. Suponho que seja algo parecido com "chatear" os iberistas. Sim, eu chateio os iberistas, e, se você for um, vou chateá-lo a si também.



Citar
Diz isso com esse tom depreciativo... "Uns discutem ameaças reais e outros chateiam os iberistas." O seu nome está muito bem posto, Vicente de Lisboa. Sempre foi assim. Enquanto os alfacinhas pseudo-intelectuais pró castelhanos estávam na segurança da capital, os do norte (que os lisboetas chamam "labregos") e os do sul (os preguiçosos) trabalhavam e morriam para defender a nação. E depois vocês é que clamavam a guerra ou a união ibérica... Em verdade lhe digo, a si e a todos os outros iberistas neste fórum. Se um dia a independência da minha pátria fosse posta em causa porque senhores como você poluem o país, de graça e com um enorme sorriso nos lábios, defenestrava-os, tal como se fez ao iberista Miguel Vasconcelos, hoje, neste dia 1 de Dezembro.

Já pensou em fazer uma série policial para a Fox? É que eles têm aqueles cientistas que dum cabelo sabem a cara de um criminoso, aquele tipo que lê mentiras, e o Hugh Laurie a adivinhar toda a história médica com um só olhar, mas o caro whiskey01 consegue, a partir de um nick, conhecer todas as opiniões não só de um gajo como as de toda uma região! É sucesso garantido!

Citar
Relativamente a todos aqueles que diziam que a TVI era castelhana, ai podem querer que sim. No dia da Restauração da Independência, no canal TVI 24, fazem esta pergunta que eu considero uma completa falta de respeito: "Concorda com a ideia de se criar uma União Ibérica?".
Deveras absurdo, mas porque raio é que alguém ainda vê a TVI? Desde que a IC vendeu aquilo que é lixo.
 

*

Luís

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
Re: Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real
« Responder #1049 em: Dezembro 02, 2010, 11:27:49 am »
A TVI é um lixo...mas se fosse só a TVI, estávamos descansados...a gente sai á rua, é a Zara, Repsol...ao menos dão empregos a portugueses...