09 Dezembro 2008 - 12h02
Economia recuou 0,1% no terceiro trimestre
Portugal à beira da recessão
A economia portuguesa recuou 0,1 por cento no terceiro trimestre face aos três meses anteriores, arriscando entrar em recessão técnica em 2008.
De acordo com contas do Instituto Nacional de Estatística (INE), a riqueza criada no terceiro trimestre traduz um agravamento da estimativa de 14 de Novembro, que apontava para a estagnação do Produto Interno Bruto (PIB).
Na variação homóloga, o PIB cresceu 0,6 por cento, menos uma décima do que a estimativa rápida.
Se a economia voltar a registar um crescimento negativo no quarto trimestre, Portugal entrará mesmo em recessão técnica ainda em 2008.
Segundo o INE, a baixa no crescimento foi determinada “sobretudo pela informação mais recente sobre o comércio internacional entretanto disponível, nomeadamente no que diz respeito às exportações nominais e bens deflactores”.
Para a quebra do PIB contribuíram as importações, que passaram de uma variação negativa de 2,6 por cento para um aumento de 1,1 por cento. Já as exportações caíram 1 por cento. o investimento também subiu mas apenas uma décima, face aos três meses anteriores, ao mesmo ritmo dos gastos do Estado.
correio da manhã