Apesar de não estar completamente por dentro da situação arrisco o seguinte: parece-me que está acontecer o que eu sempre pensei, isto é, não é dentro de "chapa com rodas" que se combate forças tipo guerrilha como esta.
Parece que a aproximação às posições inimigas (In) está a ser o mais discreta possivel de forma a ser feita em segurança (fora das estradas e trilhos) e a surpreender as forças Taliban (sem ruido e de uma direcção inesperada). Para tal os deslocamentos não podem ser feitos dentro de viaturas blindadas, com Carros de Combate em apoio, por estradas que estão obviamente vigiadas e minadas.
Se a localização do In é perfeitamente conhecida e está bem identificado, uma hipótese é, se houver meios, o Heli-assalto.
Se a localização do In é algo incerta, uma modalidade de acção possivel é a aproximação apeada, discreta, fora das estradas e trilhos.
Se a localização do In é totalmente desconhecida, uma modalidade de acção é fazer o que fizemos em Africa durante 12 anos: a nomadização. Isto é, durante vários dias"vaguear" discretamente à procura de indicios de In e se tal acontecer actuar em conformidade, mas desta vez com uma vantagem: o esmagador apoio aéreo.
Espero não ter sido muito teórico e não ter falado de algo sobre o qual não tenho todos os dados. ...