Já tive uma experiência com os panhóis e não apreciei, foi tensa do ponto de vista dos relacionamentos!
Das forças espanholas, tirando uns tipos das OE que apareciam só de passagem, tive o azar de só lidar com jorda (eram da Infanteria de Mariña). Cheios de tretas e babuje, com o tique de serem os maiores, sempre a deitarem abaixo os seus camaradas da Legião, mas no terreno cheguei ao ponto de pontapear alguns para ver se acordavam. A
"fariña" corria solta pelas narinas da espanholada e fiquei com muita má impressão. E não fui só eu, pois até os italianos do são Marcos os desprezavam (ao ponto de os chamarem covardes). Mas, tal como disse, pode ter sido azar, pois outros camaradas em outra ocasiões ficaram com boa impressão.
Também em Mostar, tive a muito desagradavel surpresa de verificar que o tradicional poste, com as placas indicativas das cidades e distancias, da unidade espanhola, estava encimado com uma placa recortada com o formato da Peninsula Ibérica, totalmente pintada com as cores de Espanha e com a palavra España estampada a preto na barra amarela. O mais revoltante do quadro era as letras E e S bem dentro do que corresponde ao Território Nacional. Não foi facil conter a malta de derrubar o poste.
Quanto à Oso-Negro, tenho uma, das primeiras que apareceram (boa qualidade). As que eram distribuidas para as missões não tinham essa qualidade e cheguei a ver uma lamina a partir-se ao tentar cortar uma cana de bambu.