Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 575370 Visualizações
*

typhonman

• Investigador
  • 5151
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1653 vez(es)
  • +8549/-4173
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1440 em: Dezembro 19, 2010, 03:25:05 pm »
Nunca esperei ver isto escrito sobre os Comandos....

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1441 em: Dezembro 19, 2010, 04:21:28 pm »
Caros foristas,

Como é típico na nossa mentalidade quando algo corre mal começamos logo a descascar em tudo e todos – é como no futebol, um dia bestiais, no outro dia  bestas – e contra mim falo que por vezes caio na mesma situação.

A realidade é bem diferente e todos, ou quase todos, que aqui escrevem sabem isso.
Em todos os sectores da nossa sociedade há bons e maus profissionais e não podemos julgar o todo pelas partes; muito embora o todo seja a soma das partes temos que aceitar que há boas e más partes porque esta é a realidade.
Eu também poderia começar aqui a descrever muitas situações menos abonatórias a que assisti, tanto cá dento como lá fora em diversas unidades portuguesas e não descarto os Comandos ou qualquer outra tropa especial, infelizmente para mim que já servi em várias.
Mas ao mesmo tempo também podia dar aqui vários exemplos de falta de profissionalismo de militares estrangeiros, que não são todos muito bons, como muitos pensam e alguns querem fazer crer, em detrimento dos militares portugueses.
A grande diferença é que os estrangeiros quando falham, porque também falham, o sistema encarrega-se de os tratar de acordo com os procedimentos convencionados, enquanto cá entramos habitualmente pela política dos brandos costumes, até porque se formos actuar severamente, muitas vezes temos que ir subindo na hierarquia o que não é politicamente correcto.

Tendo a consciência da capacidade profissional da grande maioria dos militares portugueses, não posso aceitar que esse profissionalismo seja posto em causa pela atitude de alguns, mal formados e mal enquadrados e aqui é que esta o cerne da questão.
Desde de 1993, salvo erro, que unidades militares portuguesas cumprem missões em vários TOs em diferentes continentes e com um elevado grau de profissionalismo reconhecido por muitos - e não estou aqui a falar dos discursos de circunstancia de politicos ou generais, mas de conversas com elementos que andam no terreno ao longo dos anos e sabem avaliar a competencia dos outros.

Nos tempos que correm, infelizmente em muitas e para não dizer em todas, as aéreas da sociedade vivemos num cada vez maior facilitismo, que começa na formação e passa pela qualificação, o que leva a que indivíduos incompetentes sejam postos ao lado de outros competentes, porque alguém decidiu que eles seriam capazes, apenas por uma razão de estatística.
Se a selecção fosse realmente como deveria, muitos nem iniciavam a formação e isto aplica-se a todos os níveis, para além de que outros tantos nunca acabariam obtendo determinada qualificação; mas mais uma vez digo, trabalha-se em função de números e não de nomes.
Não pondo muitas vezes em causa a capacidade técnica de alguns, há-de faltar-lhes sempre a autodisciplina inerente ao sentido do dever e à consciência moral para cumprir, porque tem que ser e não porque alguém manda - mas está é infelizmente uma característica latina, não é exclusiva dos portugueses.

Outra razão subjacente a algumas situações pouco abonatórias de militares portugueses, prende-se com o consumo de álcool.
Na nossa sociedade é culturalmente aceitável beber em qualquer lugar e a qualquer hora, e por arrastamento nas FFAA passa-se o mesmo, ao contrário de em outros exércitos, no qual isso é proibido em TOs, sendo severamente punido.
Seria lógico e legitimo fazer o mesmo cá, mas na prática seria também quase impossível quando muitas vezes quem tem que dar o exemplo não o consegue fazer.
O correcto, até porque os extremismos não são benéficos, seria o meio termo, mas isto leva-nos ao que eu referi no outro paragrafo, a necessária autodisciplina - caracteristica que falta infelizmente a muitos.

Cumprimentos

E Boas Festas

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1878
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +372/-8369
« Responder #1442 em: Dezembro 19, 2010, 04:50:25 pm »
Caro Corapa, simplesmente brilhante o seu texto e nada mais se pode acrescentar. Chamo apenas a atenção de outros para este trecho:

Citação de: "corapa"
A grande diferença é que os estrangeiros quando falham, porque também falham, o sistema encarrega-se de os tratar de acordo com os procedimentos convencionados, enquanto cá entramos habitualmente pela política dos brandos costumes, até porque se formos actuar severamente, muitas vezes temos que ir subindo na hierarquia o que não é politicamente correcto

Ah, pois é........

*

Desertas

• Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
« Responder #1443 em: Dezembro 19, 2010, 07:39:43 pm »
Corapa escreveu :

"A grande diferença é que os estrangeiros quando falham, porque também falham, o sistema encarrega-se de os tratar de acordo com os procedimentos convencionados, enquanto cá entramos habitualmente pela política dos brandos costumes, até porque se formos actuar severamente, muitas vezes temos que ir subindo na hierarquia o que não é politicamente correcto."

Concordo plenamente , e na minha modesta opinião , julgo que deveriamos mudar , deixar a política dos brandos costumes , e , evitar que " a culpa morra solteira" como é muito o hábito na sociedade Portuguesa . Também deixar de só culpabilizar ou punir os quadros mais baixos como é hábito no nosso País  . Por vezes é necessário tomar decisões difíceis , mas elas têm de ser tomadas . Essas decisões em teatros como o Afeganistão podem poupar vidas de militares nossos.
Julgo que a actual crise que vivemos deve-se em muito ao facilitismo que instaurou-se na Sociedade Portuguesa . Esse facilitismo chegou às nossas Forças Armadas , o que é mau . Já é mau na sociedade em  geral , no meio castrense então é péssimo.
Enfim , a ver vamos se a nossa sociedade tem capacidade para mudar . Espero bem que sim.
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10444
« Responder #1444 em: Dezembro 19, 2010, 08:04:19 pm »
Mas lá está o pessoal sempre a desculpar!
Fosga-se!
Nós só podemos ter recursos humanos e estes têm de ser de qualidade!
Cada um desses militares deve ter brio. Deve inspirar respeito a TODOS os outros. Fazerem-se temidos.
Se os outros pensam que até as nossas tropas de elite não valem uma merda (e que é só cagança) nem com essa dúvida ficam.
Se o material é fraco, ao menos as tropas inspiram respeito.
Como os turcos ou os coreanos, nos idos 50 e 60.
Pois com coisas destas não, e quer queiramos quer não, o facto ficou registado num livro, quwe será lido por muita gente. PONTO!
Miséria!
Vergonha!

Não me desculpem esses bêbados!!!
É a mesma trampa da I República!
Só cagança!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1878
  • +372/-8369
« Responder #1445 em: Dezembro 19, 2010, 08:38:28 pm »
Luso, não se trata de desculpar o pessoal. Eles têm culpa, isso é certo, mas as coisas são um bocado mais complexas.
Já passei tremendas vergonhas por atitudes de militares nossos. Coisas que, ainda hoje ao lembrar-me, me deixam com um aperto por dentro. Felizmente (ou infelizmente) a estrelinha vai bafejando a malta e as coisas vão passando ao lado. Não quero dizer com isso que não existe profissionalismo ou competencia nas nossas FA's. Dizer isso era negar a extraordinária capacidade dos nossos homens aguentarem coisas que levariam a um motim em qualquer outra força de outra Nação e continuarem a cumprir a missão atribuida.

Quero é apenas repetir o que o forista Corapa disse. O sistema não funciona porque muitas vezes os entalados seriam justamente quem deveria fazer o sistema funcionar, ao contrário do que se costuma passar nos contigentes de outras nações onde assiti inclusivé a despromoções dos infractores. Como um certo corporativismo se instalou, a autoridade  moral para que se faça cumprir certas coisas colapsa e em missão é preciso gerir isso muito bem. Daí excessos que são graves e lesam a nossa imagem perante outros.

Outra questão é justamente numeros vs nomes. Ninguém aqui nega que os padrões de acesso, especialmente as Forças Especiais, baixou muito (um problema transversal à generalidade dos exércitos ocidentais mas que, no meu ver, em Portugal atingiu o cúmulo do caricato). Mesmo com esse laxismo no acesso e conclusão dos cursos, existe uma grande dificuldade em manter os minimos dos minimos em numeros por isso a última preocupação são os nomes. Isso é porreiro para os gabinetes dos maiorais, mas para quem anda no terreno...... Olhe que muitas vezes a minha maior preocupação era quem estava atrás de mim e não o que eu pudesse encontrar pela frente.

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • +1078/-10444
« Responder #1446 em: Dezembro 19, 2010, 09:10:07 pm »
Citação de: "FoxTroop"
Luso, não se trata de desculpar o pessoal. Eles têm culpa, isso é certo, mas as coisas são um bocado mais complexas.
Já passei tremendas vergonhas por atitudes de militares nossos. Coisas que, ainda hoje ao lembrar-me, me deixam com um aperto por dentro. Felizmente (ou infelizmente) a estrelinha vai bafejando a malta e as coisas vão passando ao lado. Não quero dizer com isso que não existe profissionalismo ou competencia nas nossas FA's. Dizer isso era negar a extraordinária capacidade dos nossos homens aguentarem coisas que levariam a um motim em qualquer outra força de outra Nação e continuarem a cumprir a missão atribuida.

Quero é apenas repetir o que o forista Corapa disse. O sistema não funciona porque muitas vezes os entalados seriam justamente quem deveria fazer o sistema funcionar, ao contrário do que se costuma passar nos contigentes de outras nações onde assiti inclusivé a despromoções dos infractores. Como um certo corporativismo se instalou, a autoridade  moral para que se faça cumprir certas coisas colapsa e em missão é preciso gerir isso muito bem. Daí excessos que são graves e lesam a nossa imagem perante outros.

Outra questão é justamente numeros vs nomes. Ninguém aqui nega que os padrões de acesso, especialmente as Forças Especiais, baixou muito (um problema transversal à generalidade dos exércitos ocidentais mas que, no meu ver, em Portugal atingiu o cúmulo do caricato). Mesmo com esse laxismo no acesso e conclusão dos cursos, existe uma grande dificuldade em manter os minimos dos minimos em numeros por isso a última preocupação são os nomes. Isso é porreiro para os gabinetes dos maiorais, mas para quem anda no terreno...... Olhe que muitas vezes a minha maior preocupação era quem estava atrás de mim e não o que eu pudesse encontrar pela frente.

Fox: tolero e compreendo ( e até deve ser desejável) que o pessoal solte o vapor após operações puxadas. Mais nada. Ponto. PONTO!
Não há pessoal suficiente?
Estranho...
Então esta sociedade não devia produzir gente mais digna, forte, e inteligente?
(pergunta retórica, porque sei bem a merda que se passa nas escolas e no mercado de trabalho).
Porém...
PORÉM...
O que diabo andam a fazer essa gajada na recruta?
O que fazem os instrutores?

Não tolero estas situações e por mim era uma castanhada geral, desdo o chico chefe até ao bebedolas mais básico.
Já que não se pode dizimar.

Aquele que me falar em serviço abnegado à pátria leva uma corrida!
Não me lixem o País vocês também!

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1878
  • +372/-8369
« Responder #1447 em: Dezembro 19, 2010, 09:31:55 pm »
Citação de: "Luso"
Fox: tolero e compreendo ( e até deve ser desejável) que o pessoal solte o vapor após operações puxadas. Mais nada. Ponto. PONTO!
Não há pessoal suficiente?
Estranho...
Então esta sociedade não devia produzir gente mais digna, forte, e inteligente?
(pergunta retórica, porque sei bem a merda que se passa nas escolas e no mercado de trabalho).
Porém...
PORÉM...
O que diabo andam a fazer essa gajada na recruta?
O que fazem os instrutores?

Não tolero estas situações e por mim era uma castanhada geral, desdo o chico chefe até ao bebedolas mais básico.
Já que não se pode dizimar.

Aquele que me falar em serviço abnegado à pátria leva uma corrida!
Não me lixem o País vocês também!

Não, não há pessoal suficiente, dos poucos que há a qualidade é muitas vezes sofrivel e como já referi, transversal a todos os exércitos ocidentais.

Quanto aos que andam na recruta, não vou comentar por respeito, aliás a culpa nem é deles é de quem os deixou entrar para lá em primeiro lugar.

Os intructores?!!!! Esses tentam levar a manada de modo a que eles não desistam senão alguém (lá em cima) vai querer saber porquê e a carreira militar desse instructor pode sofrer um contratempo.

Também não tolero e por isso fiz a única coisa que um militar pode fazer em democracia. Resignar e no meu caso deixar para trás mais de 10 anos de carreira. Como me foi dito quando me apresentei pela ultima vez, existem os que se acomodam e depois, os que não se acomodam e a esses só resta uma saida, ir embora.

Quanto a lixar o País, se aqui alguém espera que as FA's sejam a reserva moral da Nação e o último pilar da soberania, então boa sorte.
Tal como a música dos Metallica Sad but True

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • +1078/-10444
« Responder #1448 em: Dezembro 19, 2010, 10:13:53 pm »
Quanto a lixar o País, se aqui alguém espera que as FA's sejam a reserva moral da Nação e o último pilar da soberania, então boa sorte.

No fundo sabia isso, mas não o queria admitir.
Custa-me muito isso.
E todo o resto.

É mentira em cima de mentira, é silêncio em cima de silêncio, é cumplicidade cúmplice com outras cumplicidades.
É tudo MENTIRA.

O que o FOX disse é verdade.
E só a verdade liberta.

Por mim segue-se para bingo. Não vale mais a pena falar de forças armadas. São mais mentiras.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23154
  • Recebeu: 4100 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2697/-4484
« Responder #1449 em: Dezembro 20, 2010, 10:17:47 am »
Citação de: "Trafaria"
Nada de especial, nem é de admirar... é a costumeira imagem de falta de profissionalismo que acompanha os portugueses.

Calma aí Trafaria, ainda há uns meses "falei" com um sargento do Exército Norte-Americano que esteve no Kosovo e só tinha boas referências a dar da nossa Tropa e do comandante do contingente Português. Já se leu aqui muita coisa dos Páras nas missões internacionais, por norma são boas referências, mas às vezes lá vem uma coisa menos positiva.
« Última modificação: Dezembro 20, 2010, 10:30:03 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23154
  • +2697/-4484
« Responder #1450 em: Dezembro 20, 2010, 10:26:23 am »

Como por exemplo descobrir que a empresa espanhola contractada para abastecer de viveres a nossa rapaziada no Afeganistão mandou comida estragada e fora de validade? Sim, isso seria motivo para motim em grande parte dos contingentes onde se espera que o minimo e essencial seja assegurado. Mas em Portugal...

*

HSMW

• Moderador Global
  • 13063
  • Recebeu: 3286 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1132/-1897
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #1451 em: Dezembro 20, 2010, 10:27:28 am »
É sempre assim. Só não erra quem não faz nada!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23154
  • +2697/-4484
« Responder #1452 em: Dezembro 20, 2010, 10:29:20 am »
O que o pessoal deve reter é que houve uns militares menos profissionais naquele contingente e que os britânicos que não se fazem rogados gostam muito de dar ares de superioridade, mesmo quando eles mesmos foram fortemente criticados pelos Americanos diversas vezes tanto no Iraque como no Afeganistão.

*

Crypter

• Investigador
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
« Responder #1453 em: Dezembro 20, 2010, 12:55:48 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O que o pessoal deve reter é que houve uns militares menos profissionais naquele contingente e que os britânicos que não se fazem rogados gostam muito de dar ares de superioridade, mesmo quando eles mesmos foram fortemente criticados pelos Americanos diversas vezes tanto no Iraque como no Afeganistão.

Verdade! De qq das maneiras este incidente não deveria passar em falso (se é que passou!!)! Fazerem esse tipos de figuras cá no burgo é uma coisa! Agora andarem com esses comportamentos fora de Portugal onde estão em representação de um país, é outra completamente diferente!!

P.s.- Sei muito bem que por vezes, por completa falta de apoio e de consideração dos nossos politicos e pop. em geral, não se sintam a representar nada mais que a eles próprios! Mas a verdade é que eles estão lá debaixo de uma bandeira! E como tal têm que se comportar como verdadeiros militares que são!!

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1454 em: Dezembro 20, 2010, 02:00:18 pm »
Todos os contigentes no TO do Afeganistão cometem erros ou seja acho que não podemos enveredar por essa via.

No entanto quando comparado com outras forças presentes no TO, os Portugueses estão extremamente mal equipados, a começar pelo uniforme, que é algo basico e barato. Digamos que deveriam usar equipamento adaptado ao terreno onde operam caso estejam empenhado em operações de combate.

Imaginem tropas empregues em operações de combate sem equipamentos adequados, haveria muitas baixas e tornam-se um grande problema para quem tem meios.

Missões de treino da ANA é uma missão mais soft ou seja com menos riscos mas é uma missão muito util que exige muita paciencia e esforço. Quem eles treinam, hoje é um soldado ANA, amanhã torna-se um talibã e vice versa.

Menos riscos significa baixas 0 e nada de repercussão nos media.

Relativamente ao militar Português, ele recebe um bom e longo treino. A verdade é o soldado Português não é tão stressado que os US ou UK dai eles ficarem surpresos com algumas atitudes, o mesmo aconteceu na Bosnia, etc.