Vocês querem mesmo que os marroquinos nos dêem uma tareia à força toda!!!  :lol: 
Nós estamos mal, mas não tanto... Tenho a certeza que conseguíamos dar conta de uma invasão marroquina.
Em primeiro lugar era impossível que eles nos apanhassem desprevenidos, o que quer dizer que todos os ramos das forças armadas estariam em prevenção.
Assim, no plano naval, teríamos pelo menos 2 VdG (com sorte 3), pelo menos um submarino, e todas as João Belo, João Coutinho e Baptista de Andrade que conseguíssem flutuar. Ora, a Marinha marroquina, segundo o Haze Gray, tem, em unidades de combate:
Mohammed V (Floreal) class small patrol frigates
Displacement: 2,950 tons full load
Dimensions: 93.5 x 14 x 4.3 meters (307 x 46 x 14 feet)
Propulsion: 4 diesels, 2 shafts, 8,800 bhp, 20 knots
Crew: 80
Aviation: Aft helicopter deck and hangar for 1 Panther helicopter
Troops: 24 special forces
Radar: DRBV 25 air/surface search
EW: ARBR 17 intercept, 2 Dagaie decoy
Armament: 2 Exocet SSM, 1 76mm OTO DP, 2 20 mm
   Two patrol frigates built in France.
Number   Name            Year    Homeport   Notes
[??   Mohammed V         2002?   trials]   
[??   Hassan II         2003?   building]
Lt. Col. Errhamani (Descubierta class) light ASW frigate
Displacement: 1,479 tons full load
Dimensions: 88.9 x 10.4 x 3.7 meters (291.5 x 34 x 12 feet)
Propulsion: 4 diesels, 2 shafts, 18,000 shp, 26 knots
Crew: 100
Sonar: DE-1160B hull
Fire Control: WM-25 
EW: ELT 715 intercept/jammer, 2 Dagaie decoy
Armament: 8-cell Albatros SAM (24 Aspide missiles), 1 76 mm OTO,
   2 40 mm/70 AA, 1 375 mm Bofors ASW RL, 2 triple 12.75 inch torpedo tubes   
   Spanish-built.
Number   Name            Year    Homeport   Notes
501   Lieutenant Colonel Errhamani   1983
Patrol Craft
Rais Bargach class (OPV 64 type) patrol corvettes
Displacement: 650 tons
Dimensions: 64 x 11.4 x 3 meters (210 x 37.4 x 9.8 feet)
Propulsion: 2 diesels, 2 shafts, 10,000 bhp, 25 knots
Crew: 24 + 30 transients
   French-built.
Number   Name            Year    Homeport   Notes
318   Rais Bargach         1995
319   Rais Britel         1996
320   Rais Charkaoui         1996
321   Rais Maaninou         1997
322   Rais Al Mounasrtiri      1997
               
El Lahiq (Osprey 55) class large patrol boats
Displacement: 500 tons full load
Dimensions: 55 x 8.08 x 2.75 meters (180.5 x 26.5 x 9 feet)
Propulsion: 2 diesels, 2 shafts, 4,960 bhp, 18 knots
Crew: 15 + 16 passengers
Armament: 1 40 mm/70 AA, 2 20 mm
   Danish-built.
Number   Name            Year    Homeport   Notes
308   El Lahiq         1987
309   El Tawfiq         1988   
316   El Hamiss         1990
317   El Karib         1990
Okba class (PR-72 type) large patrol boats
Displacement: 440 tons full load
Dimensions: 57 x 7.6  2.5 meters (187 x 25 x 8 feet)
Propulsion: 4 diesels, 2 shafts, 11,040 bhp, 28 knots
Crew: 53
Armament: 1 76 mm OTO DP, 1 40mm/70 AA
   French-built.
Number   Name            Year    Homeport   Notes
302   Okba            1976
303   Triki            1977
               
Lt. De Vaisseau Rabhi (Vigilance) class large patrol boats
Displacement: 425 tons full load
Dimensions: 58.1 x 7.6 x 2.7 meters (190.5 x 25 x 9 feet)
Propulsion: 2 diesels, 2 shafts, 7,600 bhp, 22 knots
Crew: 36 + 15 passengers
Armament: 1 40 mmm/70 AA, 2 20 mm
   Spanish built.
Number   Name            Year    Homeport   Notes
310   Lieutenant De Vaisseau Rabhi   1988
311   Errachiq         1988
312   El Akid            1989
313   El Maher         1989
314   El Majid         1989
315   El Bachir         1989
Commandant Al Khattabi class large patrol boats
Displacement: 420 tons full load
Dimensions: 57.4 x 7.6 x 2.7 meters (188 x 25 x 9 feet)
Propulsion: 2 diesels, 2 shafts, 7,780 bhp, 29.6 knots
Crew: 41
Fire Control: WM-25
Armament: 1 76 mm OTO DP, 1 40mm/70 AA, 2 20 mm
   Spanish-built.
Number   Name            Year    Homeport   Notes
304   Commandant Al Khattabi      1981
305   Commandant Boutouba      1981
306   Commandant El Harti      1982
307   Commandant Azouggarh      1982
Não sei quanto deste material é que tem tripulação e armamento, e está em condições de navegar, mas de qualquer maneira, tenho a certeza que chegamos para eles... Aliás, com um submarino bem pré-posicionado, as Mohamed V e as Errhamani, que são as únicas unidades relevantes, mal sairiam do porto...
Quanto ao vector aéreo, o Ricardo já disse o essencial... Mas queria acrescentar que, num cenário destes, a vantagem seria nossa:
- as VdG, e provavelmente, algum P3, serviriam de alerta avançado
- os nossos pilotos são mais bem treinados
- os nossos aviões têm mais armas inteligentes, particularmente, de ataque ao solo. Sem estas, dificilmente os marroquinos conseguiriam destruir as nossas pistas de aterragem, e outros alvos relevantes
- as nossas tripulações de terra têm provavelmente mais treino, o que se traduz num maior ratio de saídas, sem contar com o facto de estarmos a operar mais perto da base.
Portanto aqui, também acredito que seria possível aguentar.
Finalmente, no vector terrestre... Eu sei que nós somos lentos e mal equipados, mas com um alerta de 1 ou 2 dias, seria possível juntar um número razoável de forças para lutar contra as unidades marroquinas que conseguíssem desembarcar (se o conseguissem, o que duvido...). Entre as unidades próximas do Algarve (Infantaria 3 e 8, Cavalaria 3 e EPC), mais a BAI e, pelo menos parte da BMI, alguma coisa conseguiríamos juntar, não concordam??  
