U209PN

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luis filipe silva

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Re: U209PN
« Responder #1950 em: Agosto 19, 2010, 04:28:17 pm »
Citar
Mas como em frente? Estou aqui a mirar o Google Earth e não vejo espaço para construir nada em frente dos Albacora.
O espaço para construir arranja-se demolindo o antigo. E as antigas construções ainda não eram em betão, não tinham ar condicionado, cablagens para um monte de funções, etc. etc... Por essa ordem de ideias, também o aço dos submarinos dura para sempre. c34x
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Luis Filipe Silva
 

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luis filipe silva

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Re: U209PN
« Responder #1951 em: Agosto 20, 2010, 02:09:08 pm »
Caro Vicente de Lisboa.
envio-lhe algumas ligações para o novo edifício da esquadrilha de submarinos:
http://www.acf.com.pt/temp_imgs/pdfs/20pdf.pdf
ver na página 3.
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Luis Filipe Silva
 

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Vicente de Lisboa

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Re: U209PN
« Responder #1952 em: Agosto 20, 2010, 02:56:10 pm »
Já percebi o meu problema. É que estava a pensar em instalações para os bixos, não para as tripulações, pessoal de apoio, etc etc. My bad.

Obrigado!
 

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luis filipe silva

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Re: U209PN
« Responder #1953 em: Agosto 20, 2010, 05:08:58 pm »
Vicente de Lisboa escreveu:
Citar
Já percebi o meu problema. É que estava a pensar em instalações para os bixos, não para as tripulações, pessoal de apoio, etc etc. My bad.
O quê? Bunkers? Activos, acho que só a Suécia os tem.
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Luis Filipe Silva
 

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teXou

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Re: U209PN
« Responder #1954 em: Agosto 21, 2010, 03:53:11 pm »
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
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Ricardo

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Re: U209PN
« Responder #1955 em: Agosto 23, 2010, 11:30:24 am »
Artigo da Revista da Marinha do Cte. Dias Correia: "Porque são importantes os submarinos para Portugal?" http://www.revistademarinha.com/index.p ... Itemid=290
 

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teXou

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Re: U209PN
« Responder #1956 em: Agosto 25, 2010, 07:33:45 pm »
Não é um artigo sobre o U-209PN mas certas análises e comparações são feitas em relação ao AIP da HDW.
Aquilo dá uma boa imagem do salto tecnológico do ponto de vista da propulsão submergida e das possibilidades de utilização dos novos sub's AIP, mas também que em escolhendo a HDW em 2004 a nossa marinha não se enganou.

Leiam no mínimo as páginas 3 e 4. ... Mas é realmente o mínimo !  :mrgreen:

 :arrow:  :twisted:
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
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SSK

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Re: U209PN
« Responder #1957 em: Agosto 26, 2010, 10:52:51 pm »
Visto existirem tantas dúvidas em interpretar as características deste torpedo, irei tentar explicar todas as características sem entar em dados confidenciais.

MAIN CHARACTERISTICS

- Dual purpose antisubmarine/antiship torpedo - Seleccionável haja ou não WG
- Optimized for deep and very shallows (coastal) water deployment - Não existem dúvidas...
- Swim-out and pushout launch capabilities - O nosso é Swim-Out, usa uma bateria destinada somente para esta fáse.
- Short length allowing easy integration with any submarine handling and
launching system
- perceptível
- Stanag 4405 interface compatibility to ease the electrical and functional
integration with all modern combat systems
- Nada a relatar.
- Fully stealth with practically undetectable radiated noise obtained by the
state of the art propulsion system
- A verificar, mas julgo ser somente Marketing...
- Electrical propulsion system with high energy primary battery - Bateria de alta capacidade que dá o alcance superior a 50Km.
- Very high maximum speed with stepless control in the whole speed range - Motor eléctrico de alto rendimento sendo controlável ao nó.
- Reliable Optical fiber wireguidance link with high speed data rate
- Praicamente em tempo real, qunado se fala de mais de 40Km de fibra é muito bom!
- Tactical situation, continuously upgraded by the wireguidance link,
available to the operator for threat assessment and target selection.
- Nada a acrecentar.
- Optimized acoustic head shape for reduced flow noise ( target acquisition
limited by sea state noise)
- Sistema diferente do DM2A4 que usa um sinal acústico para eliminar o flow noise provocado pela forma da cabeça acústica.
- Acoustic section with fully digital beam forming and advanced signal and
data processing
- Processamento de sinal muito idêntico ao de um sonar de casco de um navio, o que dá uma capacidade brutal para um torpedo.
- Long detection range even on small, zero doppler and silenced targets - É difícil explicar sem entrer em matéria confidencial, mas a capacidade de detecção é muito boa não só broadband como narrowband.
- Audio Channel and demon analysis capabilities performed on board of the
torpedo
Isto permite ao torpedo decidir pelo alvo certo sem qualquer contributo do operador, ou seja mesmo sem Wire Guidance!
- Very sophisticated ACCM features including simultaneous multi-target
capabilities
- tem a capacidade de classificar as Torpedo Counter Measures como tal, eliminando-as da sua liste de vários contactos/alvos. A capacidade acústica (demon) dá-lhe a capacidade de toda a lista de contactos escolher o correcto, mais uma vez, tanto o ACCM como Multi-target, sem qualquer influência do Operador.


~ADVANCED ACOUSTIC HOMING

- Multi-frequency & multi-code capabilities - SALVA
- Frequency filtering - dá-nos a possibilidade de uso de filtros, podemos assim eliminar frequências indesejadas, podendo o torpedo concentrar-se nas frequências pretendidas.
- DEMON analysis - Peça essencial para descortinar o alvo certo, mesmo sem WG.


SENSORS

- Availability of multiple wake sensors for detection and classification, immune to countermeasure - capacidade para seguir as esteiras dos alvos sem sofrer a influência de TCM, por exemplo o NIXIE.
- Target simultaneous tracking and homing in acoustic and wake modes - seguimento de vários contactos em simultâneo, métodos de ataque, mesmo sem o WG.


POWERFUL EXPLOSIVE CHARGE


- Lethal for surface vessels and submarines, activated by both acoustic
influence and impact fuses
- pode ser activado por impacto com o alvo, mas também por influência acústica (não e magnética).


SUBMARINE SYSTEM

- Launch performed at any operational depth of the submarine - ou seja superior a 300 metros
- Presence of the launching submarine not disclosed (start-up at low speed,
cavitation free)
- Tenho dúvidas que não seja só marketing, mas a ser verdade lá se vai a teoria, minha também, que sempre que se coloca a arma na água o submarino é detectado.
- Continuous monitoring of torpedo status in submarine tubes - Nada a relatar
- Availability of compact Torpedo Board Interface (TBI) solutions for  integration on existing platforms and different types of Combact Management Systems - por isso é que o sScorpéne também têm BS.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

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Re: U209PN
« Responder #1958 em: Agosto 27, 2010, 04:25:00 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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AC

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Re: U209PN
« Responder #1959 em: Agosto 29, 2010, 02:42:36 pm »
Citação de: "SSK"
- Presence of the launching submarine not disclosed (start-up at low speed,
cavitation free)
- Tenho dúvidas que não seja só marketing, mas a ser verdade lá se vai a teoria, minha também, que sempre que se coloca a arma na água o submarino é detectado.

Caro SSK,
que dificuldades é que isto levanta?

Enquanto leigo, eu diria que é uma questão simples de implementar num torpedo como este: fazer um percurso inicial em modo silencioso (baixa velocidade para não ocorrer cavitação nem ruido do motor; sem sonar activo) que afaste o torpedo do vector do submarino antes de passar ao modo "normal".
Assim, quando o torpedo entrar em modo normal, a presença do submarino será detectada mas a sua localização não pode ser determinada com precisão.
Obviamente, é uma técnica com limitações: o percurso inicial aumenta o tempo/distância que o torpedo tem de percorrer até ao alvo; a precisão com que a localização do submarino pode ser detectada vai depender do tamanho do percurso inicial; etc.
 

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Cláudio C.

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Re: U209PN
« Responder #1960 em: Setembro 01, 2010, 02:32:29 am »
Uma questao meus caros,

Vicissitude contratual da opçao pelo 3º submarino ainda pode ser accionada no futuro, ou ja foi preterida definitivamente ou ainda o prazo para a exercer expirou? Com esta questao estou de certa forma a relaciona-la com o projecto do alargamento da plataforma maritima portuguesa...

PS Desde ja peço desculpa pela ausenciade acentuaçao, devendo-se a uma desconfiguraçao do meu teclado.

Cumprimentos e obrigados
E Pluribus Unum
 

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Vicente de Lisboa

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Re: U209PN
« Responder #1961 em: Setembro 01, 2010, 10:05:15 am »
Citação de: "Cláudio C."
Uma questao meus caros,

Vicissitude contratual da opçao pelo 3º submarino ainda pode ser accionada no futuro, ou ja foi preterida definitivamente ou ainda o prazo para a exercer expirou? Com esta questao estou de certa forma a relaciona-la com o projecto do alargamento da plataforma maritima portuguesa...
Não lhe sei responder porque não conheço os contratos (ou seja, estou na mesma situação que a Marinha) mas algo me diz que a HDW não ia rejeitar trabalho one way or the other.
 

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SSK

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Re: U209PN
« Responder #1962 em: Setembro 01, 2010, 10:35:24 pm »
Citação de: "AC"
Citação de: "SSK"
- Presence of the launching submarine not disclosed (start-up at low speed,
cavitation free)
- Tenho dúvidas que não seja só marketing, mas a ser verdade lá se vai a teoria, minha também, que sempre que se coloca a arma na água o submarino é detectado.

Caro SSK,
que dificuldades é que isto levanta?

Enquanto leigo, eu diria que é uma questão simples de implementar num torpedo como este: fazer um percurso inicial em modo silencioso (baixa velocidade para não ocorrer cavitação nem ruido do motor; sem sonar activo) que afaste o torpedo do vector do submarino antes de passar ao modo "normal".
Assim, quando o torpedo entrar em modo normal, a presença do submarino será detectada mas a sua localização não pode ser determinada com precisão.
Obviamente, é uma técnica com limitações: o percurso inicial aumenta o tempo/distância que o torpedo tem de percorrer até ao alvo; a precisão com que a localização do submarino pode ser detectada vai depender do tamanho do percurso inicial; etc.

O problema do torpedo não é o motor, mas sim os seus hélices. Os hélices são pequenos e têm de rodar a uma elevada rotação para atingir a velocidade desejada. Como deve imaginar, e compreender, não irei dizer a velocidade mínima do torpedo. Mas, direi que é superior à velocidade óptima sonar de uma navio de superfície (teXou quanto é?). Para já,e como não foi testado , não poderei dizer se cavita ou não, mas tudo isto também vai depender da cota a que for lançado.
A transmissão, caso vá programado para transmitir, só tem início após uma determinada distância percorrida/posição Geográfica, tenha ou não WG.
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teXou

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Re: U209PN
« Responder #1963 em: Setembro 02, 2010, 12:23:39 am »
Citação de: "SSK"
... (teXou quanto é?). ... .
Porque que eu deveria responder ?  :mrgreen:
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
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zawevo

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Re: U209PN
« Responder #1964 em: Setembro 02, 2010, 10:14:03 am »
Caro SSK,

Sem entrar em pormenores classificados pode explicar melhor a seguinte frase:
"A transmissão, caso vá programado para transmitir, só tem início após uma determinada distância percorrida/posição Geográfica, tenha ou não WG."
Os meus agradecimentos,
z