Boas,
Muito se fala dos mísseis, há que não esquecer que quando este navio tiver SubHarpoons a bordo hão-de ser o Block II que têm a capacidade de efectuar a navegação por GPS. Mas, mesmo que não seja assim, a capacidade de navegação estará sempre presente. O ataque com recurso a míssil será sempre para ataques a terra ou a navios será sempre preferível com torpedos, embora a capacidade de classificação dos alvos, bem como a capacidade de efectuar o Target Motion Analysis é brutal.
Permitam-me que não falem de alcances, visto serem matéria classificada. Mas o alcance efectivo, e por vezes o alcance sonar não andam muito longe um do outro, e isto faz com que eu diga que para navios é sempre preferível o ataque com torpedos.
Quanto a estudos do emprego de armas, não se esqueçam que mísseis anda não foram entregues e as minas foram somente escolhidas, mas não adquiridas. Só nos restam os torpedos. Agora é só esperar que o orçamento da Defesa nos permita exercitar esta capacidade.
O aproveitamento/emprego operacional do submarino continua a ser o de um navio que anda debaixo de água, facilitado em muitas áreas relativamente ao Daphné. Quero com isto dizer que com os sonares que temos, com as capacidades ópticas que temos, capacidades de classificação/identificação de contactos, a distância entre cargas da bateria ou o AIP e o silêncio que o submarino emana facilita em muito as missões que iremos ter pela frente.
Não pensem que falta muito para retirarmos o aproveitamento deste navio, antes pelo contrário só nos falta aperfeiçoar, e para isso só precisamos de horas de imersão.
Mas se estivermos a falar do conceito estratégico politicamente falando aí sim, esses senhores vão ter que se habituar às novas capacidades...
O poderá faltar e aí concordo com as palavras do papatango é o aproveitamento do ELINT e do COMINT. Mas, as horas de imersão, a ambição e o espírito que a sua guarnição sempre teve desde o início vão tratar de isso.
Para variar um pouco, espero que agora este tópico, com a chegada do melhor submarino do Mundo, ganhe interesse e discussões lógicas. Para tal estou disposto a abordar os mais diversos temas, desde que não abordem valores, razão óbvia...
No que diz respeito a notícias que têm saído na impressa em especial Correio da Manhã com características do navio são de lamentar devido a não saberem do que falam, bem como no Sol sobre a possibilidade de embarcar mulheres. Seria sempre preferível perguntar antes de informar, caso contrário é só desinformar.
Abraço