U209PN

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Edu

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Re: U209PN
« Responder #1830 em: Junho 22, 2010, 08:57:26 pm »
Bem nesse caso só me resta pedir desculpa ao caro typhonman pelos meus enganos, no entanto eu afirmei explicitamente que não falava com conhecimento de causa. De facto sei que a hidrodinâmica dos submarinos está optimizada para navegar submerso, isso explica por exemplo que a velocidade máxima do submarino submerso seja maior que a velocidade à superficie.

De facto a minha área não são os submarinos, mas sim as aeronaves, no entanto sempre pensei que fosse mais económico fazer uma viagem, em que não é assim tão importante a furtividade, à superficie onde os motores diesel  poderão ir a funcionar e não se torna necessario fazer uso das baterias ou do sistema AIP.

Peço novamente desculpa pelo meu engano e os meus cumprimentos.
 

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typhonman

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Re: U209PN
« Responder #1831 em: Junho 22, 2010, 10:20:16 pm »
Citação de: "SSK"
Caro Edu,

O Senhor é um mago do mundo submarino, mas não militar decerto!!! O Senhor não percebe nada do assunto!!! Não faça afirmações do que não sabe!!!

A única coisa que lhe posso dizer da viagem do SUBTRIDENTE é que vai ser feita por água, visto que movimentos dos navios de guerra são CONFIDENCIAIS, posso também dizer-lhe que o TRIDENTE não é um submersível, mas sim um submarino, logo está optimizado para navegar em imersão!!! Não sei se percebe isto, se não percebe paciência.
Os trânsitos dos submarinos são feitos em IMERSÃO, se não chamavam-se ALVOS!!!

Estou completamente esclarecido, era isso que estava a pensar.


Obrigado SSK.

Edu, sem problemas, estamos aqui para aprender.
 

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JLRC

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Re: U209PN
« Responder #1832 em: Junho 23, 2010, 01:18:14 am »
Citação de: "Edu"
...no entanto sempre pensei que fosse mais económico fazer uma viagem, em que não é assim tão importante a furtividade, à superficie onde os motores diesel  poderão ir a funcionar e não se torna necessario fazer uso das baterias ou do sistema AIP.

Os submarinos podem navegar submersos utilizando os motores a diesel, usando do snorkel. O SSK poderá explicar melhor :wink:
 

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sivispacem

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Re: U209PN
« Responder #1833 em: Junho 23, 2010, 01:45:35 pm »
Citação de: "JLRC"
Citação de: "Edu"
...no entanto sempre pensei que fosse mais económico fazer uma viagem, em que não é assim tão importante a furtividade, à superficie onde os motores diesel  poderão ir a funcionar e não se torna necessario fazer uso das baterias ou do sistema AIP.

Os submarinos podem navegar submersos utilizando os motores a diesel, usando do snorkel. O SSK poderá explicar melhor :wink:

Aqui ficam os meus 500's...

Qualquer motor de explosão 8diesel incluído) consome oxigénio.. fácil seria de ver que num ambiente confinado e estanque como é o de um submarino, rapidamente a tripulação morreria por asfixia se não houvesse renovação de ar.
Esse problema foi resolvido na 2ª GG pelos alemães (embora haja quem defenda que se trata de uma invenção holandesa, creio..) que no fundo mais não fizeram do que criam um 'respirador' que permite utilizar os motores diesel em imersão (a uma cota necessariamente reduzida, claro está), através de um 'tubo' que possibilita a entrada de oxigénio e a extracção dos gases de escape.
Correcções agradecem-se, se necessário...

Cpmts
Carlos Ferreira

PS: claro que em contexto operacional exigente este método não é muito aconselhável, pois os modernos radaras (dos MPA's, por exemplo) permitem a sua identificação... e como onde há um snorkel há um submarino....
Cumprimentos,
 

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pn84

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Re: U209PN
« Responder #1834 em: Junho 23, 2010, 07:09:41 pm »
Uma foto do NRP Tridente, já depois da cerimónia de 17 de Junho em Kiel.  :G-beer2:


Photographer: Arne Luetkenhorst
Data: 21/06/2010
Site: Shipspotting
 

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cromwell

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Re: U209PN
« Responder #1835 em: Junho 29, 2010, 03:17:16 pm »
O forumdefesa tem andando um bocado morto estes ultimos dias. :G-beer2:

Isto é para aquela senhora deputada do PS ver, que tanto odiava os submarinos. :twisted:
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

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pchunter

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Re: U209PN
« Responder #1836 em: Junho 29, 2010, 09:06:51 pm »
Isto tem andado parado porque esta tudo a ser cancelado ou adiado. :evil:
 

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Edu

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Re: U209PN
« Responder #1837 em: Junho 29, 2010, 10:15:24 pm »
Citação de: "sivispacem"
Citação de: "JLRC"
Citação de: "Edu"
...no entanto sempre pensei que fosse mais económico fazer uma viagem, em que não é assim tão importante a furtividade, à superficie onde os motores diesel poderão ir a funcionar e não se torna necessario fazer uso das baterias ou do sistema AIP.

Os submarinos podem navegar submersos utilizando os motores a diesel, usando do snorkel. O SSK poderá explicar melhor :wink:

Aqui ficam os meus 500's...

Qualquer motor de explosão 8diesel incluído) consome oxigénio.. fácil seria de ver que num ambiente confinado e estanque como é o de um submarino, rapidamente a tripulação morreria por asfixia se não houvesse renovação de ar.
Esse problema foi resolvido na 2ª GG pelos alemães (embora haja quem defenda que se trata de uma invenção holandesa, creio..) que no fundo mais não fizeram do que criam um 'respirador' que permite utilizar os motores diesel em imersão (a uma cota necessariamente reduzida, claro está), através de um 'tubo' que possibilita a entrada de oxigénio e a extracção dos gases de escape.
Correcções agradecem-se, se necessário...

Cpmts
Carlos Ferreira

PS: claro que em contexto operacional exigente este método não é muito aconselhável, pois os modernos radaras (dos MPA's, por exemplo) permitem a sua identificação... e como onde há um snorkel há um submarino....

Só uma pequenina chamada de atenção, os motores que utilizam ciclo de diesel não são motores de explosão.

Cumprimentos
 

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U209PN

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Re: U209PN
« Responder #1838 em: Junho 30, 2010, 05:24:43 pm »
 

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MERLIN

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Re: U209PN
« Responder #1839 em: Junho 30, 2010, 09:44:31 pm »
NRP TRIDENTE, seja bem vindo à esquadra.
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Padrea Antonio Vieira
 

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old

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Re: U209PN
« Responder #1840 em: Julho 01, 2010, 11:19:07 am »
Citação de: "cromwell"
O forumdefesa tem andando um bocado morto estes ultimos dias. :G-beer2:

Isto é para aquela senhora deputada do PS ver, que tanto odiava os submarinos. :)
 

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canardS

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Re: U209PN
« Responder #1841 em: Julho 02, 2010, 10:19:50 am »
Felicidades.
 

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nelson38899

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Re: U209PN
« Responder #1842 em: Julho 05, 2010, 09:57:31 am »
Citar
Alemães prometeram submarinos transitórios
00h30m
Nelson Morais

Em 2003, o Governo considerou que os submarinos da Marinha estavam moribundos. Por isso, no concurso para compra de novos, exigiu que, até estes serem construídos, os concorrentes a servissem com um ou dois transitórios. O alemão fez a melhor oferta, mas não a honrou.
 
 

Nem o consórcio alemão nem os responsáveis públicos envolvidos no negócio deram qualquer explicação, apesar dos reiterados pedidos do JN.

A Marinha Portuguesa acabou por prestar uma informação que permite inferir que a exigência de submarinos transitórios, tratada em resoluções de conselho de ministros de 2003, foi transposta para o contrato de aquisição de dois novos, de Abril de 2004. Assim, poderá ter havido um incumprimento contratual.

O contrato, em que Portugal se obrigou a pagar quase mil milhões de euros ao German Submarine Consortium (GSC), não é público. E a Marinha recusou-se a responder às principais questões do JN, precisamente com o argumento de que elas estavam “associadas ao contrato de aquisição dos submarinos”. “Uma competência do Ministério da Defesa”, enfatizou o porta-voz da Armada.

A Marinha não respondeu sequer se lhe teriam sido úteis, nos últimos anos, dois submarinos “totalmente operacionais”, como prometido pelo GSC.

Os Delfim e o Barracuda, últimos sobreviventes de uma esquadrilha de quatro submarinos de 1967, foram abatidos em 2005 e em Janeiro último. Se, antes, conservavam efectiva capacidade operacional, não se sabe. É uma informação “confidencial”, justifica-se a Armada, que, o mês passado, na Alemanha, fez a “recepção provisória” do primeiro dos novos submarinos; a do segundo está prevista para 2011.

Oficialmente, esta história começa a 15 de Abril de 2003 - cinco anos após o início do concurso, sete meses antes da vitória do GSC –, com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 67/2003.

“Estando perto do fim a vida útil dos submarinos actualmente utilizados pela Marinha Portuguesa, é fundamental, numa óptica de formação e de manutenção das qualificações do pessoal que os opera, que o futuro adjudicatário disponibilize ou diligencie no sentido da disponibilização por terceiro, durante o período de construção dos submarinos a adquirir, nos termos de um contrato de locação (ou afim) cujos termos terão de ser acertados, de um ou dois submarinos para utilização transitória pela Marinha Portuguesa”, decidiu o Governo de Durão Barroso e Paulo Portas.

As propostas finais, do GSC e do concorrente francês DCN- I, foram abertas a 3 de Junho - menos de dois meses após aquela exigência. Segundo a Resolução do Conselho de Ministros n.º 183/2003, de 6 de Novembro, que decidiu adjudicar o negócio ao GSC, o DCN-I oferecera só “um submarino para utilização transitória da Marinha”. Isto, nos termos de contrato de locação, “ou afim”, a definir mais tarde, acrescentou a empresa, participada pelo Estado francês.

O GSC, constituído pela HDW, Ferrostaal e Thyssenkrupp, prometeu muito mais: “Dois submarinos totalmente operacionais da Classe 206A”, mas também o “fornecimento de apoio logístico durante a fase transitória de utilização daqueles dois submarinos pela Marinha Portuguesa; [a] disponibilização de um conjunto de torpedos da mais avançada tecnologia em uso (DM2A3);
  • suporte de treino em terra e mar no Centro Naval Alemão de Treino em Eckernforde; [e o] fornecimento de know-how e de experiência para a criação de um sistema logístico integrado”.


Duas semanas depois de aberta a proposta do GSC, ela era reiterada pelo então ministro da Defesa alemão, Peter Struck, em carta remetida ao seu homólogo português, Paulo Portas, que revela uma curiosa intervenção do Governo germânico em defesa das empresas privadas do GSC.

De resto, o ministro do SPD (Partido Social Democrata) denota negociações prévias com esse consórcio. Sobretudo, quando escreve que a Marinha alemã podia ceder dois submarinos ao GSC, para este os disponibilizar à Marinha Portuguesa.

Na Resolução n.º 183/2003, lê-se que o aspecto dos submarinos transitórios não era ?tido em conta? na avaliação das propostas globais dos concorrentes, por não integrar os factores de adjudicação estabelecidos, em 1998.
Todavia, o Governo também ali clarificava que os concorrentes ficavam “vinculados aos termos em que configuraram este aspecto das suas propostas”.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1610400
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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FAAS

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Re: U209PN-Submarinos: é preciso um milagre para cumprir prazos
« Responder #1843 em: Julho 07, 2010, 09:59:19 pm »
Citar
Da Agência FInanceira - http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/submarinos-contrapartidas-agencia-financeira-ferrostaal/1176065-1728.html?

Submarinos: é preciso um milagre para cumprir prazos
PorRedacção  PGM 2010-07-07 20:39

O presidente da Comissão das Contrapartidas, Pedro Catarino, considerou esta quarta-feira que apenas por «milagre» a empresa alemã que gere as contrapartidas associadas à compra de submarinos, a Ferrostaal, vai cumprir as suas obrigações contratuais dentro do prazo.

«É praticamente impossível num prazo de dois anos ter um cumprimento integral das obrigações porque estes projectos demoram muito tempo. Se nós porventura (e não estou a dizer que vamos fazê-lo) tivermos que estender o período de implementação, teremos de fazer uma emenda contratual», disse Pedro Catarino em declarações à Lusa.

A Ferrostaal, disse o responsável, tem um prazo contratual até Outubro de 2012 para cumprir as obrigações.

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Francisco Ferreira

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Re: U209PN
« Responder #1844 em: Julho 08, 2010, 10:22:08 am »
Para aliviar as contrapartidas, o Estado Português poderia aceitar mais um submarino, por exemplo, da classe U-206, sem qualquer custo.
Por outro lado, as oficinas de manutenção dos novos submarinos no Alfeite, poderiam ser tb totalmente equipadas e o pessoal oficinal, devidamente treinado pelo fornecedor.
Tudo isto sem custos para o Estado Português! O que acham?

Cumprimentos

              Francisco Ferreira