Ok, mas a grande questão mantém-se. Os kits add-on existem e estão disponíveis assim como o upgrade do casco em V ou vai ser mais umas daquelas coisas que o estado nunca mais irá tratar!?
Tem que ser ponderado...quanto é que isso se reflete em Euros...e se as missões/doutrina de emprego justificam o investimento adicional.
Quanto ao casco em V duvido que isso alguma vez venha a ser implementado nas Pandur nacionais. Isso implicaria um custo exorbitante para um país que nem sequer em RWS - ou protecção do operador da .50 - quis investir.
E essa foi a razão porque as Pandur checas custaram uma pipa de massa - mais do dobro das nossas, se não estou em erro. E que pode ter estado também na origem da decisão de não as enviar para o Afeganistão, onde os IED continuam a ser numerosas e o casco em V é de facto recomendável....
E, por último, convém não esquecer o 'romance' que foi a aquisição das nossas, abaixo do necessário e com algumas versões que nem sequer saíram do papel (caso das versões porta-morteiro e lançadora de TOW)
É o país que temos...