Pandur II

• 3075 Respostas
  • 972875 Visualizações
*

HSMW

• Moderador Global
  • 12938
  • Recebeu: 3315 vez(es)
  • Enviou: 7941 vez(es)
  • +1184/-1959
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Pandur II
« Responder #1785 em: Abril 25, 2015, 10:59:16 pm »
Vídeo.
 :arrow: https://www.facebook.com/daotv.pt/video ... =2&theater

Chegou ao fim o exercício da Brigada de Intervenção do Exercito Português MARTE15/SATURNO15.
Ao longo de cerca de 10 dias, cerca de 800 militares e 160 viaturas atestaram a capacidade operacional na região com exercícios realizados em Mangualde, Viseu, Arganil e Santa Comba Dão.
Com o concluir desta operação, que visou sobretudo validar o treino das Unidades e atestar a capacidade operacional, termina também o aprontamento nacional dos efectivos do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas e do Destacamento de Apoio Logístico Nacional. Este batalhão de resposta imediata, que deverá estar disponível para ser empregue com grau de prontidão de sete dias, é comandando pelo tenente coronel de infantaria Pedro Barreiro, e deverá ser integrado no Comando da Componente terrestre da força de resposta imediata comandando pela NATO.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

nelson38899

• Investigador
  • 5600
  • Recebeu: 919 vez(es)
  • Enviou: 877 vez(es)
  • +735/-2709
« Responder #1786 em: Maio 02, 2015, 03:28:52 pm »
Alguém sabe se os nossos Pandures tem capacidade NBQ, é que eu estive a reparar na porta traseira do pandur e dos concorrentes e tive a sensação que da forma como ela está desenhada, haverá muito sitio por onde os agentes NBQ podem entrar.

pandur

Piranha 5

boxer

vbci

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23206
  • Recebeu: 4215 vez(es)
  • Enviou: 2971 vez(es)
  • +2997/-4541
« Responder #1787 em: Maio 02, 2015, 03:41:33 pm »
Não sei se percebeste, mas a porta é uma coisa, outra coisa é a espécie de rampa que todos essas viaturas dispõem. Por exemplo no Boxer o que abre não é aquela porta que se vê (isso são apenas para as urgências), mas sim toda a parte de trás entre as luzes traseiras.

Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

*

nelson38899

• Investigador
  • 5600
  • +735/-2709
« Responder #1788 em: Maio 02, 2015, 03:57:22 pm »
nesse caso estava-me a referir à rampa
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23206
  • +2997/-4541
« Responder #1789 em: Maio 02, 2015, 04:13:05 pm »
VBCI:

Piranha 5:

*

nelson38899

• Investigador
  • 5600
  • +735/-2709
« Responder #1790 em: Maio 03, 2015, 12:08:07 am »
Deixa lá, não percebeste a minha questão!

aqui fica um conceito que se anda a desenvolver no exercito, Pandur e Leopard

Mesmo antes do termo do ano, irá a BrigMec deparar-se com um desafio singular e aliciante: O de participar, em conjunto com a BrigInt, no aprontamento de 01 unidade de escalão Batalhão equipada c/ CC LEOPARD 2A6 e VBR
PANDUR II 8x8, que o Comando das Forças Terrestres tenciona certificar no exercício ORION 16…

http://www.exercito.pt/sites/BrigMec/Publicacoes/Documents/Publica%C3%A7%C3%B5es/Atoleiros/Atoleiros29/Atoleiros_29p.pdf
Agostinho da Silva

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

NVF

• Investigador
  • 5475
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-257
« Responder #1791 em: Maio 03, 2015, 01:01:50 am »
Citação de: "nelson38899"
Alguém sabe se os nossos Pandures tem capacidade NBQ, é que eu estive a reparar na porta traseira do pandur e dos concorrentes e tive a sensação que da forma como ela está desenhada, haverá muito sitio por onde os agentes NBQ podem entrar.

Presume-se que a porta traseira/rampa seja devidamente selada no interior. Como sabes, a protecção NBQ atinge-se com pressão positiva e isolamento adequado. Mas respondendo à tua questão, segundo o site do link em baixo, os nossas Pandur II estão equipados com sistema combinado de climatização e protecção NBQ da Elbit. Talvez algum colega do Exército, com acesso a inside info, possa confirmar.

http://defence-blog.com/?p=1822
https://www.elbitsystems.com/elbitmain/kinetics
http://elbitsystems.com/Elbitmain/files/Kinetics_LSS%282012%29.pdf
Talent de ne rien faire

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23206
  • +2997/-4541
« Responder #1792 em: Maio 03, 2015, 09:53:52 am »
Citação de: "nelson38899"
Deixa lá, não percebeste a minha questão!

aqui fica um conceito que se anda a desenvolver no exercito, Pandur e Leopard

Mesmo antes do termo do ano, irá a BrigMec deparar-se com um desafio singular e aliciante: O de participar, em conjunto com a BrigInt, no aprontamento de 01 unidade de escalão Batalhão equipada c/ CC LEOPARD 2A6 e VBR
PANDUR II 8x8, que o Comando das Forças Terrestres tenciona certificar no exercício ORION 16…

http://www.exercito.pt/sites/BrigMec/Publicacoes/Documents/Publica%C3%A7%C3%B5es/Atoleiros/Atoleiros29/Atoleiros_29p.pdf

Não é nada inédito e até houve estudos a apontar esta solução como algo que se devia fazer no seio da Brigada Mecanizada era eu garoto.

*

Crypter

• Investigador
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
« Responder #1793 em: Maio 03, 2015, 10:34:07 am »
Se a ideia é substituir os M113 pelos Pandur, não temos que chegue :)

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23206
  • +2997/-4541
« Responder #1794 em: Maio 03, 2015, 12:57:51 pm »
Citação de: "Crypter"
Se a ideia é substituir os M113 pelos Pandur, não temos que chegue :(

*

Miguel

• Investigador
  • 2498
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
« Responder #1795 em: Maio 04, 2015, 01:16:08 pm »
Fusao da BriInt com a BriMec, ou seja aquilo que eu ando a dizer desde 10 anos pelo menos.

Uma Verdadeira Brigada Média/Pesada, com Leos no GCC e algums M113/577 apoio, 2/3 Batalhoes Infantaria completos coms pandurs, GAC com os M109 acaba o problema de substituiçao dos M114...

Uma Brigada Ligeira com 3 batalhoes Paras/comandos e uma FOE e um GAC com os M119.

Uma Brigada Mista de apoio logistico e de apoio.

2 Batalhoes ligeiros nas ilhas.

*

dc

• Investigador
  • 9859
  • Recebeu: 5044 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +5365/-1107
« Responder #1796 em: Maio 04, 2015, 03:33:07 pm »
De qualquer maneira teria de se aumentar o numero de Pandur's para poderem substituir parcialmente os M-113, os restantes M-113 podiam ser substituídos por outro veiculo de lagartas mais moderno, IFV's mais concretamente como o CV-90, Bradley, o ASCOD (cujo fabricante é o mesmo das Pandur) ou o PUMA alemão (cujo fabricante é o dos Leos 2A6), facilitando, nestes últimos dois casos, a logística.

Quanto ao GAC dessa possível brigada mista média/pesada, os M-109 não seriam suficientes, seja em numero, seja em versatilidade... Não se pode levar uma bateria de M-109's em certos sítios onde se pode colocar um M-777 (devido à inacessibilidade, ao tipo de terreno, etc), tendo este ultimo a grande vantagem de poder ser transportado de helicóptero facilmente e rapidamente para qualquer lugar.

No fundo, para haver uma reforma deste género a nível das duas grandes brigadas, há que adquirir novos meios, neste caso concreto e de acordo com este tópico, mais Pandur, pois os existentes 180 ou 190 (não me recordo do numero de viaturas recebido) nunca chegarão para substituir as Chaimite e as centenas de M-113 em simultâneo. O problema qual é? É que seria extremamente difícil de explicar ao publico em geral um novo contrato para as Pandur, visto o anterior ter sido cancelado... E tendo isto em conta a solução passaria pelo quê? Comprar outro veiculo semelhante mas de outro fabricante como o Piranha ou o Patria AMV? Deixar que as pouco menos de duas centenas de pandur tomem o lugar tanto das Chaimite E dos M-113? É complicado de se fazer... pois o investimento teria de ser igualmente grande, tanto se fundíssemos as duas brigadas ou se mantivéssemos como estão e modernizássemos os seus meios separadamente.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It, tenente, raphael

*

tenente

• Investigador
  • 10704
  • Recebeu: 6247 vez(es)
  • Enviou: 4839 vez(es)
  • +8577/-2051
« Responder #1797 em: Maio 05, 2015, 11:47:36 am »
Citação de: "dc"
De qualquer maneira teria de se aumentar o numero de Pandur's para poderem substituir parcialmente os M-113, os restantes M-113 podiam ser substituídos por outro veiculo de lagartas mais moderno, IFV's mais concretamente como o CV-90, Bradley, o ASCOD (cujo fabricante é o mesmo das Pandur) ou o PUMA alemão (cujo fabricante é o dos Leos 2A6), facilitando, nestes últimos dois casos, a logística..

O ideal a meu ver, seria adquirir o Ulano/Pizarro para formar os dois BIMecs da Brigada.

Quanto ao GAC dessa possível brigada mista média/pesada, os M-109 não seriam suficientes, seja em numero, seja em versatilidade... Não se pode levar uma bat
eria de M-109's em certos sítios onde se pode colocar um M-777 (devido à inacessibilidade, ao tipo de terreno, etc), tendo este ultimo a grande vantagem de poder ser transportado de helicóptero facilmente e rapidamente para qualquer lugar...

Os GAC's orgânicos das Grandes unidades de manobra, neste caso a BriMec DEVEM ser sempre autopropulsados e nunca rebocados.
As entradas em posição das Batarias AP ( auto propulsadas) são sempre muito mais rápidas que nas Bat rebocadas.
Também as saídas das posições de tiro são bem mais rápidas o que limita as possibilidades do tiro de Contra bataria ser eficaz.
Ora como sabemos, eu sei, as batarias de artilharia tem como principal elemento dissuador no TO, a artilharia inimiga e a aviação, como tal as posições devem ser em zonas desenfiadas e de preferência em zonas orlas de bosques e afins nunca, se não se possuir uma total superioridade  aérea em zonas abertas.
Como tal depreende-se que o emprego de helis para a colocação em posição de uma bataria rebocada são uma excepção á regra e não uma regra pois a demora na preparação das BF suas palamentas e respectivo pessoal torna esta operação muito susceptível de ser detectada pelo IN e sofrer um ataque enquanto que as Bat AP utilizam o factor velocidade para adquirir as novas posições de tiro e assim permitir a cobertura do avanço das unidades de manobra da Brigada.
Não comento aqui os meios dedicados em Helis necessários para num TO efectuarem o helitransporte de um GAC, um mínimo de oito helis teria de ser empenhado o que só por si num Exército/Forças Armadas com as dimensões das nossas diz tudo !

No fundo, para haver uma reforma deste género a nível das duas grandes brigadas, há que adquirir novos meios, neste caso concreto e de acordo com este tópico, mais Pandur, pois os existentes 180 ou 190 (não me recordo do numero de viaturas recebido) nunca chegarão para substituir as Chaimite e as centenas de M-113 em simultâneo. O problema qual é? É que seria extremamente difícil de explicar ao publico em geral um novo contrato para as Pandur, visto o anterior ter sido cancelado... E tendo isto em conta a solução passaria pelo quê? Comprar outro veiculo semelhante mas de outro fabricante como o Piranha ou o Patria AMV? Deixar que as pouco menos de duas centenas de pandur tomem o lugar tanto das Chaimite E dos M-113? É complicado de se fazer... pois o investimento teria de ser igualmente grande, tanto se fundíssemos as duas brigadas ou se mantivéssemos como estão e modernizássemos os seus meios separadamente.

A fusão das duas brigadas é um erro crasso, só mesmo para poupar dinheiro para os ordenados dos 25 oficias generais do Exército nada mais !
Essa pseudo reorganização das nossas BriMeg e BrigInt vai dar ao nosso exército um máximo de cinco, rpt cinco Batalhões de Infantaria, ( incluindo os três da BRR ) ou seja nem duas brigadas a três Binf conseguimos manter e por último vamos, mas é desativar dois batalhões, os BIMECs deixando aos dois Batalhões com Pandur as missões atribuídas anteriormente aos BiMec com os M113.
Os tão propagados futuros agrupamentos Leo/Pandurs vão ser um casamento de muito curta duração pois estes dois equipamentos não possuem nem de perto nem de longe características compatíveis para emprego conjunto em qualquer orografia. Em zonas urbanas e semelhantes podemos ter bons resultados mas em todo o terreno parece-me que os problemas no acompanhamento/protecção da infª aos CC vai ser bem mais complicado a não ser que desmontem e façam os deslocamentos a penantes mas desse modo as grandes vantagens das unidades blindadas fogo/velocidade deixam de ser exploradas e então os resultados não serão os esperados.
O Exército tem de manter uma viatura de lagartas para acompanhamento das Unidades de CC de outro modo não faz sentido termos os nossos lindos 37 Leo 2A6 no activo, ou opta pela modernização de M113 para manter pelo menos um BiMec ou terá de se aquirir o Ulano/Pizarro para termos ao menos um sexto batalhão com capacidades reais de acompanhamento dos ECC.

Cumprimentos

............Mas continuamos a manter unidades de escalão Reg com encargos operacionais activos de zero companhias ?????
« Última modificação: Maio 05, 2015, 01:04:49 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Pedro Monteiro

• Analista
  • 893
  • Recebeu: 152 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +26/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
« Responder #1798 em: Maio 05, 2015, 12:33:54 pm »
Estes agrupamentos, a existirem, mantém a independência destas brigadas - posso, sem revelar mais, dizer que até as alcunhas que lhe dão nas duas são diferentes. Acho que o que nós estamos a ver aqui é apenas mais um exemplo do que tem sido a prática do Exército há vários anos: agrupamentos juntando Cavalaria e Infantaria e garantindo um potencial de combate de 600 ou mais homens. Isso tem sido feito nas duas brigadas.

O que eu acho, que é diferente do que eu sei, é que Santa Margarida está cada vez a ser mais usada para exercícios com unidades de manobras (veja-se agora o Orion em Junho ou mesmo o Trident em Novembro) e não me espantaria se um volante de treino de blindados Pandur passem a estar destacados ali - quando se estudou as 220 viaturas iniciais a ideia era ter suficientes para missões no exterior, como no Kosovo, e um volante de treino, que se chegou a pensar para Chaves.

Cumprimentos, Pedro Monteiro

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11449
  • Recebeu: 2564 vez(es)
  • Enviou: 3680 vez(es)
  • +956/-1091
« Responder #1799 em: Maio 05, 2015, 05:41:04 pm »
Citação de: "tenente"
ou terá de se aquirir o Ulano/Pizarro para termos ao menos um sexto batalhão com capacidades reais de acompanhamento dos ECC.

Os Americanos não nos arranjam uns Bradley usados a bom preço? Ou aquilo anda tudo arrebentado das guerras no Iraque?