Viva! Vão-me desculpar a ignorância, mas qual a utilidade dos P3? É que por exemplo, se é facil explicar ao "pobo" os milhões gastos num heli que salva vidas ( Eh-101), já talvez não seja tão facil explicar tanto milhão gasto num avião que 99% das pessoas não sabem para que serve!
Tal como já foi referido o P-3 pode efectuar diversas missões, umas de cariz puramente militar ou bélico, (estamos a falar de uma ramo das Forças Armadas, não é do INEM

.
Se formos ao site oficial da Força Aérea, e procurarmos as funções da Esquadra 601, que é a esquadra que opera o P-3 podemos encontrar:
Missões Primárias:
Executar operações de patrulhamento marítimo e de detecção, localização, seguimento e ataque a submarinos e meios de superfície.
Esta é a tal operação principal em tempo de guerra, pois tal como já referi nos estamos a referir a uma aeronave com capacidades bélicas.
Missões Secundárias:
Executar operações de busca e salvamento;
Executar operações de minagem.
Nas missões secundárias podemos encontrar uma missão muito importante mas não militar, pois para quem não tenha a noção Portugal tem uma responsabilidade de busca e salvamento muito grande.
Estas informações ainda são relativas ao P-3P (o antigo) mas o P-3C (o novo) vai poder fazer além destas ainda mais missões que o anterior não tinha capacidade (as tais C, D, etc

).
Depois de encontrar o navio há que o ajudar, pode ser simplesmente orienta-lo para um porto, pode o navio ter alguém ferido ou precisar de evacuar algum tripulante ou todos e então há que orientar outros navios para a zona afim de ajudar o navio em apuros, pode ser orientar um helicoptero SAR para a zona, etc
Se tivessemos só a costa continental é lógico que não precisariamos de aviões tipo P-3, é por essa razão que a Holanda vendeu-os todos, mas para quem tiver dois dedos de testa ao ver a imagem que coloquei, penso que percebe a necessidade de aviões tipo P-3, e só para concluir, o trafego maritimo entre o continente americano e o continente europeu é o mais intenso do mundo, por isso há mesmo muitos navios a passar pelas águas da nossa responsabilidade.