Manuel Liste, eu acho que não está a ver muito bem por onde passam as estradas de que estou a falar.
O problema é que os contribuintes pagaram a estrada para ligar Lisboa a Madrid (que passa pelo sul não pelo centro de Portugal dado que pelo centro por causa das montanhas e da fraca densidade populacional a construção é pouco viável)
Ora a estrada que de facto nos faz ainda hoje falta, é a estrada que tem mais trafego.
Madrid, (considerando o "centro demográfico" de Portugal, ou seja, o ponto a partir do qual traçando uma circunferência de raio igual a 250Km , mais população é abrangida),
está fora do caminho português para a Europa.
O mapa acima mostra o que se passa hoje. A maioria do transito vai por Burgos e Valhadolid.
A estrada Lisboa-Madrid, podia até levar a Nova Iorque, Pequim ou ao Paraiso, mas a realidade é que os portugueses não vão a Barcelona e os que vão a Madrid são muito poucos, e por isso a estrada está às moscas.
Eu posso testemunhar isso. A travessia da Estremadura é quase como uma travessia do deserto.
Mas infelizmente, construimos a auto-estrada, que teve apenas um significado político, e não foi utilizada por praticamente ninguém.
Em contrapartida, só anos depois de se ligar Lisboa a Madrid, é que se ligou Lisboa a Faro, no sul de Portugal. E eu posso garantir que é uma auto-estrada muito mas muuuito mais utilizada que a Lisboa-Madrid.
Para quem como eu, vive em Setubal e precisar de ir a Madrid, é muito conveniente. É só sair de casa, em 10 minutos estou na auto-estrada e é facil de dirigir, porque quase que não há veículos na estrada.
Mas a verdade é que gastámos dinheiro por razões POLITICAS para agradar a alguém que acha que nos devemos integrar com a Espanha, mas no fim, não se dá integração nenhuma.
Agora com o TGV parecem querer fazer o mesmo disparate.
Aliás, a linha de TGV Lisboa-Madrid neste momento, está "periclitante" O governo espanhol chegou à conclusão de que nem com a linha a chegar até Lisboa ela será economicamente viável e agora vai reduzir a velocidade da linha, para colocar comboios de mercadorias.
O que era mau, conseguiu ficar ainda pior.
O governo espanhol, que tem muito mais dinheiro concluiu que a linha tem a sua viabilidade financeira em risco. Vai minorar os custos, mas por causa dos problemas de coesão política interna, não pode deixar de fazer o investimento (O Ibarra ainda declarava a independência da República Nacionalista Socialista da Estremadura :roll:
Cumprimentos
PS:
Chamar a Expo de ibérica estaria correcto, no entanto os espanhóis também já estão a desvirtuar o termo "ibérico".
Vide a companhia aérea Iberia. Porque é que não se chamou Espania?