Para responder a tanto disparate junto, só é preciso apontar factos:
- Os portugueses que viviam em África tinham direito a lá viver, não continuar a dominar e excluir a maioria do povo originário dessas zonas;
- A independência dos povos africanos era inevitável: a tralhada toda começa pelas visões curtas do vosso génio de estimação: O Salazar, que não compreendeu (mas uma coisa em que o homem fez asneira) que a independência iria acontecer;
- se querem apontar criminosos, comecem pelos do estado novo, que mataram desnecessariamente milhares de portugueses e africanos para prolongar uma ideia moribunda;
- A colonização Portuguesa era diferente da dos Anglo-saxónico: estes tratavam os povos indígenas com distância e os portugueses tratavam-nos como crianças;
-Embalados numa ideia de eternidade do império e de menoridade dos povos africanos, os dirigentes do estrado novo não trataram de preparar a independência, ao contrário de outras potencias;
- Lá por a colonização de outras potências ter aspectos negativos não torna a nossa automaticamente, em boa.
O colonialismo foi bom para África.
O colonialismo fez África sair da idade da pedra.
O colonialismo trouxe paz para as 300 tribos guerreiras da África.
O colonialismo significou um nível de desenvolvimento para África que nunca foi igualado - antes ou depois do colonialismo.
Colonizadores deram muito mais a África do que tiraram proveito.
É por essa razão que a maior parte os impérios colonizadores do mundo fácilmente acederam à descolonização da maior parte das colónias.
A maior oposição veio das colónias com mais colonos brancos, pois estes entenderam a destruição que o fim do colonialismo traria para as suas vidas e para os povos indígenas.
Mas para as potências europeias o colonialismo era um desperdício de dinheiro e recursos.
Actualmente na maioria dos países africanos, o padrão de vida da África do colonialismo nunca foi atingido, apesar dos biliões de dólares de ajuda anual ao continente africano por parte de países desenvolvidoes e ex-potências colonizadoras.
Porque é que a África do Sul, por enquanto ainda é a potência da África?
Resposta: Mais brancos viviam e vivem na África do Sul do que em qualquer outro país africano, e o governo branco só terminou à cerca de 15 anos atrás.
Quando os brancos (e asiáticos) foram expulsos, o colapso do continente africano acelerou. Quando Robert Mugabe tirou fazendas e outros bens dos brancos do Zimbabwe, ele puxou o tapete sob a economia de seu país. Este ano, a inflação deve chegar a 4.000%.
Outros exemplos são: Moçambique e Angola.
Africa é o continente mais rico do planeta quando se trata de recursos naturais.
Partes de África têm uma fertilidade incrível como por exemplo no Rwanda.
A questão que deve, portanto, ser feita é: por que as populações negras morrem de fome na terra do leite e do mel?
Porque é que o Japão, a segunda nação mais rica do planeta não tem recursos naturais, e está isolado numa ilha longe de seus fornecedores e dos mercados?
Resposta: O povo japonês.
Pessoas inteligentes e empreendedoras conseguem grandes feitos. É por isso que a Ásia Oriental está a ir tão bem (excepto nos países ainda a viver na miríade comunista, como a Coréia do Norte).
Pessoas inteligentes e com conhecimento mesmo em condições desfavoráveis, são capazes de se desenrascar e de se darem bem.
África cometeu dois erros:
(1) Expulsou os brancos, e
(2) adoptou modelos do tipo socialista.
(1) Os europeus são engenhosos e trabalhadores. Sua principal contribuição é a capacidade de organizar e é isso que trouxe prosperidade e evolução para a África. Os Brancos contribuiram de maneira desproporcional aos seus pequenos números.
(2)Os negros foram adoptados pelos comunistas, marxistas, socialistas, esquerdistas e liberais - e a maior parte destas pessoas acreditam em alguma forma de ajuda do governo e os movimentos de libertação negros eram todos inspirados no socialismo.
Infelizmente, o comunismo não funcionou em nenhum lugar do mundo - então por que haveria de funcionar em África?
O problema é que os negros preferiram os sonhos de um governo socialista, dando-lhes tudo ao invés de trabalhar para melhorar sua sorte.
E os europeus não foram os primeiros a colonizar África.
Em toda a África Austral existem vestígios da presença sudoeste asiática em África nomeadamente indianos, que velejaram até essas regiões e dedicaram-se à mineração de ouro, centenas de anos antes dos brancos virem.
Existem ruínas no Zimbabwe que são nada mais que um nada mais que um templo indiano construído em África.
O colonialismo funcionou. A ajuda externa não.
Campanhas de doações ou ofertas para África pouco ou nada ajudaram e vão continuar a pouco ou nada fazer.
O colonialismo fez o que a ajuda internacional não pode pôr África a funcionar eficientemente.
Em vez de injectar dinheiro em África, a Europa bombeou pessoas qualificadas para África.
Em África repetiu-se o que foi feito na Europa.
Por terem erigido e organizado colónias com noções de ciência e engenharia, os colonialistas construíram África.
Anti-colonialismo é propaganda da aristocracia da esquerda chique que se estabeleceu como a versão "politicamente correcta" da história.
http://www.youtube.com/watch?v=4xeebU8VhmYhttp://www.youtube.com/watch?v=ukY8XZBRYGohttp://www.youtube.com/watch?v=j4f0INWfws0