Muito bem vamos falar de aeronautica. As maiores superficieis hipersustentadores do F-18 permitem-lhe de facto aumentar bastante o angulo de ataque em voo, no entanto estas são aplicadas por falta dessa capacidade por parte do F-18 no seu design basico, o F-18 tambêm flaps maiores para aumentar o seu CL, mas isso aplica-se mais a baixas velocidades, porque a velocidades de mach 0,9 (velocidades a que se fazem dog-fights) a superficies hipersustentadores especificamente os flaps tornam-se menos importantes que o desenho basico e limpo da asa, e ai, senhora maria jose, o F-16 é muito superior. No entanto quando estamos a falar de dog-fights o que interessa mais nem é o angulo de ataque mas sim o menor raio de viragem e ai novamente de todos os dados de performances existentes o F-16 tem raios de viragem minimos menores que o F-18. O F-18 só consegue ter melhor manobrabilidade a velocidades muito baixas, pois como a senhora disse tem menor velocidade de perda.
É deveras interessante, caros foristas, que apesar de toda a literatura existente sobre a competição entre F-16 e F-17 referir que o F-16 ganhou entre outras razões por ser significativamente mais manobravel, e alem disso ser ainda referido que o F-18 teve de achar um compromisso entre capacidade ar-ar e as outras capacidades requeridas pela marinha (logo perdedo alguma da capacidade ar-ar como é obvio), vem aqui a senhora maria josé afirmar categoricamente que o F-18 tem manobrabilidade muito superior ao F-16, isto é inacreditavel...