Guerra entre Portugal e Espanha?

• 1598 Respostas
  • 392359 Visualizações
*

Daniel

• Investigador
  • 3162
  • Recebeu: 430 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +719/-9316
(sem assunto)
« Responder #780 em: Junho 11, 2008, 07:34:34 pm »
garrulo
Daniel me sorprendes. Hace un rato llamabas a los americanos en tu auxilio,

Onde é que chamei os amaricanos em meu auxilio  :wink:

el proverbial valor luso

Meu caro mais calminha andas muito nervoso aprende a ser um pouco mais realista, quanto ao valor luso saberas na hora da verdade. c34x

No tenéis ninguna opción ,es solo cuestión de reconocerlo ( no es cosa de perfidos castellanos) es imaginación de garrulo.

E ele a dar-lhe, opções é o que não falta, mas para tu tristeza não gosto de teórias vou mais para o lado da pratica, quanto a tua imaginación não está má, pena é que não veres isso acontecer.
Saludos c34x  :lol:

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #781 em: Junho 11, 2008, 07:39:05 pm »
Citação de: "garrulo"
Yo no lo se, pero seguro que el Estado Mayor si lo sabe.

Tem aqui um mapa. Opine ;)
http://www.lib.utexas.edu/maps/islands_ ... ira_71.jpg
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

garrulo

• Perito
  • **
  • 531
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #782 em: Junho 11, 2008, 07:51:05 pm »
He mirado la isla despues de su pregunta, pero me parece que las playas de Funchal podrian servir, en cualquier caso despues del ataque de 36 aviones no creo que fuera ninguna impertinencia un desembarco administrativo en el mismo puerto de la capital.
Teniendo en cuenta que se  enfrenta un regimiento a una brigada, a la capacidad de ataque de la flota, al destrozo de 36 cazas y de 20 helos con la unidad de operaciones especiales de la brimar.....
De cualquier modo no pretendemos hacer ningún desastre en la isla ya que mi
 objetivo es quedárnosla.
Lo siguiente es hablar con el señor Jardin.
España tiene el 107% de la renta de la UE, Portugal el 75%, entramos al mismo tiempo. No seremos tan tontos.

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #783 em: Junho 11, 2008, 08:13:31 pm »
Por acaso não me tinha lembrado dos marroquinos que obviamente aproveitariam tal conflito para tomarem ceuta e melilha.

O pessoal superestima a capacidade da força aerea, esconder debaixo de terra é extremamente facil e rapido de fazer, e apesar de eu não ter duvidas que espanha consegue tomar a Madeira, se a nivel de forças terrestres somente usarem os seus fuzileiros então as probabilidades de sucesso espanholas baixam de forma astronomica.
nós os tugas ja enfrentamos 23.000 homens a atacarem uma fortaleza defendida por 600 e ganhamos, agora uma brigada efectuar um ataque anfibio num sitio defendido por 1 regimento e o povo portugues (o mesmo povo que fez fracassar a 2ª invasão Francesa, é quase suicida para quem ataca).

eu adoro o zé tuga, quixa se de tudo e todos e julga que não vale nada, mas quando as coisas correm para o torto, não existe povo com a capacidade de Desemerdanço (que é uma caraqueteristica cultaral portuguesa) e simultaneamente muito subestimado por quem nunca (os espanhois ja não se lembram da ultima vez que foram corridos do nosso territorio) enfrentou uma força de portugueses enraivecidos.
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #784 em: Junho 11, 2008, 08:16:40 pm »
e o pessoal não se pode esquecer que em tal acção ofensiva os espanhois provavelmente perderiam um ou dois navios (portugal tem submarinos, e as tripulações ja afundaram em exercicios porta aviões americanos e parte da sua escolta)

*

garrulo

• Perito
  • **
  • 531
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #785 em: Junho 11, 2008, 08:17:51 pm »
Los argumentos prehistóricos son eso prehistoria......
España tiene el 107% de la renta de la UE, Portugal el 75%, entramos al mismo tiempo. No seremos tan tontos.

*

garrulo

• Perito
  • **
  • 531
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #786 em: Junho 11, 2008, 08:19:43 pm »
Los portugueses tienen submarinos dafne (2) esos mismos ya los dimos de baja y creo que solo uno esta operativo si lo está.

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #787 em: Junho 11, 2008, 09:13:06 pm »
Garrulo, portugal esta em vias de substituir esses submarinos, e estas te a esquecer de uns promenores muito importantes, 1º portugal tem varias equipas de mergulhadores treinados para destruir navios em alto mar e em 2º lugar a madeira é basicamente uma cordilheira que sai do mar, ou seja forças mecanizadas e motorizadas só terão utilidade numa parcela infima da ilha, o resto tera que ser com infantaria pura e dura (ou seja a espanha para ganhar tem que empenhar uma ou duas dezenas de milhares de homens, com todo o apoio logistico que isso acarreta, a brimar só serviria para tomar uma ou duas cabeças de ponte, o resto teria que ser uma colecção de batalhões de infantaria (e uma ML guarnecida por 2 ou 3 homens e bem posicionada, consegue parar um desses batalhões enquanto tiver munições) e o apoio aereo de f18 vindos das canarias para destruir 2 homens de cada vez é no minimo overkill, e agora se tiveres um regimento que se mete na defensiva e em simultaneo fornece parte das suas armas para pessoas que estão defendendo o que é deles, da para perceber o banho de sangue que vai ser (sobretudo se conheceres o tereno madeirense que não é nada propenso para forças motorizadas, mecanizadas ou paraquedistas)).

*

AMRAAM

• Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #788 em: Junho 11, 2008, 09:13:30 pm »
Bueno aunque no estoy involucrado directamente en esta batalla dialectica,pues meto de lleno,y vengo a dar "Batalla"  :wink:
A ver tyr:
nós os tugas ja enfrentamos 23.000 homens a atacarem uma fortaleza defendida por 600 e ganhamos, agora uma brigada efectuar um ataque anfibio num sitio defendido por 1 regimento e o povo portugues (o mesmo povo que fez fracassar a 2ª invasão Francesa, é quase suicida para quem ataca).
Estamos en el siglo XXI,ya que parece que se te olvida compañero,de nada sirve el pasado :wink: .
De la misma forma,en todo este tiempo que ha pasado desde el escenario que tu mencionas hasta el dia de hoy ,los sistemas de armamento han avanzado una barbaridad.Ya que donde mencionas tu"lo de la fortaleca con 600 personas ",a dia de hoy no es ningun problema,ya que un solo misil Taurus o Tomahawk(poseen o poseeran en un futuro proximo las fuerzas armadas españolas),te permite practicamente aniquilar a esas personas apretando un solo boton,y sin que los sistemas de defensa enemigos puedan ponerte en peligro :twisted: .

e o pessoal não se pode esquecer que em tal acção ofensiva os espanhois provavelmente perderiam um ou dois navios (portugal tem submarinos, e as tripulações ja afundaram em exercicios porta aviões americanos e parte da sua escolta)

Pues si que subestimas tu,a la posible task force española..(Donde la cual actuaria bajo una total superioridad aerea y naval,ya que uno de los objetivos principales de nuestra aviacion y de nuestra armada,seria acabar lo mas pronto posible con la resistencia enemiga en estos campos) ademas de como dice garrulo,ahora mismo hasta la llegada de los u-209pn,Portugal esta un poco "coja"(con poca capicidad), en este campo,ademas para cuando esta capacidad submarina este al 100%,España tendra los submarinos s-70(algo viejos y desfasados eso si,a pesar de las modernizaciones que se les esta llevando a cabo),y los s-80 de camino,si no alguno ya en servicio.Por no hablar de de la guerra antisubmarina con medios como los helicopteros sh-60,que si no el el mejor en este campo es de los mejores.
"Con la sangre de un guerrero y el primer rayo de sol, hizo Dios una bandera, y se la dio al pueblo español"

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #789 em: Junho 11, 2008, 09:30:56 pm »
Eu não estou a subestimar, estou a constatar um risco muito provavel que qualquer almirante não pode esquecer (sobretudo os mergulhadores, que conseguem aproximar-se de uma embarcação sem serem detectados e colocarem lhe uma bomba lapa).
E uma coisa que a historia tem de bom é que nela se espalha o espirito de um Povo, e o zá tuga sempre se queixou, sempre se sentiu inferior, mas tirando poucas exepções sempre conseguiu fazer milagres quando se tinha que defender, foi só isso que eu quis dizer.

e eu fui buscar exemplos antigos, pois a nossa queda na India contra a União indiana, não foi menos heroica (claro que meia duzia de tugas armados com mausers cada um com 10 tiros a enfrentar milhares de indianos armados com espingardas automaticas, carros de combate, aeronaves (e eles atacaram assim dessa forma exagerada por saber como nós resistimos))
ou a capacidade de portugal manter uma guerra em 3 frentes (uma das quais contra uma guerrilha equipada pelos russos, chinezes e cubanos com navios, armamento antiaereo e inclusive força aerea) contando sempre as munições, enquanto os americas no vietnam se viam à rasca, os franceses na argelia a mesma coisa (dos espanhois no sara ocidental não tenho informações, por isso não posso comparar, a não ser na diferenca de poderio).

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #790 em: Junho 11, 2008, 09:53:38 pm »
Sin duda que las FAS españolas actuales no tienen la menor capacidad para invadir Portugal, porque como es obvio no se preparan para eso.

Si se preparasen para invadir Portugal y quedarse necesitarían mucha más fuerza, no hay que ser general para comprenderlo.

Como é obvio as forças armadas actuais de Portugal seriam também enormemente reforçadas em caso de guerra com Espanha, não há que ser General para compreender isso.

*

papatango

• Investigador
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6486/-1393
(sem assunto)
« Responder #791 em: Junho 11, 2008, 11:33:58 pm »
A possibilidade de invasão por parte de Espanha, só se poderia comreender numa situação de «fuga para a frente» em que um governo franquista espanhol (chamem-lhe franquista, do PP, extremista ou castelhanista isso agora não interessa).

Parte-se do principio de que um governo extremista espanhol toma o poder para garantir "La unidad Hispana".
"gentinha" do calibre doJoão Jardim, poderia perfeitamente pedir o apoio dos espanhóis e criar uma situação de instabilidade par ajustificar a intervenção em Portugal.

Por isso, a acreditar no que se vê nas notícias, bastaria subornar o João Jardim, ou os deputados do PSD-Madeira, que alegadamente são quase todos corruptos.
Nem era preciso invasão. O João Jardim mandaria colocar bandeirinha espanholas e a Madeira estaria tratada.

A ideia de atacar primeiro a Madeira é disparatada, porque ela teria como única função dividir forças, e ajudaria a fazer perder o factor surpresa.

A nossa principal desvantagem, é a rede de estradas, que permite chegar facimente a qualquer lado.
Dar tempo aos portugueses, é exactamente o que Napoleão aconselhou que não fosse feito em 1807.

Com um pouco de tempo, seria possivel preparar defesas em algumas áreas do país, nomeadamente cortando vias de comunicação.
Um governo extremista espanhol nunca teria o tempo a seu favor, por isso não faz grande sentido falar em grandes invasões convencionais.

A questão é:

Será possível tomar Portugal em apenas alguns dias, para evitar problemas com qualquer conflito interno ?
Para isso, a operação tem que ser rápida.
Não pode contar com muitas forças, por causa dos problemas étnicos.
Utilizam-se os militares imigrantes como força de choque, porque esses podem morrer à vontade e a sua morte não afecta a opinião pública.

Depois disso, imediatamente estabelece-se um governo provisório português, com o apoio de pessoas como António Vitorio como Presidente do governo e Pina Moura como Presidente da República Associada de Portugal.

Sem uma estrutura de comando, deixaria de haver exército e os espanhóis fariam o mesmo que os franceses fizeram em 1808.
Ou seja: O exército português seria dissolvido, e a ocupação teria um aspecto legal, aguardando-se uma nova constituição.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #792 em: Junho 11, 2008, 11:43:08 pm »
A dissolução de forças seria muito perigosa, pois perderiam o controlo de muitos elementos (estou a falar de milhares de pessoal com cursos e em guerra subversiva e contrasubversiva) capazes cada um deles iniciar uma rede de Resistencia (se eles acham que a ETA é má, queria ver eles confrontados por pessoal treinado para esse fim (e a auxiliar todos os movimentos independentistas existentes em espanha), a não ser que fuzilassem todos os militares portugueses, quer os que estão no activo quer os que estão na reserva).

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #793 em: Junho 11, 2008, 11:48:29 pm »
Atacar a madeira com o intuito de a controlar, e em simultaneo fechar fronteiras com portugal parece ser tambem um cenario viavel (a madeira seria relativamente facil de tomar, e um governo que tenha principios franquistas (desculpem me os espanhois, mas estou a seguir o raciocinio do PT) ira subestimar a vontade do povo portugues em querer recuperar o que é seu, não esperando um contrataque da parte de portugal, mas sim um reforçar das defesas nacionais).

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10441
(sem assunto)
« Responder #794 em: Junho 11, 2008, 11:51:09 pm »
Eu, que sou céptico por natureza (ou pelo menos um bocadinho) sempre desconfiei de certos "patriotismos". Mas por aquilo que tenho lido e - sobretudo - visto - seria tudo menos favas contadas. O português pode ser broeiro (eu também sou mas só um bocadinho) e bruto, mas não lhe mexam no quintal.

PS: o português que não é de Lisboa (esses almofadinhas).
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...