No GOE uma coisa muito importante é a força de vontade e a auto-determinação, o elemento após concluir o curso tem de prestar obrigatoriamente 4 anos de serviço na unidade, claro encontrando-se nas perfeitas condições físicas e psíquicas para a execução das missões atribuídas. Após os 4 anos basta pedir a transferência de unidade.
Periodicamente são feitos diversos testes, nomeadamente os físicos, os quais implicam a manutenção ou não na unidade. Não há limite de idade, como alguém referiu, até a pouco tempo existia um elemento com 45 anos com capacidade operacional, uma coisa vos digo, não sei se se trata do mesmo elemento, mas até a pouco tempo existia também um elemento oriundo do 1ºCOE, aquele dado pelas SAS, basta fazerem as contas, e ele pode efectuar funções operacionais porque tem passado nas provas. Quem quer pertencer a uma unidade especial, seja civil ou militar, acima de tudo deve ter confiança em si próprio e muita força de vontade, conheçam-se a vós próprios, é a melhor forma de enfrentarem os obstáculos que a vida vos colocará a frente.
se estiver enganado, peço a alguém que me corrija, não pertenço a unidade, talvez um dia
Não comparem unidades, no fundo, todos iguais, todos diferentes.
Todos são portugueses, (quem tem qualquer um dos cursos) todos prestaram juramente perante a bandeira nacional e é a ela que devem respeito independentemente da camisola que vestem, todos servem e representam os portugueses.
Não me querendo alongar mais, uma informação que muita gente desconhece, mas para quem é/ ou quer ser militar e depois pretende ingressar na PSP-ISCPSI, como já foi dito, a idade limite de entrada são os 21 anos para os pessoal exterior a PSP, agora a parte que pouca gente sabe, é que para os militares ao abrigo de um decreto lei que desconheço, mas que existe, aos militares é descontada a sua idade o seu tempo de serviço, e se o resultado for inferior aos 21, a idade não é problema.
Por exemplo entro para uma qualquer unidade com 19 anos, estou seis anos a cumprir serviço militar e lembro-me de tentar entrar no ISCPSI, estou com 25 anos, ou seja ultrapassei os 21, mas se descontar os 6 de serviço, estou em condições de concorrer.