2ª Esquadra F-16 / Esq. 301

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Johnnie

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« Responder #390 em: Junho 02, 2006, 08:55:25 pm »
Daqui a 6 anos onde andará o Amado... :roll:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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Luso

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« Responder #391 em: Junho 03, 2006, 02:14:05 am »
Citação de: "Johnnie"
Daqui a 6 anos onde andará o Amado... :gren:
Com esta pergunta, Johnnie, explicaste o porquê de muita legislação mal feita... e porque estamos onde estamos. É por isso mesmo!  :G-Ok:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Sintra

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Vender os f-16?!!- É já a seguir...
« Responder #392 em: Junho 03, 2006, 01:57:00 pm »
Vender os f-16?!!- É já a seguir, mas é que é JÁ A SEGUIR... :twisted:
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Vender os f-16?!!- É já a seguir...
« Responder #393 em: Junho 03, 2006, 02:47:04 pm »
Citação de: "Sintra"
Vender os f-16?!!- É já a seguir, mas é que é JÁ A SEGUIR... :twisted:


Tá muito bom o teu post...e concordo plenamente com ele!  :twisted:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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typhonman

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« Responder #394 em: Junho 03, 2006, 10:59:44 pm »
Era bom que dessem uns Gripens..lol
 

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Lightning

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« Responder #395 em: Junho 03, 2006, 11:38:05 pm »
Citação de: "Typhonman"
Era bom que dessem uns Gripens..lol


Pois concordo, desistia-se do MLU e arranjava-se uns Gripens mas... o que se fazia com os F-16 empacotados? e o dinheiro para comprar os Gripens? Talvez um concurso para vários paises visto pelo menos a Noruega e a Dinamarca que também possuiam F-16 estarem a planear substitui-los e a SAAB já propôs uma versão mais "musculada" do Gripen para esses dois paises, a Holanda parece que está mais virada para substituir os F-16 por F-35 mas eu não me importava nadinha de ver Gripens colocados em Monte Real em vez dos F-16 MLU  :lol:

Já se aperceberam que em termos de caças andamos sempre atrasados... na decada de 1960 e 1970 tinhamos F86 Sabre que é um avião de 1950, na decada de 1980 tivemos os A-7 Corsair que são da altura da guerra do Vietname 1960/1970 agora temos F-16 A/B que era tecnologia de ponta há 20 anos, e mesmo que façamos o MLU aos F-16não sei bem onde é que vamos ficar já que todos os paises da NATO que tinham F-16 MLU estão a planear a sua substituição, penso que o F-16 MLU rapidamente estará obsoleto, talvez agora não mas daqui a uns 10 anos sim mas nós agora também não possuimos um numero de F-16 MLU credivel como força de combate talvez daqui a 10 anos sim quando tiverem o valor militar que possui hoje o F-16 A/B, com a entrada ao serviço de Eurofighters, F-22 e toda uma nova geração de aeronaves essa diferença vai salientar-se muito.
 

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Lampuka

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« Responder #396 em: Junho 04, 2006, 11:51:54 am »
Citação de: "Hélder"
Citação de: "Typhonman"
Era bom que dessem uns Gripens..lol

Pois concordo, desistia-se do MLU e arranjava-se uns Gripens mas... o que se fazia com os F-16 empacotados? e o dinheiro para comprar os Gripens? Talvez um concurso para vários paises visto pelo menos a Noruega e a Dinamarca que também possuiam F-16 estarem a planear substitui-los e a SAAB já propôs uma versão mais "musculada" do Gripen para esses dois paises, a Holanda parece que está mais virada para substituir os F-16 por F-35 mas eu não me importava nadinha de ver Gripens colocados em Monte Real em vez dos F-16 MLU  :lol:

Já se aperceberam que em termos de caças andamos sempre atrasados... na decada de 1960 e 1970 tinhamos F86 Sabre que é um avião de 1950, na decada de 1980 tivemos os A-7 Corsair que são da altura da guerra do Vietname 1960/1970 agora temos F-16 A/B que era tecnologia de ponta há 20 anos, e mesmo que façamos o MLU aos F-16não sei bem onde é que vamos ficar já que todos os paises da NATO que tinham F-16 MLU estão a planear a sua substituição, penso que o F-16 MLU rapidamente estará obsoleto, talvez agora não mas daqui a uns 10 anos sim mas nós agora também não possuimos um numero de F-16 MLU credivel como força de combate talvez daqui a 10 anos sim quando tiverem o valor militar que possui hoje o F-16 A/B, com a entrada ao serviço de Eurofighters, F-22 e toda uma nova geração de aeronaves essa diferença vai salientar-se muito.


A única hipótese é saltarmos um degrau, ou seja, temos de substituir os actuais F16 por alguma coisa da última geração. Nem que para isso seja necessário sacrificar ainda mais uns anos a incorporação de novidades na força aérea. Não estou de acordo é que se ande a "derreter" dinheiro em inovações que ainda antes de estarem disponiveis na sua totalidade já sejam obsoletas.
João Pereira
 

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Lightning

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« Responder #397 em: Junho 04, 2006, 12:59:09 pm »
Citação de: "Lampuka"

A única hipótese é saltarmos um degrau, ou seja, temos de substituir os actuais F16 por alguma coisa da última geração. Nem que para isso seja necessário sacrificar ainda mais uns anos a incorporação de novidades na força aérea. Não estou de acordo é que se ande a "derreter" dinheiro em inovações que ainda antes de estarem disponiveis na sua totalidade já sejam obsoletas.


Eu concordo com essa visão, aguentava-se os F-16 A/B mais uns anos e comprava-se um caça novo que aguente aí uns 20 ou 30 anos, se possivel em concordância com outros paises da NATO como foi o caso da EPAF com o F-16 (Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega e Portugal) só que nesse caso esses paises receberam os seus caças na década de 80 e fizeram o MLU em 90, Portugal tem o mesmo plano mas com 10 anos de atraso, compra F-16 em 90 e faz o MLU depois de 2000.
Mas claro que é muito bonito eu dizer que a FAP devia ter 2 esquadras de 20 Saab Gripens mas claro que o problema é os Euros  :shock:

Além disso a aviação de combate nunca foi a prioridade na aviação portuguesa, como viram substituimos 10 Pumas por 12 EH101 novos (aumentou), substituimos 24 C212 Aviocar por 12 C295 novos (na verdade o numero de aviões não sofreu grande alteração porque a frota de C212 actualmente a voar é de 12 +-, 3 nos Açores e uns 9 em Sintra), em relação aos caças temos 19 F-16 A/B em segunda mão a voar e outros 25 F-16 A/B também em segunda mão empacotados.
 

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PereiraMarques

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« Responder #398 em: Junho 04, 2006, 02:57:07 pm »
Citação de: "Hélder"
em relação aos caças temos 19 F-16 A/B em segunda mão a voar e outros 25 F-16 A/B também em segunda mão empacotados.

A 1ª esquadra (programa Peace Atlantis I) foi constituida por aviões em 1ª mão...
Citar
The aircraft were new-built to Block 15OCU standard, which makes them almost identical to the F-16 ADF (Air Defense Fighter). In fact, the only thing that distinguishes them from the ADF are the AIFF (advanced IFF) antennas or bird-slicers in front of the canopy. As a result, the aircraft have the identification light on the port side of the nose, and feature large bulges on the tail fin root which house the actuators for the tail planes (the actuators were relocated to make room for the installation of HF equipment and antenna). The B-models lack the HF antenna and thus the consequent large bulges. The aircraft configuration is almost standard but received some improvements, most notably the Ring Laser Gyro, the Wide-Angle HUD, Pratt & Whitney F100-PW-220E engine with DEEC and provisions for the use of the AIM-120 AMRAAM.

The acceptance ceremony for the first 2 aircraft was held on February 18th, 1994, and the first 4 aircraft were delivered on July 18th in the same year.

Fonte: http://www.f-16.net/f-16_users_article16.html
 

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José Matos

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« Responder #399 em: Junho 06, 2006, 01:18:41 pm »
Olá a todos

Sobre os F-16s convém lembrar que neste momento continua a ser o caça principal de várias forças aéreas europeias e vai continuar a sê-lo nos próximos anos.

O nosso atraso é que enquanto noutros países já se pensa na sua substituição (é certo que em vários casos são aviões mais antigos do que os nossos) nós por cá ainda vamos tê-los até 2020.

Este atraso temporal deve-se obviamente ao facto de sermos um utilizador mais tardio do avião ao contrário de outros países europeus.

E mesmo sendo mais tardios compramos a versão A e não a C.

Portanto, o avião ainda tem muito para dar ao serviço da FAP e no padrão MLU continuará a ser um avião interessante. Mas é óbvio que o tempo e a evolução vai tendo consequências.

Um abraço

 

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Marauder

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« Responder #400 em: Junho 06, 2006, 01:33:35 pm »
Citação de: "José Matos"
O nosso atraso é que enquanto noutros países já se pensa na sua substituição (é certo que em vários casos são aviões mais antigos do que os nossos) nós por cá ainda vamos tê-los até 2020.


O pior é que uma parte dele já ultrapassou essa fase.

Suécia com Gripen. Rep. Checa com alguns Gripens também. Alemanha, Espanha, RU com Typhoon, França com Rafale, EUA com F-22 e num futuro próximo o F-35...

Portugal está é na lista dos Laggards...mas isso a meu ver também não é factor de crise. Atendendo às dimensões e economia do nosso país, e olhando para outros países, a não ser que se tenha muito dinheiro para gastar, existirá uma boa parte do mundo que vai continuar a ser Laggards..

Se andessemos a comprar material ponta-de-serie, o mais provável é simplesmente "fazer durar mais"...isto é...se neste momento recebessemos 25 Gripens...o provável era não haver mais compras para esta função até talvez...2040 lol...

Comprando material que não é novo, mas também não é totalmente obsoleto, espero que ao menos o ciclo de substituição seja mais rápido, e que lá para 2020 já se compre uns Gripens ou etc...e indo sempre assim..
 

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José Matos

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« Responder #401 em: Junho 06, 2006, 05:25:57 pm »
Olá

Quando me referia aos outros países era aos países que compraram o F-16 no final dos anos 70, ou seja, Dinamarca, Bélgica, Holanda e Noruega.

Repara que nos países citados por ti essa mudança era natural, pois estamos a falar de aviões ainda mais antigos como o F-4 no caso da Alemanha e da Grã-Bretanha e o F-104 no caso da Itália.

Um abraço

 

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Jorge Pereira

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« Responder #402 em: Junho 06, 2006, 10:41:56 pm »
Na Força Aérea há uma palavra para definir a suposta venda dos F-16: Treta. Ouvi-a inúmeras vezes. A Força Aérea não aceita abrir mão destes aparelhos.
Consta também que o ritmo de andamento da MLU ou muda radicalmente ou então a dita modernização passará para outra empresa/entidade.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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Lightning

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« Responder #403 em: Junho 06, 2006, 10:59:31 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Na Força Aérea há uma palavra para definir a suposta venda dos F-16: Treta. Ouvi-a inúmeras vezes. A Força Aérea não aceita abrir mão destes aparelhos.
Consta também que o ritmo de andamento da MLU ou muda radicalmente ou então a dita modernização passará para outra empresa/entidade.


As OGMA são uma treta de empresa, não passam de um bando de amadores e curiosos da aeronautica, pelo menos no que toca a arranjar os aviões da FAP, demoram muito tempo a fazer as inspecções de 3º escalão e fazem-nas mal.
Rara é a vez que entregam um avião à FAP e o pessoal de manutenção que tem que dar o avião como apto encontra avarias, normalmente só há segunda ou terceira vez é que o avião sai de vez para as bases.
Ainda me lembro quando um Alpha Jet acabadinho de sair de Alverca (OGMA) em direcção a Beja (BA11) teve uma emergência em voo e teve que fazer uma aterragem de emergência.
Ainda gostava de saber quem foi o génio que se lembrou de passar as inspecções de 3º escalão das unidades de manutenção das esquadras de voo para as OGMA, ao que parece "deveria ser mais barato" :lol: deve ter lá algum "boy" a precisar de um "job".
Faz-me lembrar a historia do aluguer de helis para combater os fogos.

E em relação aos F-16 MLU é a mesma coisa, já que a modernização dos motores já foi toda feita nas "back shops" da BA5 em Monte Real, agora o resto da modernização que está à responsabilidade das OGMA e Lockheed Martin é o que se vê, mas também é verdade que numa empresa civil se não entrar os euros aquilo não anda, enquanto na FAP só não anda se não ouver pessoal ou material.
 

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antoninho

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« Responder #404 em: Junho 06, 2006, 11:56:05 pm »
Calma que a nova gerência não é para brincadeiras, ali os menos aptos vão ser reciclados e se isso não resultar a porta de saída é já ali...
Só que não à fiados e quando os houver é bom pagarem a horas senão...