2ª Esquadra F-16 / Esq. 301

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Lightning

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« Responder #405 em: Junho 07, 2006, 12:22:57 am »
Citação de: "antoninho"
Calma que a nova gerência não é para brincadeiras, ali os menos aptos vão ser reciclados e se isso não resultar a porta de saída é já ali...
Só que não à fiados e quando os houver é bom pagarem a horas senão...


Pois eu acho que a parte dos euros agora é a principal, mas penso que o nosso governo acha que é mais importante para o pais renovar a frota de carros de luxo ou aumentar as despesas de deslocamento dos coitadinhos dos deputados que eles ganham mal e ao que parece vivem todos muito longe de Lisboa.
 

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MERLIN

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« Responder #406 em: Junho 07, 2006, 10:09:05 am »
Caso os colegas do forum não saibam, os F16 ainda são mais poderosos e versateis do que pensavamos!!! Um excerto de um artigo plubicado hoje no DD:

"...A justificação política para a compra foi a necessidade de Portugal ter uma esquadra de 20 F16 para luta anti-submarina no Atlântico, atribuída ao SACLANT, e uma esquadra de apoio a operações ao solo, atribuída ao SACEUR."
Com jornalistas/analistas/especialistas deste calibre vamos longe vamos. O nossos medias ficariam bem melhor servidos neste dominio se contratassem alguns dos membros deste forum.
Cumptos
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma"
Padrea Antonio Vieira
 

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Lightning

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« Responder #407 em: Junho 07, 2006, 07:04:25 pm »
Citação de: "MERLIN"
Caso os colegas do forum não saibam, os F16 ainda são mais poderosos e versateis do que pensavamos!!! Um excerto de um artigo plubicado hoje no DD:

"...A justificação política para a compra foi a necessidade de Portugal ter uma esquadra de 20 F16 para luta anti-submarina no Atlântico, atribuída ao SACLANT, e uma esquadra de apoio a operações ao solo, atribuída ao SACEUR."
Com jornalistas/analistas/especialistas deste calibre vamos longe vamos. O nossos medias ficariam bem melhor servidos neste dominio se contratassem alguns dos membros deste forum.
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Essa ideia de F-16 ASW é absurda, mesmo que se arma-se F-16 com torpedos gostava de saber como é que ele encontrava o submarino... devem tar à espera que ele venha à superficie :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
 

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Miguel

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« Responder #408 em: Junho 07, 2006, 07:27:27 pm »
Julgo que foi erro do jornalista...

talvez ele queria dizer Luta Anti-Superficie

Como no tempo das A7P Existia uma esquadra vocacionada para ataque terretre e outra para ataque maritimo.(esq. 302 e esq. 304)
 

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Lightning

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« Responder #409 em: Junho 07, 2006, 07:51:11 pm »
Citação de: "Miguel"
Julgo que foi erro do jornalista...

talvez ele queria dizer Luta Anti-Superficie

Como no tempo das A7P Existia uma esquadra vocacionada para ataque terretre e outra para ataque maritimo.(esq. 302 e esq. 304)


-Operações de Defesa Aérea em apoio a operações marítimas (Def. TASMO)

retirado do site oficial da FAP referente às missões dos F-16, mas dar apoio aéreo à Marinha é muito diferente de guerra anti-submarina.
 

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Sintra

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« Responder #410 em: Junho 07, 2006, 10:00:15 pm »
Citação de: "MERLIN"
Caso os colegas do forum não saibam, os F16 ainda são mais poderosos e versateis do que pensavamos!!! Um excerto de um artigo plubicado hoje no DD:

"...A justificação política para a compra foi a necessidade de Portugal ter uma esquadra de 20 F16 para luta anti-submarina no Atlântico, atribuída ao SACLANT, e uma esquadra de apoio a operações ao solo, atribuída ao SACEUR."
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 Ai não sabias?!!!!
 Então não haviam de ter capacidade anti submarina?!!- Onde é que já se viu  um avião anti submarino que não tenha capacidade de dar Mach2 e 9g´s...
 Já sabem das ultimas novidades?- A esquadra 201 vai ver os F16 substituidos por 14 Karel Doormans...    :twisted:
 

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Lightning

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« Responder #411 em: Junho 07, 2006, 10:03:50 pm »
Citação de: "Sintra"
Citação de: "MERLIN"
Caso os colegas do forum não saibam, os F16 ainda são mais poderosos e versateis do que pensavamos!!! Um excerto de um artigo plubicado hoje no DD:

"...A justificação política para a compra foi a necessidade de Portugal ter uma esquadra de 20 F16 para luta anti-submarina no Atlântico, atribuída ao SACLANT, e uma esquadra de apoio a operações ao solo, atribuída ao SACEUR."
Com jornalistas/analistas/especialistas deste calibre vamos longe vamos. O nossos medias ficariam bem melhor servidos neste dominio se contratassem alguns dos membros deste forum.
Cumptos

 Ai não sabias?!!!!
 Então não haviam de ter capacidade anti submarina?!!- Onde é que já se viu  um avião anti submarino que não tenha capacidade de dar Mach2 e 9g´s...
 Já sabem das ultimas novidades?- A esquadra 201 vai ver os F16 substituidos por 14 Karel Doormans...    :twisted:


Pois e os novos submarinos vão levar EH101 lá dentro, essa historia do NAVPOL é só pa despistar.
 

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Nuno

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« Responder #412 em: Junho 09, 2006, 07:29:10 pm »
Citar
Pois e os novos submarinos vão levar EH101 lá dentro, essa historia do NAVPOL é só pa despistar.



Não,não o NAVPOL vai levar dentro os novos submarinos.
 

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TOMKAT

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« Responder #413 em: Junho 13, 2006, 03:08:31 am »
Entrevista de Ana Gomes ao JN

Citar
"Quero que se apure responsabilidades pela compra dos F-16"

Adepta de uma política de Defesa europeia e partidária de uma maior participação de Portugal no mercado europeu do sector, a socialista Ana Gomes, em entrevista ao JN, exige responsabilidades no caso da compra desnecessária dos F-16, agora em venda, e do abandono do programa do avião A400M. Aponta críticas a colegas de partido, aplaudindo, no entanto, as opções do actual ministro da Defesa, Luís Amado.
...
...

A nossa política de defesa parece então não seguir uma linha.

Os casos agora publicamente admitidos pelo actual Governo são um reconhecimento de que não houve uma orientação estratégica nas aquisições militares. Isso só porque até agora os ministros da Defesa mudavam freneticamente. Quantos ministros da Defesa teve, por exemplo, o Governo de António Guterres, quando se processou essa compra dos F-16? E os ministros estavam ao sabor das chefias militares e, como estamos a ver, em muitos dos casos os equipamentos não se justificavam.
...


fonte:http://jn.sapo.pt/2006/06/13/nacional/quero_se_apure_responsabilidades_pel.html
Ao zangarem-se as comadres, pede ser que se descubram algumas verdades...
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

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Johnnie

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« Responder #414 em: Junho 13, 2006, 09:49:45 am »
São os problemas da Democracia...Essa senhora não deve saber distinguir uma bala de G3 de um C-130 e agora vem para aqui dar palpites...Tipico...
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Spectral

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« Responder #415 em: Junho 13, 2006, 07:22:57 pm »
Por acaso até acho que ela tem alguma razão nesta questão.

Tem que se apurar responsabilidades sobre todo o processo do Peace Atlantis II. Cada vez me parece mais que a FAP e o MDN na altura começaram alegremente o processo sem verificarem como arranjar o dinheiro para o implementar efectivamente ( efectuar o upgrade aos 20 aparelhos, mais aos do PA-I) e para no futuro operar 2 esquadras em simultâneo de F-16 ( leia-se principalmente nº de pilotos)

Ou será que pensam que era tudo um mar de rosas e corria tudo às mil maravilhas de repente o ministro decidiu vender os 12 aparelhos apenas porque lhe apeteceu ser mauzinho ? :roll:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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papatango

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« Responder #416 em: Junho 13, 2006, 08:05:04 pm »
É um facto.

A Ana Gomes tem o hábito de atirar contra todos, mas não deixa de ser verdade que alguém deve ser responsabilizado.

Não há só a questão do dinheiro, como ainda há a questão da lentidão do programa MLU, que pode levar a concluir que não havia sequer capacidade técnica para levar o programa até ao fim. O engraçado é que parece que oficialmente, primeiro vão tentar encontrar cliente para os MLU  . Caso contrário tinhamos o custo adicional da modernização sem vender os equipamentos.

Se surgir algum cliente apressado, o mais provavel é que se entreguem alguns dos MLU já disponíveis.
Mas quanto à responsabilidade, sabendo-se como as coisas costumam acontecer, provavelmente vai-se chegar à conclusão de que a culpa é de alguma limalha de ferro ou de alguma cegonha que encontraram morta dentro dos caixotes e que exalava tal cheiro pestilento que impediu os técnicos de se aproximarem das peças dos kit MLU.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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Miguel

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« Responder #417 em: Junho 29, 2006, 09:04:15 pm »
Vamos acabar por ficar com 24 F16 para Duas Esquadras, o mesmo numero de aeronaves que Espanha disponibiliza para as Canarias.



Para 2015 a FAP vai talvez ser constituida assim:

Esquadra 201 com 12 F16MLU
Esquadra 301 com 12 F16MLU

Esquadra 502 com 12 C295
Esquadra 751 com 12 EH101
Esquadra 551 com 9 NH90 e 9 Helis Ligeiros
EHM com 6 Lynx

Esquadra 101 com 12 Epsilon
Esquadra 103 com 12 Alpahajet(incluido o asas)
 

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ricardonunes

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« Responder #418 em: Junho 29, 2006, 09:41:34 pm »
Andava a navegar, pesquisando informação e deparei-me com isto.
Citar
LPM: F16 só podem ser vendidos se EUA aceitar o comprador

Apesar do Governo português já ter anunciado a intenção de vender 12 aviões F16, tal só poderá ser concretizado com o aval dos Estados Unidos da América, país que vendeu a Portugal as aeronaves e que tem a palavra final quanto ao comprador.
Segundo a edição desta sexta-feira do jornal Público, o mais provável é que o Governo venda os F16 a países aliados ou da Aliança Atlântica, uma vez que estes são compradores relativamente aos quais os americanos não deverão levantar objecções.

De acordo com o ministro da Defesa, Luís Amado, a venda das aeronaves, compradas aos EUA em segunda mão, poderá render ao Estado português qualquer coisa como 180 milhões de euros.

O Público recorda que a primeira esquadra de F16 foi comprada no tempo de Cavaco Silva, numa altura em que o ministro da Defesa era Fernando Nogueira, tendo os aviões chegado a Portugal em 1994.

Já a segunda esquadra, foi comprada durante o Governo de António Guterres, era ministro da Defesa Veiga Simão, tendo as aeronaves sido entregues à Força Aérea Portuguesa em 1999. De acordo com a Lei de Programação Militar de 1998, essa esquadra custava 50 milhões de euros.

Desde o início que o objectivo era modernizar a segunda esquadra, razão pela qual os aviões ficaram na Base de Monte Real exactamente como vieram dos EUA, empacotados por blocos de peças, à espera da modernização, que começou a ser feita só há dois anos, nas OGMA. O atraso deveu-se a falta de dinheiro para pagar essa modernização.

Agora, o Governo, baseando-se nas regras dos países NATO, segundo as quais cada esquadra pode ter, no mínimo, 12 aviões, chegou à conclusão que não são precisos tantos aviões, razão pela qual decidiu avançar para este corte.

02-06-2006 8:40:04

Fonte: DD

Pergunto eu, até para vender-mos material em terceira mão temos de estar subjugados aos Americanos?
Se eu estiver errado, corrijam-me.
Potius mori quam foedari
 

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Lightning

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« Responder #419 em: Junho 29, 2006, 10:07:49 pm »
Citação de: "Miguel"
Vamos acabar por ficar com 24 F16 para Duas Esquadras, o mesmo numero de aeronaves que Espanha disponibiliza para as Canarias.



Para 2015 a FAP vai talvez ser constituida assim:

Esquadra 201 com 12 F16MLU
Esquadra 301 com 12 F16MLU

Esquadra 502 com 12 C295
Esquadra 751 com 12 EH101
Esquadra 551 com 9 NH90 e 9 Helis Ligeiros
EHM com 6 Lynx

Esquadra 101 com 12 Epsilon
Esquadra 103 com 12 Alpahajet(incluido o asas)


A ideia que eu tinha era que iamos ficar com 28 F-16, o que divididos por duas esquadras dá 14 por cada uma e não 12, a esquadra 101 pelo que sei tem 16 Epsilons e não 12 e esqueceu-se da esquadra 601 com 5 P-3C CUP, da esquadra 501 com os 6 C-130 e a esquadra 552 que actualmente tem os Allouette III mas futuramente terá 12 helis ligeiros idênticos aos que o exército terá ou daqui a 10 anos não pensa que iremos ter essas aeronaves ainda a voar?

Essa esquadra 551 é o que se lembrou de chamar à UALE?