Vamos-nos rir um bocado. Quantas pontes portuguesas tem capacidade para aguentar um Leopard II. Nem precisávamos de dinamitar a maioria delas...

Um Bitatite:
Apesar de ser militar profissional mas conhecendo razoavelmente as caracteristicas (fisicas, económicas, etc) deste pequeno rectângulo, tenho sérias dificuldades em perceber a compra de 1/2 duzia de CC.
O relevo, a hidrografia, a vegetação, etc desaconselham a utilização de CC, especialmente a norte do rio Tejo.
Não me venham falar de invasão terrestre porque ... enfim ... Quanto muito mais vale a pena investir em meios Anti-carro.
Os custos de operação e manutenção ainda vão ser superiores aos dos M-60 e a situação deste ultimos é bem mázinha ... em tempo de cortes não sei não... .
As próprias infra-estrutras do Pais limitam a utilização de Leopard! Só a ponte Salgueiro Maia permite a sua travessia por Leo II. (ponte classe 70).
A nossa capacidade de projecção de força é o que é ...
http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=3948.450

E temos o nosso "temido" helicanhão, terror para qualquer blindado...

Saudações

o MAFETS é mais um que pensa como eu, estamos errados claro está mas, quanto mais não vale um Heli A/C ou A/T chamem-lhe o que quiserem, do que um pel CC

Não é preciso ser nenhum génio para perceber que quem tiver o domínio aéreo de um determinado TO, tem o domínio terrestre do mesmo TO mesmo que fisicamente não o ocupe, pois tem o poder de limitar os movimentos das FFAA IN.
poe exemplo: França em 1944 no solo, nada mexia da Whermacht, sem ser molestado pela RAF ou USAF, quantas aeronaves da luftwaffe foram empenhadas nesta frente em Junho 44

Abraços e venham de lá mais CC's que nos dão muito jeito !