Existem outras forças armadas por esse mundo fora que utilizam a versão civil do Écureuil, pelo simples facto de a sua principal missão ser treino. Ora, treino é exactamente a missão principal do substituto do AL III, sendo CFF e SAR missões secundárias. Penso que missões de combate, para além do transporte de pequenas equipas, não estão contempladas.
Antes, sempre que se falou em substituir os Al III, sempre houve um requisito de terem capacidade de combate. Caso contrário, numa possível situação de conflito, são meios "inúteis". Já chega de nos fazermos de meninos ricos e comprar material específico para cada função, até porque depois não teremos dinheiro nem capacidade de implementar novos meios com essas características. Se é para fazer, é para fazer bem e com vista um futuro que é sempre incerto.
Muitas dessas forças aéreas, têm outros meios para essas funções militares. Nós não temos Apaches nem Tigers nem NH90 nem Chinooks. Temos os Merlin que por agora fazem tudo, os Lynx da marinha que têm que se arrastar na lama desde há 30 anos. Agora íamos ter helis ligeiros que só desempenham missões de cariz não militar? Era o mesmo que dizer que daqui a 10 anos, já temos as horas de voo dos Merlin no limite...
Se vamos ter pouco, ao menos que os ditos meios se complementem e aliviem as horas de voo dos meios mais valiosos.
O mesmo podia ser feito na aquisição de aeronaves VIP. Em vez de se comprar 2 ou 3 Falcon novos ou semelhantes, que tal um reabastecedor (um A330 MRTT por exemplo), que também tem capacidade de transportar altas entidades do estado, para viagens de longa distância, e usa-se os C-295 na sua configuração VIP para viagens curtas? Assim não teríamos aeronaves sem utilidade grande parte do ano, digo eu.
Eu pergunto-me também se o Écureil/Fennec não será já um pouco outdated no que diz respeito a treinar pilotos para um aparelho moderno como é o AW101 Merlin.
A mim também me parece que há opções mais favoráveis, mas todas bimotor, logo não preenchem os requisitos. Mas veja o lado positivo, o salto para os Merlin já foi maior ainda...