Aos calibres, referi que nao me interessa qual for. Obviamente eu estava a falar de 5,56 e 7,62. Qualquer dos dois sao standard na NATO. E qualquer dos exemplos que citei usam 5.56 ou 7.62.
"Para uso interno"? E depois? Qualquer arma é pensada para uso interno. Nao impede de ser usada noutro sitio. Nao foi-lhes proibido vender tal armas no estrangeiro (A QBZ-97 sendo ela uma conversao da 95, foi feita mesmo pro estrangeiro) Ninguem as compra porque nao prestam, ou nao interessam, as pessoas estao pushadas e tapadas com certas companhias que nao querem ouvir de outras. A Lucznik mostrou a MSBS em varios shows fora da Polonia, se fosse pensado só para uso "interno" nao teria gasto dinheiro pra amostrar. Nao importa se um fabricante é pequeno, avalia-se a historia de producao, e ve-se se consegue produzir a tempo que o comprador pede, se nao conseguir olha, vai-se ver o proximo produtor... coisa que Portugal nao faz... Portugal espera que alguem faca ofertas a, nao ser que estejam desesperados. A Gen. Dynamics é bastante grande e passou a perna a Portugal com a historia dos Pandur.
Os polacos nao teem nada a ver com a Russia. Tá bem que fazem fronteira com eles, e há hoje os calores que Putin faz, mas se Russia invadisse Polonia, toda a UE ficaria automaticamente em guerra com a Russia. Por isso se a Russia está a ameacar a Polonia, ou Franca, ou Portugal é irrevelante. A Ukrania está hoje como se ve porque ao longo da historia tiveram sempre conectados ao imperio russo, uma grande parte da populacao lá tambem fala russo. A Polonia nao é Russia, e nao sao russos. Eles tiveram problemas com alemas e russos como Portugal teve com Espanha e Franca. Enquanto a Ucrania tem populacao que sao russos (nao de cidadania mas de "coracao"), já para nao dizer que estiveram sempre sozinhos. Nao sao da NATO, nao sao da UE e qualquer relacao importante com o estrangeiro depois da dissolucao dos sovieticos foi sempre com a russia. Seguindo essa logica entao nao podemos olhar pra israel, tao sempre em guerra no proprio pais com os proprios muculmanos, mesmo assim a Tavor tava na lista em 2004... e ainda antes, as Galil vieram quando eles andavam a jogar á batata quente com os egipcios, jordanos e sirios. Sao riscos que se correm.
Nao estou a dizer isto porqe queria alguma coisa da Polonia. Apenas estava a referir um exemplo de uma arma. Portugal nao tem que escolhe-la pra competicao. Apenas nao quero que tragam meia duzia de amostras tipo:
"Arma moderna", "Arma de 20 anos", "Arma de 20 anos", "M16", "copia de M16", "copia de M16", "copia de M16", "copia de M16" e finalmente a mais antecipada de sempre........... "copia de M16"
Enquanto há varias armas espalhadas por ai, uma delas pode certa a quase perfeita e ninguem olha pra ela. depois queixam-se daqui a 10 anos que a escolhida já nao presta e os soldados vao resmungar por mais 30 anos a pedir uma substituta.
-Versao principal/normal
-Versao curta
-Versao ML (se nao existir, há sempre varios tipos de metrelhadoras 5.56 e 7.62)
-Versao longa
-Versao CQC
Qualquer arma pensada para servico militar hoje tem sempre 2 ou mais versoes que mencionei.