Substituição da G3

• 2975 Respostas
  • 957767 Visualizações
*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Substituição da G3
« Responder #2265 em: Janeiro 07, 2015, 01:28:51 am »
Citação de: "Untalar"

é natural que se mude para o 5.56, mais importante que o calibre da munição esta na “composição” da mesma, no entanto penso que deveria ser mantido o rácio de 4/5 armas novas 5.56 para 1 7.62, neste caso seria uma actualização das G3 novas não se justifica estar a comprar hk417 a 4000 quando por 600 ou 700 euros se pode actualizar uma G3 como alias os alemães fizeram para o Afeganistão e como em espanha fizeram com a cetme C para “equilibrar” as desvantagens da G36 face as AK

Bem vindo.

Só aqui uma pequena nota. A G36 está em desvantagem em relação à kalash, mas não em termos de calibre. E a G3 de vários paises tal como as M14 dos Americanos e as LMT dos Ingleses foram usadas para combater a distância a que o inimigo se colocava usando maioritariamente o 7,62x54 e RPG, sendo q as Kalash eram disparadas bastante ao calhas e não tendo efectividade pratica. Uma Kalash é espectacular, mas só ali até aos 300/400m, enquanto que as armas ocidentais em 223 são efectivas a mais distância.
Portanto temos a re-introdução do 308 para combater tácticas de guerrilha consuante a geografia, porque em confronto convencional teríamos menos necessidade disso.

Mas sim, manter sempre algumas G3 modernizadas faz todo o sentido para as posições de atirador designado.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #2266 em: Janeiro 07, 2015, 01:44:08 am »
Citação de: "Bravo Two Zero"
Benvindo ao forum, caro Untalar.

depois fica ainda a situação de outras armas por resolves como hk21 e muitas outras que ainda enfeitam os paióis das bases portuguesas como BAR e mg42 entre muitas outras

A presença de BAR no exercito português é uma novidade para mim. Sempre pensei que a proveniência das ML até à descolonização seria alemã (MG-13; MG-34; MG-42; HK-21), dinamarquesa (Madsen) e britânica (Lewis e Bren). Mas não espanta dada a quantidade de material recebido aquando da formação da NATO.

Penso que a BAR que o sr se refere seja o modelo da metralhadora browning 1919, pois a BAR se existe algum modelo cá não foi por adoção da arma, e poderá ter sido apreendido ou vindo nas fragatas e serão muito poucos os números.
Se realmente existem já devia haver uma em cada museu, tal como fazem falta as FAL, AR10, M14, thompson e sterling que em poucos números apodrecem num canto qualquer.
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Nitrobasalt

• Membro
  • *
  • 33
  • Recebeu: 14 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +2/-0
« Responder #2267 em: Janeiro 07, 2015, 07:15:08 am »
Citação de: "ACADO"

Para aqueles que continuam a falar em ter armas em 7,62mm aqui fica esta foto.
Atenção que as munições de 5,56 que foram usadas são uma soft point e outra hollow point, ambas de caça, e depois uma FMJ. A 7,62mm foi uma FMJ logo à primeira. Consegue-se perfeitamente ver a diferença...

-A imagem só amostra um tiro que nao entrou e 3 outros buracos. Até por volta de 300m 5.56mm poderá ter maior poder de penetracao que 7.62mm.
-Já foi mais que provado que 7.62x51mm NATO (M80) tem melhor penetracao que 5.56x45mm NATO (SS109), mas que 5.56mm tem valor de penetracao superior só por uma curta distancia e perde esse valor rapidamentee e que 7.62mm mesmo sendo mais lenta, manterá valor de penetracao superior a 5.56mm a grandes distancias. E depois a ver que nem todas as armas atiram com a mesma velocidade, mesmo algumas tendo o tamanho do cano igual. O que importa tambem é perforar areia, madeira tijolos etc., tudo o que se encontraria em combate mais do que metal o que 7.62mm penetra melhor e mantém inércia em qualquer distancia, 5.56 nao faz isso. No campo de perfuracao 5.56 perde.
Nao estou contra 5.56mm, até porque Portugal precisa, por varias razoes já explicadas, mas poder de perfuracao nao é uma dessas razoes.

Não podemos ter forças armadas sem estratégia comum. Ter armas, no mesmo País, que não aceitam carregadores de outras unidades é burrice, e da grande. Já temos G36, Galil, HK416, Sig Chilenas que nenhuma aceita carregadores das outras...

Existem pecas para meter G36, Galil e varias outras armas a trabalharem com os carregadores STANAG. Caso nao haver substituicao de 7.62mm podia-se fazer um upgrade nas Galil pros Paras que incluia a tal peca, seria bom para quando fossem para uma missao com aliados.

obrigado pelo acolhimento

a questao das munições é ainda mais grave, na companhia onde cumpri serviço havia mais munição para 4 BAR da segunda guerra mundial que para as G3

BAR - Browning Automatic Rifle - M1918      BMG - Browning Machine Gun - M1919
Qual estará a falar? Seria surpresa se fosse mesmo a BAR.
Os porta carregadores antigos usados pra G3 eram originalmente de carregadores da BAR.

Aonde é que as FA actualmente compram as municoes pra G3?

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #2268 em: Janeiro 07, 2015, 01:44:57 pm »
Citação de: "César"

Para aqueles que continuam a falar em ter armas em 7,62mm aqui fica esta foto.
Atenção que as munições de 5,56 que foram usadas são uma soft point e outra hollow point, ambas de caça, e depois uma FMJ. A 7,62mm foi uma FMJ logo à primeira. Consegue-se perfeitamente ver a diferença...

-A imagem só amostra um tiro que nao entrou e 3 outros buracos. Até por volta de 300m 5.56mm poderá ter maior poder de penetracao que 7.62mm.
-Já foi mais que provado que 7.62x51mm NATO (M80) tem melhor penetracao que 5.56x45mm NATO (SS109), mas que 5.56mm tem valor de penetracao superior só por uma curta distancia e perde esse valor rapidamentee e que 7.62mm mesmo sendo mais lenta, manterá valor de penetracao superior a 5.56mm a grandes distancias. E depois a ver que nem todas as armas atiram com a mesma velocidade, mesmo algumas tendo o tamanho do cano igual. O que importa tambem é perforar areia, madeira tijolos etc., tudo o que se encontraria em combate mais do que metal o que 7.62mm penetra melhor e mantém inércia em qualquer distancia, 5.56 nao faz isso. No campo de perfuracao 5.56 perde.
Nao estou contra 5.56mm, até porque Portugal precisa, por varias razoes já explicadas, mas poder de perfuracao nao é uma dessas razoes.

Não podemos ter forças armadas sem estratégia comum. Ter armas, no mesmo País, que não aceitam carregadores de outras unidades é burrice, e da grande. Já temos G36, Galil, HK416, Sig Chilenas que nenhuma aceita carregadores das outras...

Existem pecas para meter G36, Galil e varias outras armas a trabalharem com os carregadores STANAG. Caso nao haver substituicao de 7.62mm podia-se fazer um upgrade nas Galil pros Paras que incluia a tal peca, seria bom para quando fossem para uma missao com aliados.

obrigado pelo acolhimento

a questao das munições é ainda mais grave, na companhia onde cumpri serviço havia mais munição para 4 BAR da segunda guerra mundial que para as G3

BAR - Browning Automatic Rifle - M1918      BMG - Browning Machine Gun - M1919
Qual estará a falar? Seria surpresa se fosse mesmo a BAR.
Os porta carregadores antigos usados pra G3 eram originalmente de carregadores da BAR.

Aonde é que as FA actualmente compram as municoes pra G3?

Exmo. Sr,

lamento desiludi-lo mas nao, o 7,62 nao tem mais penetração que o 5,56. Tem simplesmente mais peso, o q quer dizer que quando penetra mantém mais as propriedades enquanto que o 5,56 as perde rapidamente. Assim como também mantém as propriedades por mais tempo, ao contrario do 5,56 que a partir dos 500/600m começa a sofrer muita influencia do meio ambiente.
Mas NÃO perfura mais, isso é absolutamente errado. Se nao perfura metal a 100m nao perfura a 500. Uma coisa é ambos furarem a primeira camada de tijolo e depois o 5,56 perder capacidades mais rápido. Isso é que é verdade. Mas os soldados inimigos nao andam com tijolo nos coletes, andam com metal ou cerâmicas!! Ja para nao falar do mito das areias e paredes que o 7,62 também nao passa, no Afeganistão até as .50 as vezes tinham dificuldade...

Recomendo-o a fazer as experiências e depois podemos debater mais.
Daí esta imagem ser so mais uma prova disso. Alias o que eu ja sabia, mas achei que era interessante educar os nossos leitores com algo mais palpável q as minhas palavras.
O único tiro de 7,62 foi dado com munição fmj a 100m e nao penetrou logo. Acha q se nao penetra a 100m vai penetrar a mais? Claro q nao. Se esta nao penetra nao preciso experimentar disparar com mais macias, nao é?
Os tiros de 5,56 foram dados aos mesmo 100m, um com FMJ e outros dois com pontas de caça, uma soft point e outra hollow point.

Portanto nao venham ca com cantigas, para arma de assalto o 7,62 nao é munição e estamos mesmo em desvantagem contra 5,45x39 do inimigo que fura os nossos coletes e nos nao furamos os deles.

Quanto as GALIL, acha mesmo que o estado quer gastar dinheiro a moderniza-las? Iam gastar quase mais dinheiro que numa arma nova!! So as dezenas de milhares de carregadores novos iam aos arames. Ja para nao falar que nem ha grande peças para elas, é mais fácil modernizar uma Kalash que uma Galil. Os Israelitas preferiram usar M16A2 e so as faziam quase por orgulho nacional.

*

saojorgexercito

• Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #2269 em: Janeiro 07, 2015, 10:16:12 pm »
Esta estória da 7.62 vs 5.56 já vai longa.  :D
Só quero partilhar a afirmação de um oficial alemão relativamente a este assunto: houve situações no afeganistão em que insurgentes eram atingidos com vários tiros de HK G36 e ainda assim continuavam a mexer e a combater. Parece que actalmente na Bundeswher é mais ou menos aceite que a G3 teria sido uma melhor espingarda para o Afeganistão.

Foi só um contributo.
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #2270 em: Janeiro 08, 2015, 12:41:31 am »
Citação de: "saojorgexercito"
Esta estória da 7.62 vs 5.56 já vai longa.  :D
Só quero partilhar a afirmação de um oficial alemão relativamente a este assunto: houve situações no afeganistão em que insurgentes eram atingidos com vários tiros de HK G36 e ainda assim continuavam a mexer e a combater. Parece que actalmente na Bundeswher é mais ou menos aceite que a G3 teria sido uma melhor espingarda para o Afeganistão.

Foi só um contributo.

Também sei de pessoas atingidas com vários tiros de 7,92 mauser que sobreviveram! Se calhar os alemães deviam era melhorar o treino, que pelos vistos desde a primeira guerra mundial que continuam uns nabos em combate!!

Para os combates que os Alemães tiveram nem sei como têm coragem de ter uma teoria sobre a melhor arma q deviam ter usado.
Será que unidades que andam ha mais de 10 anos a combater a serio como green berets, SAS, seals, Rangers e outros, que podem levar as armas que quiserem, são tão burros que levam maioritariamente 5,56 e so algumas 7,62. Se calhar as baixas todas que causaram foi só com as poucas 7,62 que levaram.

Recomendo assim, falem com alguém que realmente tenha mandado a baixo gente e nao vao na palavra do Estudo nao sei quantos ou no que leram na net, ou no oficial que de tras da secretaria diz que disseram...

O 7,62 tem muitas aplicações, e é um calibre que eu adoro! Ja fui muito feliz com varias armas nesse calibre.
Mas não é um calibre adequado a forcas de assalto quando o inimigo tem melhor. Ja nao era assim na guerra colonial e nunca sera! Desistam dessa idiotice...

*

Nitrobasalt

• Membro
  • *
  • 33
  • +2/-0
« Responder #2271 em: Janeiro 08, 2015, 02:01:34 am »
Exmo. Sr,

lamento desiludi-lo mas nao, o 7,62 nao tem mais penetração que o 5,56. Tem simplesmente mais peso, o q quer dizer que quando penetra mantém mais as propriedades enquanto que o 5,56 as perde rapidamente. Assim como também mantém as propriedades por mais tempo, ao contrario do 5,56 que a partir dos 500/600m começa a sofrer muita influencia do meio ambiente.
Mas NÃO perfura mais, isso é absolutamente errado. Se nao perfura metal a 100m nao perfura a 500. Uma coisa é ambos furarem a primeira camada de tijolo e depois o 5,56 perder capacidades mais rápido. Isso é que é verdade. Mas os soldados inimigos nao andam com tijolo nos coletes, andam com metal ou cerâmicas!! Ja para nao falar do mito das areias e paredes que o 7,62 também nao passa, no Afeganistão até as .50 as vezes tinham dificuldade...

Recomendo-o a fazer as experiências e depois podemos debater mais.
Daí esta imagem ser so mais uma prova disso. Alias o que eu ja sabia, mas achei que era interessante educar os nossos leitores com algo mais palpável q as minhas palavras.
O único tiro de 7,62 foi dado com munição fmj a 100m e nao penetrou logo. Acha q se nao penetra a 100m vai penetrar a mais? Claro q nao. Se esta nao penetra nao preciso experimentar disparar com mais macias, nao é?
Os tiros de 5,56 foram dados aos mesmo 100m, um com FMJ e outros dois com pontas de caça, uma soft point e outra hollow point.

Portanto nao venham ca com cantigas, para arma de assalto o 7,62 nao é munição e estamos mesmo em desvantagem contra 5,45x39 do inimigo que fura os nossos coletes e nos nao furamos os deles.

-Eu disse que tem varias variaveis, principalmente o tipo de arma, o modelo e o cano. Dizer que foi a 100m nao chega... ainda por cima só 1x 7.62x51mm, nao amostra prova que foi mesmo FMJ, uma amolga com uma pinta branca que nao parece 7.62, em que nem o cobre está soldado na placa, é dificl de acreditar;
-Nao percebeu a minha explicacao, vou fazer um cenario ficticio simples.
Bala A representa algo como 5.56 e Bala B como 7.62x51mm. Bala A tem uma velocidade de 1000m/s com uma penetracao de 50mm (nem 12.7 faz isso ma spronto é um exemplo ficticio, espero que nao faca confusao) e Bala B viaja a 900m/s com 40mm de penetracao, entao vemos que Bala A penetra mais. a 500m Bala A já perdeu bastante velocidade e agora só penetra 20mm. Bala B nao perdeu quase nada e penetra agora 30mm... assim vemos que Bala B tem melhor efeito de penetracao a maior distancia. Espero que percebeu.
-O que já testemunhei foi o contrario que o senhor descreveu;
-Nao se precisa de por a testes, vais até no Youtube e procuras varios videos em que 7.62 penetra mais que 5.56, e as vezes ate de perto. Se nao confia em video postados por atiradores comuns, entao pode confiar em videos postados por companhias em que mentem só pra vender, ou pode ir mesmo fazer os testes;
-Experimente a distancias maiores que 100m e com armas diferentes, canos diferentes;

Portanto nao venham ca com cantigas, para arma de assalto o 7,62 nao é munição e estamos mesmo em desvantagem contra 5,45x39
Eu nao disse 7.62 para arma de assalto... as pessoas nao leem ou nao prestam atencao, depois dá no que dá.

Precisa de mais setas? Posso por luzinhas para enfeitar  :D
Só quero partilhar a afirmação de um oficial alemão relativamente a este assunto: houve situações no afeganistão em que insurgentes eram atingidos com vários tiros de HK G36 e ainda assim continuavam a mexer e a combater. Parece que actalmente na Bundeswher é mais ou menos aceite que a G3 teria sido uma melhor espingarda para o Afeganistão.[/quote]

Já tudo se confirma que 7.62 no Afeganistao é melhor. Coisa que muita gente já previa antes antes da ISAF se formar, é o que dá guerra de guerilha em país "aberto".

Acho que 1 ou 2 homens com 7.62 e o resto tudo com 5.56 por seccao resolve o problema nas situacoes raras em que precisam delas.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #2272 em: Janeiro 08, 2015, 07:37:21 am »
Como é que o Sr quer discutir uma coisa quando diz que nao acredita no teste que eu fiz, que nao quer fazer um teste o Sr e que vai ver ao YouTube e um amigo lhe disse que Kalash custavam $8 !!

Eu ja sabia o conportamento dos calibres ha anos e fiz o teste por curiosidade de ver a capacidade das municoes de caça, dei-me ao trabalho de agarrar numa carabina 7,62 e compartilhar aqui consigo para ver se deixa de acreditar na Merd@ toda que se lê na internet, e o Sr tem a lata de me vir falar que nao se nota o cobre...

Quando o Sr fizer o teste pode vir para aqui falar em metros por segundo e mais essa xaxada toda. De resto nao vale a pena falar porque o Sr prefere acreditar no YouTube onde nao é capaz de diferenciar perfuração inicial de Perfurações secundarias ou testes em gel balístico.

Não, o 7,62 nao tem mais perfuração que o 5,56 e se nao fura a 100m tambem nao fura a mais. O 7,62 é mais pesado e por isso mantém mais as propriedades a longa distancia e com variáveis do meio ambiente à sua volta. O 5,56 fura blindagem de aço de 6mm enquanto que o 7,62 nao consegue.
Se não quer acreditar, tenho muita pena, continue a ver o YouTube em vez de ir para o terreno treinar...

PS- quanto 5,45R, também viu na internet que era melhor que o 5,56?? é que para dizer com essa certeza deve ter umas longas horas por tras de uma ak74!!

*

Nitrobasalt

• Membro
  • *
  • 33
  • +2/-0
« Responder #2273 em: Janeiro 08, 2015, 12:48:57 pm »
Eu ja sabia o conportamento dos calibres ha anos e fiz o teste por curiosidade de ver a capacidade das municoes de caça, dei-me ao trabalho de agarrar numa carabina 7,62 e compartilhar aqui consigo para ver se deixa de acreditar na Merd@ toda que se lê na internet, e o Sr tem a lata de me vir falar que nao se nota o cobre...

Continua a nao perceber, e continua fechado na mesma mentalidade, só porque fez 1 teste. Onde já estive poderia fazer tais testes, onde estou agora a viver nem uma faca posso ter a nao ser que me calhe ir fora.
Exprimentou com uma carabina, nao faco ideia do que está a falar porque carabinas há muitas. Nao fico surpreso que uma arma em 7.62 considerado carabina (que em varios dicionarios tem varios significados) no meu dicionario tal tipo de arma nao teria poder pra entrar nem 5mm... Experimente com algo "maior", entraria uns 7mm. Tal como disse VELOCIDADE. Uma "carabina" nao atira mais que 850m/s, ora nem 5mm em velocidade inicial faria.
Se realmente fazer outro teste, talvez um video a mostrar tudo, a municao, a carregar a municao e atirar, sem montagens, isto pode parecer um pouco preconceituoso da minha parte para consigo por nao confiar em si, mas neste mundo há muita gente que faria treta só para mostrar que o quer é realmente o melhor.

Quando o Sr fizer o teste pode vir para aqui falar em metros por segundo e mais essa xaxada toda. De resto nao vale a pena falar porque o Sr prefere acreditar no YouTube onde nao é capaz de diferenciar perfuração inicial de Perfurações secundarias ou testes em gel balístico.

Esta "xaxada" toda nao vem do youtube, apenas lhe ditei o que poderia ser uma das manerias de voce ir ver, ou pode ir fazer mais testes, pode procurar onde o raio lhe manda. Se voce tem lata de me insultar a pensar que pesco tudo na internet, entao voce deveria saber realmente o que os 2 calibres podem fazer, mas infelizmente parece que nao. Já estive a olhar por este forum á anos, e cada vez que há um topico onde o senhor entra, se alguem diz 7.62 voce explode e diz tudo e mais alguma coisa pra forcar um gajo a engolir 5.56. Tem alguma maldicao contra 7.62? Foi algum trauma? Teve uma experiencia má que lhe faz venerar 5.56 como um Deus mal alguem menciona G3 ou 7.62?

Não, o 7,62 nao tem mais perfuração que o 5,56 e se nao fura a 100m tambem nao fura a mais. O 7,62 é mais pesado e por isso mantém mais as propriedades a longa distancia e com variáveis do meio ambiente à sua volta. O 5,56 fura blindagem de aço de 6mm enquanto que o 7,62 nao consegue.
Se não quer acreditar, tenho muita pena, continue a ver o YouTube em vez de ir para o terreno treinar...
Tal como tinha dito, está fechado na sua mentalidade, pensa que o combate é tudo a 100m. Portugal nao é só zona urbana. O que voce está a dizer já eu tinha basicamente dito, mas nao menciona o resto. A curta distancia 5.56 tem maior penetracao, a maior distancia 5.56 já perdeu a maioria das suas propriedades em que 7.62 continua com as suas, tendo nestas alturas mais penetracao que 5.56.

Sem ditar distancias, e penetracao nao está real mas é um desenho simples, diga que entendeu?

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: paraquedista

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #2274 em: Janeiro 08, 2015, 01:39:53 pm »

Continua a nao perceber, e continua fechado na mesma mentalidade, só porque fez 1 teste. Onde já estive poderia fazer tais testes, onde estou agora a viver nem uma faca posso ter a nao ser que me calhe ir fora.
Exprimentou com uma carabina, nao faco ideia do que está a falar porque carabinas há muitas. Nao fico surpreso que uma arma em 7.62 considerado carabina (que em varios dicionarios tem varios significados) no meu dicionario tal tipo de arma nao teria poder pra entrar nem 5mm... Experimente com algo "maior", entraria uns 7mm. Tal como disse VELOCIDADE. Uma "carabina" nao atira mais que 850m/s, ora nem 5mm em velocidade inicial faria.
Se realmente fazer outro teste, talvez um video a mostrar tudo, a municao, a carregar a municao e atirar, sem montagens, isto pode parecer um pouco preconceituoso da minha parte para consigo por nao confiar em si, mas neste mundo há muita gente que faria treta só para mostrar que o quer é realmente o melhor.

Se não fez os testes eu não tenho a culpa, se calhar na altura devia ter tido uma mentalidade mais aberta, é se há coisa q não sou é nada fechado e por isso faço testes em vez de falar do q vi ou li...
A carabina 7,62 tinha 24" de cano. Quer mais velocidade que isso?
Não preciso de provar a ninguém e se não quiser acreditar o Sr é que perde. No entanto pode sempre pedir a um amigo para fazer os testes por si.
Não tenho necessidade de inventar coisas e se há coisa pior para a reputação de uma pessoa é fazer uma coisa que depois é falsa e ser exposta.

Esta "xaxada" toda nao vem do youtube, apenas lhe ditei o que poderia ser uma das manerias de voce ir ver, ou pode ir fazer mais testes, pode procurar onde o raio lhe manda. Se voce tem lata de me insultar a pensar que pesco tudo na internet, entao voce deveria saber realmente o que os 2 calibres podem fazer, mas infelizmente parece que nao. Já estive a olhar por este forum á anos, e cada vez que há um topico onde o senhor entra, se alguem diz 7.62 voce explode e diz tudo e mais alguma coisa pra forcar um gajo a engolir 5.56. Tem alguma maldicao contra 7.62? Foi algum trauma? Teve uma experiencia má que lhe faz venerar 5.56 como um Deus mal alguem menciona G3 ou 7.62?

Não sei onde o insultei, mas se o fiz, foi sem querer e peço desculpa.

Não tenho qualquer problema com o 7,62. Aliás, como já disse, sou grande fã e tenho tido a felicidade de usar vários ferros nesse calibre. Mas sei as suas limitações e uso-o para a sua função: Tiro de médio distancia ou um tiro onde necessito uma munição com mais massa.
Claro q se não tiver outra coisa uso-o para o que for, mas não é o melhor.

Já dá G3 não posso dizer o mesmo, infelizmente é um cancrozinho! Não temos outra coisa infelizmente, mas continua a ser! Só quem não conhece outra armas ou não passou centenas de horas com uma a treinar, pode dizer que é excelente.

A má experiência q tenho com ambos é as pessoas não conhecerem mais nada, não terem experiência com outras coisas e acharem que aquilo que conhecem ou conheceram é o melhor.
Se fosse assim eu também achava que a minha ex-namorada seria sempre a melhor!! Felizmente experimentei outras muito melhores...

Tal como tinha dito, está fechado na sua mentalidade, pensa que o combate é tudo a 100m. Portugal nao é só zona urbana. O que voce está a dizer já eu tinha basicamente dito, mas nao menciona o resto. A curta distancia 5.56 tem maior penetracao, a maior distancia 5.56 já perdeu a maioria das suas propriedades em que 7.62 continua com as suas, tendo nestas alturas mais penetracao que 5.56.

Sem ditar distancias, e penetracao nao está real mas é um desenho simples, diga que entendeu?

Ainda bem, que já me diz que o 5,56 tem mais penetração. É que antes não dizia isso.Até que enfim q já o convenci de alguma coisa. Começamos a aprender!!

Agora vamos lá emendar essa frase, o 7,62 mantém mais as suas características a maior distâncias, o que faz com que em alvos que já penetrava a 100m os continue a penetrar a 800. Enquanto que o 223 embora penetre melhor alvos a 100/300m a partir dos 500/600 perde muito essa capacidade.
Ou seja, a 900m o 5,56 ainda pode furar uma pessoa mas com menos energia cinética que o 7,62. Portanto o 7,62 ser mais eficaz a medias distâncias. Isso já sabiamos todos e não era o alvo da discussão.
Agora se o 7,62 não fura uma coisa a 100m também não vai furar a 800m.

Portanto, num confronto normal ate aos 300m que já é bem longe, e sem miras de aumentos, não é qualquer um que acerta, o 5,56 é uma munição superior porque permite perfurar blindagem dura que o 7,62 não consegue.

Agora o problema do 5,56 é não ter peso e ser facilmente desviado da sua trajectória após atingir algo. Se tiver de atingir alguém atras de cimento, madeira grossa ou vidro, a probabilidade de a munição peder eficácia é maior. É daí, se a munição 7,62 conseguir passar, SE CONSEGIUIR, ter melhores resultados nesse caso.
Mas isto não quer dizer melhor penetração, porque penetração é a capacidade penetrar algo e isso o 5,56 penetra coisas mais rijas que o 7,62.
É como o Sr diz, nem todos os combates são em zonas urbanas, onde há carros (já agora experimente dar uns tiros de 5,56 num carro), vidros e postes telefônicos!! Mas a maior parte do inimigo, tal como se viu ontem em França, usa blindagem!!

Percebe de uma vez por todas??

*

Nitrobasalt

• Membro
  • *
  • 33
  • +2/-0
« Responder #2275 em: Janeiro 08, 2015, 02:44:48 pm »
Estava a fazer barafunda num desintendimento.

Agora se o 7,62 não fura uma coisa a 100m também não vai furar a 800m.
Nunca disse se nao fura a 100m que furava noutra distancia.

Agora vamos lá emendar essa frase, o 7,62 mantém mais as suas características a maior distâncias, o que faz com que em alvos que já penetrava a 100m os continue a penetrar a 800. Enquanto que o 223 embora penetre melhor alvos a 100/300m a partir dos 500/600 perde muito essa capacidade.
Isto é do que eu estava a falar, e de que o desenho mostra perfeitamente. Afinal tamos todos na mesma página  :D

A má experiência q tenho com ambos é as pessoas não conhecerem mais nada, não terem experiência com outras coisas e acharem que aquilo que conhecem ou conheceram é o melhor.
Se fosse assim eu também achava que a minha ex-namorada seria sempre a melhor!! Felizmente experimentei outras muito melhores...
Um tio foi Para "A galil é a melhor de todas." meu pai foi Fuzo, "Walther MPK e M16 sao as melhores", (lembro-me duma vez eles discutirem até á mesa) meu avo "FBP para uso pessoal, Mauser para cacar pacassas, melhor nao há". Sempre a mesma historia. Mas se nao conseguem experimentar outras, entao o melhor é mesmo o que já usaram.

Agora voltando ao tópico. No ultimo concurso que foi cancelado, todas as armas escolhidas eram 5.56mm. Na UE todos usam 5.56 excepto a Grecia que é a mesma que nós, e alguns outros que ainda andam com variantes de AK7.62x39mm. Na NATO... de substiuicoes novas, como já é muito falado, só a Turquia trocou as G3 por uma da mesma calibre. Portanto se haver outro concurso em Portugal o mais provavel é que será o mesmo que o anterior mas com algumas armas diferentes, umas mais obvias que outras e serao de certeza todas em 5.56. Isso veremos quando derem noticias.

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10481
« Responder #2276 em: Janeiro 08, 2015, 03:07:25 pm »
A comparação que tem sido feita relativamente à superior capacidade de penetração do 5.56x45mm face ao 7.62x51mm reside - ao que me parece - em pressuposto errado e correcto ao mesmo tempo.

- Errado, porque compara projéteis de características diferentes: a construção da bala ordinária M80 é simples (jaqueta de cobre e núcleo de chumbo) enquanto que a da SS109 possui um penetrador de aço.
- Certo, porque compara as munições ordinárias.

Contudo, creio que a situação seria menos distorcida tecnicamente se fossem comparadas a SS109 e a M80A1, apesar desta última não ter chumbo.

http://www.army.mil/article/106710/Pica ... _unleaded/

Como pouco sei (e apenas repito aqui o que leio) em virtude da nova munição ordinária ser ainda muito nova, parece-me contudo que se trata mesmo de uma nova munição, passe a redundância para vincar a realidade, seria conveniente ser mais prudente nas análises efectuadas sobre esta ou aquela plataforma. A ser verdade o pouco que nos querem vender, diria que o 7.62x51mm demonstrará ser mais versátil apesar da óbvia desvantagem de volume. Considerando que a bala M80A1 tenha um peso de 127 grains, com penetrador de aço e com uma velocidade inicial acima dos 915m/s adivinha-se uma maior capacidade das plataformas 7.62 NATO em capacidade balística (a distâncias "normais") e peso, capacidade que recomenda pelo menos um "vamos com calma".

Tudo isto deve ser temperado com a noção que na realidade "quem pode ou pode poder" não está objectiva e declaradamente interessado na independência e defesa nacionais.

Acado: a penetração por 5.56x45 (JHP?) da alegada chapa de aço que "derrotou" uma bala ordinária 7.62x51 é para mim estranhíssima, não só por princípio mas também depois de ver muitos vídeos de pessoal a disparar contra silhuetas de aço. Só vendo com estes olhitos que a terra (ou o ministério das finanças) há de comer.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #2277 em: Janeiro 08, 2015, 06:29:13 pm »
Citação de: "Luso"
Acado: a penetração por 5.56x45 (JHP?) da alegada chapa de aço que "derrotou" uma bala ordinária 7.62x51 é para mim estranhíssima, não só por princípio mas também depois de ver muitos vídeos de pessoal a disparar contra silhuetas de aço. Só vendo com estes olhitos que a terra (ou o ministério das finanças) há de comer.

Olha outro a desconfiar da minha palavra!! As vezes nem da vontade de partilhar informação, se não fosse por eu saber que há pessoas que vem ler o fórum e q me dizem que aprenderam qualquer coisa já vos tinha abandonado à muito.
Vou responder o mesmo que ao outro Sr. , Vá experimentar...

Treino constantemente com chapas de 8mm que nao Sao furadas por ambas, mas que o 5,56 faz mossa e ao fim de umas centenas acaba por quebrar enquanto que o 7,62 nem amolga.
Mas necessitava de testar 6mm de aço para diminuir o peso dos alvos. Mas já vi que não dá para o 5,56. É que nem com as pontas moles de caça aquilo aguenta. E como 7,62 também amolgou desisti do 6mm
 já há anos que sabia que o 5,56 é lixadissimo, mesmo só em canos de 14,5" tem uma energia cinética tramada!! Sempre derretemos alvos e veículos com aquilo, mas estava na esperança!!

Quantos as ss109, esse é q é o grande problema do 5,56, penetração a mais e pouca cavitação, o que provoca pouco dano no oponente. Muita gente está a fugir dessa munição para algo mais eficaz, nem que seja só em termos de peso. Mas como foram feitos milhões, os exércitos regulares têm de as gastar, e é a tal coisa, contra blindagem pessoal é quase imparavel...

*

antoninho

• Analista
  • 749
  • Recebeu: 158 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +24/-32

*

antoninho

• Analista
  • 749
  • Recebeu: 158 vez(es)